Portugal vence Arménia com golo de Cristiano Ronaldo

FPF.pt

-

Portugal alcançou esta sexta-feira uma vitória bem complicada sobre a Arménia, por 1-0, com um golo de Cristiano Ronaldo, numa partida de qualificação para o Euro2016 em que Ricardo Quaresma foi novamente “talismã”.

No Estádio Algarve, e tal como aconteceu no último encontro em Copenhaga (1-0), o extremo do FC Porto entrou em campo na segunda parte e pouco depois, aos 72 minutos, iniciou a jogada que terminou com a concretização de Cristiano Ronaldo, no lance que acabou por garantir o triunfo luso.

O capitão da seleção portuguesa festejou não só a vantagem na partida, mas também o facto de se ter tornado no melhor marcador da história dos Europeus (qualificação e fases finais) com 23 golos, mais um que os “reformados” Hakan Sukur (Turquia) e Jon Dahl Tomasson (Dinamarca).

Este tento de Ronaldo acabou por disfarçar uma exibição algo cinzenta e nervosa da formação das “quinas”, mas que mesmo assim acabou por ser suficiente para subir ao segundo lugar do Grupo I, com menos um ponto e também menos jogo que o líder Dinamarca.

Bosingwa, Raphael Guerreiro e Hélder Postiga foram as surpresas do “onze” de Fernando Santos, que afinal apostou num 4-4-2 com Danny e Nani bem abertos nas alas, enquanto o trabalho de meio-campo sobrava para Tiago e João Moutinho.

Como era de esperar, Portugal entrou na partida com mais controlo de bola e um futebol ofensivo perante um Arménia muito fechada atrás, com cinco defesas e quatro médios que praticamente deixavam intransitável o meio campo forasteiro.

Contudo, coube mesmo aos arménios o primeiro lance de perigo, num livre direto da “estrela” Mkhitaryan, que Rui Patrício respondeu com uma defesa incompleta, aos 15 minutos.

Esse lance, que deu origem ao livre direto da Arménia, foi a primeira amostra do futebol simples que os forasteiros apresentaram no Estádio Algarve e da facilidade que, com dois três toques, chegavam à área adversária.

Longe de fazer um jogo brilhante, a seleção portuguesa finalmente obrigou o veterano Berezovski a intervir, com o guardião arménio a parar um remate de Cristiano Ronaldo, a meio da primeira parte. Na recarga, o capitão luso ainda “cheirou” o golo, mas atirou pouco por cima.

A aparição de Ronaldo no encontro podia ter “acordado” Portugal, mas praticamente no lance seguinte a Arménia voltou a incomodar Patrício, que parou com dificuldade o remate de Hovhannisyan, em novo contra ataque venenoso da formação de Leste

Até ao intervalo, a Arménia até ganhou algum ascendente e até obrigou Portugal a recolher aos balneários com os dois centrais (Pepe e Ricardo Carvalho) amarelados.

Quando seria de esperar que Fernando Santos colocasse algum “sangue novo” na equipa, já que Nani e Postiga tiveram uma primeira parte muito infeliz, o “onze” acabou por ser o mesmo e desacerto também.

Por isso mesmo, o selecionador português foi particamente obrigado a mexer quando estavam passados 10 minutos da segunda parte, colocando Éder no lugar de Postiga. Portugal ganhou outra agressividade e pouco depois Danny acertou na barra.

A seleção lusa aumentou a velocidade, mas o bloco arménio manteve-se bem coeso e praticamente todos os remates acabavam por bater num jogador da equipa forasteira.

Como há precisamente um mês, Quaresma acabou por ser a “chave” do triunfo português. Rendeu Danny e poucos segundos depois furou pela defensiva arménia e atirou para defesa incompleta de Berezovski. Após alguns ressaltos, a bola sobrou para Ronaldo que só esteve que encostar para as redes, aos 72 minutos.

Até final, e com a partida mais aberta, Éder teve duas excelentes oportunidades para marcar o seu primeiro golo com a camisola da seleção portuguesa, mas acabou por pecar na finalização, enquanto a Arménia ainda testou Patrício, que respondeu com segurança.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

Pedro Sánchez precisava do voto de 176 dos 350 deputados, mas só teve o sim da própria bancada parlamentar. Agora tem até quinta-feira para fechar um acordo com o Podemos. O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) …

China não deu ouvidos aos EUA e recebeu milhões de barris de petróleo do Irão

Apesar de os EUA terem imposto sanções a todos os países que comprem petróleo ao Irão, há uma nação que parece não ter dado ouvidos à Casa Branca. Há petroleiros iranianos a descarregar milhões de barris …

"Não se pode brincar com a saúde". Costa em rota de colisão com Ordem dos Médicos

Está o caldo entornado entre o primeiro-ministro e a Ordem dos Médicos (OM). A organização profissional reage com "estranheza" e muitas críticas às palavras de António Costa que acusou a OM de restringir a concorrência e …

O salário médio de um português compra 645 litros de gasolina. O espanhol compra o dobro

Com um salário médio, é possível comprar 645 litros de gasolina em Portugal, bastante menos do que podem comprar os habitantes dos países vizinhos nas mesmas condições, mostra um relatório desenvolvido pelo Picodi. De acordo com …

Helis de combate a incêndios em terra por falta de inspecção. A culpa é da burocracia

Há helicópteros de combate a incêndios impedidos de voar devido à falta de inspecção. Uma situação polémica que surge numa altura em que os fogos regressaram em força a Portugal e que é culpa da …

Trump garante que ganharia a guerra com o Afeganistão numa semana. "O país desaparecia em 10 dias”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu esta segunda-feira, na Casa Branca, que ganharia a guerra com o Afeganistão, que dura desde 2001, em apenas "uma semana". "Poderia vencer essa guerra numa semana. Só …

Pedrógão. Misericórdias juntam-se a processo sobre reconstrução de casas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai ser assistente no processo crime sobre as irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande. O Ministério Público alega que várias entidades foram enganadas por autarcas. Há sensivelmente um …

Oficial: Carrillo deixa Benfica e assina por quatro épocas com Al Hilal

O futebolista internacional peruano, que estava vinculado ao Benfica, foi contratado pelo Al Hilal para as próximas quatro épocas. "O contrato de Andre Carrilo é de quatro anos. A assinatura decorreu no local de estágio da …

Temperaturas de 37ºC, trovoadas e granizo deixam alguns concelhos sob aviso

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real estão, esta terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, trovoada e granizo. Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Norte …

Espanha em risco de novas eleições. Sánchez falha acordo para formar Governo

Os planos de Pedro Sánchez para formar governo parecem estar a desmoronar-se. O PSOE ainda não chegou a acordo com o Unidas Podemos e a abstenção do PP e do Ciudadanos parece longe de se …