Portugal perde contra campeãs em título. Corrida para os ‘quartos’ ainda está em aberto

Peter Powell / Lusa

Portugal somou a primeira derrota no Europeu de futebol feminino, ao perder por 3-2 com os Países Baixos, campeões em título, em encontro da segunda jornada do Grupo C, em Leigh.

Carole Costa, aos 38 minutos, de grande penalidade, e Diana Silva, aos 47, marcaram os golos da formação das ‘quinas’, que recuperou de 0-2, como na estreia (2-2 com a Suíça), mas acabou derrotada pelo tento de Danielle van de Donk, aos 62, depois dos de Damaris Egurrola, aos sete, e Stephanie van der Gragt, aos 16.

Na classificação, os Países Baixos e a Suécia, que venceu a Suíça por 2-1 e no domingo defronta Portugal, somam quatro pontos, contra um das portuguesas e das helvéticas. Os dois primeiros seguem para os quartos de final. Qualquer equipa pode qualificar-se neste momento.

Portugal não terá uma tarefa fácil pela frente. Depois de ter defrontado as atuais campeãs em títulos, as portuguesas preparam-se para defrontar a Suécia, também ela campeã europeia em 1984, na primeira edição do torneio.

O último encontro fez de Ana Borges a jogadora mais internacional de sempre da ‘Seleção das Quinas’, ao somar o 146.º encontro, superando os 145 de Carla Couto.

“A Ana é um exemplo com uma personalidade incrível, com um caráter fantástico. Uma jogadora que começa a avançada, passa para extremo, acaba a lateral, super inteligente com uma experiência incrível. Tem jogado sempre connosco”, disse o selecionador Francisco Neto, na conferência de imprensa após o jogo.

Ana Borges estreou-se pela seleção lusa no dia 4 de março de 2009, na Algarve Cup, tendo marcado mesmo um dos golos de Portugal, que venceu a Polónia por 2-1, no Estádio Municipal de Albufeira.

No ranking das internacionais portuguesas, mais duas jogadoras hoje presentes no ‘onze’ seguem no top 5: a central Carole Costa soma a 144.ª e é terceira, enquanto a média e capitã Dolores Silva passa a contar 138 e é quarta.

A quinta da lista, com 136 jogos, é Cláudia Neto, reforço do Sporting para a época 2022/23, que já colocou um ponto final na sua carreira internacional.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.