Empate sem golos em Moscovo, depois da vitória da Rússia por 1-0, no Restelo. Fase final marcada para 2022, em Inglaterra.
Ao contrário de 2017, a fase final do Europeu feminino de futebol não vai contar com Portugal. A seleção portuguesa empatou a zero nesta terça-feira, em Moscovo, na segunda “mão” da eliminatória de acesso à fase final. No primeiro jogo a Rússia venceu por 1-0, no Estádio do Restelo.
Com o objetivo óbvio de marcar golos em solo russo para, no mínimo, prolongar a eliminatória, Portugal foi superior durante partes do encontro e criou alguns espaços para chegar ao golo. Mas, tal como em Lisboa, não conseguiu.
A seleçao de Francisco Neto começou melhor, chegou à área adversária várias vezes mas sempre faltou o desvio final e certeiro. As russas foram reagindo e a primeira parte acabou por ser equilibrada, no geral.
Na segunda parte, a primeira situação clara de golo aconteceu na baliza de Inês Pereira, quando o remate de Korokvina parou no ferro, após boa defesa de Inês. A Rússia ameaçava mas depois foi Dolores Silva a estar perto do golo – grande defesa de Todua.
Os minutos finais foram marcados por várias bolas junto da baliza russa mas nunca apareceu o discernimento e a pontaria suficientes para a Rússia se sentir em perigo.
A Rússia segue para a fase final do Europeu, tal como: Inglaterra (anfitriã), Alemanha, Países Baixos (campeã em 2017), Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Bélgica, Islândia, Espanha, Finlândia (venceu o grupo de qualificação onde Portugal ficou no segundo lugar), Áustria e Itália.
Ainda faltam disputar dois jogos deste play-off: Suíça-República Checa e Irlanda do Norte-Ucrânia.
O Europeu vai ser disputado entre os dias 6 e 31 de julho de 2022.