Portugal no Mundial: Sporting ausente (inédito) e um regresso a 2010

António Cotrim / Lusa

Matheus Nunes em jogo de Portugal

Clube de Alvalade teve sempre, pelo menos, um representante na selecção portuguesa. Trio brasileiro está de volta – mas só Pepe resiste.

A lista de convocados de Portugal para o Mundial 2022 de futebol foi anunciada nesta quinta-feira, sem grandes surpresas.

Destacou-se o nome do estreante António Silva, destacou-se a ausência do omnipresente João Moutinho.

Mas, noutra análise, também se destaca um facto: não há qualquer jogador do Sporting na convocatória anunciada por Fernando Santos.

Não foi propriamente um espanto. Só Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves teriam alguma possibilidade – pouca – de serem convocados. Mas “ganharam” António Silva e Ricardo Horta.

A novidade é outra: o Mundial 2022 será a primeira grande competição na qual Portugal vai estar sem qualquer futebolista do Sporting.

Desde o longínquo Mundial 1966 houve, pelo menos, um jogador de Alvalade na selecção. O mínimo tinha sido um (Jorão, Europeu 1984) e dois (Ricardo e Caneira, Mundial 2006).

Samba triplo de volta

Outra curiosidade nesta lista: há novamente três futebolistas nascidos no Brasil.

Este facto já tinha ocorrido no Mundial 2010, na altura com Pepe, Deco e Liedson. Agora mantém-se Pepe, ao lado de Matheus Nunes e Otávio.

Nos dois últimos Mundiais, 2018 e 2014, Pepe foi o único futebolista nascido no Brasil na selecção portuguesa. Deco esteve em 2006.

Portugal tem contado com a participação de jogadores de outros países, nos Mundiais deste século.

No Mundial 2022 serão seis: Danilo (Guiné-Bissau), Raphaël Guerreiro (França) e William Carvalho (Angola) juntam-se ao trio brasileiro.

Anthony Lopes, Guerreiro e Adrien (todos de França), Cédric e William estiveram no Mundial 2018.

William e Éder (Guiné-Bissau) em 2014; Daniel Fernandes (Canadá), Rolando (Cabo Verde) e Danny (Venezuela) e, 2010; Petit (França) em 2006 e 2002.

Nos Mundiais do século XX, em 1986 e 1966, todos os jogadores convocados nasceram em Portugal.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.