Todas as outras selecções apuradas já estiveram em, pelo menos, uma final de Mundial de futebol. E quem se lembra do Mundial 1986?
Começa mais logo o “Mundial a sério”. Chegaram os quartos-de-final do Mundial 2022, onde só estão oito selecções.
Sem surpresas, a Europa domina: cinco equipas europeias, duas da América do Sul e – esta sim, é surpresa – uma de África.
Marrocos venceu o grupo onde estavam Croácia e Bélgica, respectivamente segunda e terceira classificada no Mundial anterior. E depois afastou a candidata Espanha.
Marrocos vai jogar com Portugal num Mundial de futebol. Para os adeptos mais experientes, este duelo não traz boas recordações: no Mundial 1986 os marroquinos afastaram os portugueses, na altura no último jogo da fase de grupos.
Agora o duelo surge nos quartos-de-final; e este Portugal-Marrocos destoa no torneio.
A História do futebol explica: todas as outras seis selecções já estiveram, no mínimo, numa final de um Mundial. Metade das oito já foi campeã mundial.
O Brasil é pentacampeão, Argentina e França foram campeãs duas vezes cada e a Inglaterra venceu o torneio uma vez. Os Países Baixos estiveram em três finais (três derrotas) e a Croácia esteve na final do último Mundial.
Assim, e mesmo sem a presença de Alemanha, Itália, Uruguai e Espanha (todas já foram campeãs mundiais) nestes quartos-de-final no Qatar, Portugal e Marrocos aparecem nesta fase como as selecções mais fracas, historicamente. Mas uma delas vai ficar a um jogo de distância da sua primeira final.
Brasil-Croácia (15h) e Países Baixos-Argentina (19h) abrem a ementa nesta sexta-feira. Sábado será dia de Portugal-Marrocos (15h) e França-Inglaterra (19h).