O Guia Michelin 2016 para os restaurantes na Península Ibérica foi anunciado esta quarta-feira e trouxe uma surpresa para Portugal: Bon Bon, um restaurante no Carvoeiro cuja cozinha é liderada por Rui Silvestre, ganhou a primeira estrela Michelin.
No entanto, um outro estabelecimento perdeu-a: o “L’And Vineyards”, em Montemor-o-Novo, o único restaurante galardoado pela marca no Alentejo.
“Não consigo expressar o orgulho que sinto por ter ganho a Estrela Michelin. Este prémio não é só meu, é também da minha equipa e especialmente do Nuno Diogo, proprietário do Bon Bon e que desde cedo apostou em mim. Em conjunto criámos um conceito em que acreditamos. Acima de tudo sublinho o seu grande profissionalismo de sala, profissão que desenvolve há mais de 25 anos, mas de forma irreverente e em permanente atualização”, referiu Rui Silvestre, honrado pela distinção que lhe foi atribuída.
Em Portugal existem 11 restaurantes com uma estrela Michelin e três com duas estrelas. O Algarve é a região mais distinguida do país, com cinco estabelecimentos reconhecidos pela marca.
Em Espanha há oito restaurantes com três estrelas (o máximo, nenhum deles novo em relação à lista de 2015), 18 estabelecimentos com dois prémios e 157 restaurantes com um galardão – é o país com mais restaurantes reconhecidos pela Michelin.
Duas Estrelas **
- Belcanto (Lisboa)
- Ocean (Armação de Pêra)
- Vila Joya (Albufeira)
Uma Estrela *
- Bon Bon (Carvoeiro) Nova Entrada
- Casa da Calçada (Amarante)
- Eleven (Lisboa)
- Feitoria (Lisboa)
- Fortaleza do Guincho (Cascais)
- Henrique Leis (Almancil)
- Il Gallo d’Oro (Funchal)
- Pedro Lemos (Porto)
- São Gabriel (Almancil)
- Willie’s (Vilamoura)
- The Yeatman (Vila Nova de Gaia)