Carregador e bateria são as principais causas para este problema de primeiro mundo. Mas há outras variantes a ter em consideração.
É um problema de primeiro mundo mas é um problema. Sobretudo para quem trabalha no sector da tecnologia.
Muitos computadores portáteis ficam a carregar, muitas vezes durante toda a madrugada, mas chegam ao fim do dia e não estão carregados. Ou não chegam a 100% ou estão tal como estavam na noite anterior.
Na rádio Observador destacaram duas razões para esse problema: o transformador/carregador e a própria bateria.
O carregador pode não ter a voltagem e a amperagem correcta. Um carregador que não seja compatível com a bateria em causa não vai carregar como seria suposto. Vai carregar muito lentamente e o processo de carregamento pode demorar (ainda) mais do que uma madrugada inteira.
Se for problema da própria bateria, não adianta ter um carregador correcto. A bateria precisa mesmo de ser substituída. Para isso, tire a bateria – quando dá para fazer isso – e experimente ligar o portátil sem a bateria, a ver se dá sinal.
A revista PC Mag acrescenta outras variantes. A primeira pode parecer ridícula, mas acontece: já confirmou que o portátil está mesmo ligado à electricidade? Caso não esteja, não há milagres. Verifique as duas extremidades, no portátil e na tomada lá de casa.
Já que está em momento de verificações, verifique todo o cabo do carregador. Está completo? Não tem dobras consideráveis, nem deformações, nem pó numa das pontas?
Não confunda a entrada no computador. Há uma que pode servir só para transferir dados e que não carrega o portátil.
Voltando à bateria, cuidado com o calor. Como sabemos, as baterias são sensíveis à temperatura, sobretudo quando é muito alta. Um sobreaquecimento pode mesmo estragar um computador/bateria. O próprio sistema do portátil pode desligar para evitar um sobreaquecimento e mesmo um incêndio. Ou, mesmo não chegando aí, o sensor da bateria pode começar a dar sinal errado. Estas questões são mais prováveis em portáteis mais antigos.
O problema pode estar no seu ecrã. Ou seja, nas definições do Windows (ou o sistema que utilizar): alterou as configurações de energia? Pode estar a perturbar o processo de carregamento. É melhor voltar às definições-padrão.
Ainda no ecrã, verifique os seus drivers. E actualize.
Se nenhuma das possibilidades anteriores encaixa no seu problema, é melhor ir a um especialista. Só aí vão ver que há outra questão, noutra parte do portátil – e aí é melhor não mexer sozinho.
“O carregador pode não ter a voltagem e a amperagem correcta.”
Voltagem ou amperagem?!
Hahahaaaaa… é Tensão e Corrente!!