Portátil a carregar durante toda a noite e… não carregou. Porquê?

1

Carregador e bateria são as principais causas para este problema de primeiro mundo. Mas há outras variantes a ter em consideração.

É um problema de primeiro mundo mas é um problema. Sobretudo para quem trabalha no sector da tecnologia.

Muitos computadores portáteis ficam a carregar, muitas vezes durante toda a madrugada, mas chegam ao fim do dia e não estão carregados. Ou não chegam a 100% ou estão tal como estavam na noite anterior.

Na rádio Observador destacaram duas razões para esse problema: o transformador/carregador e a própria bateria.

O carregador pode não ter a voltagem e a amperagem correcta. Um carregador que não seja compatível com a bateria em causa não vai carregar como seria suposto. Vai carregar muito lentamente e o processo de carregamento pode demorar (ainda) mais do que uma madrugada inteira.

Se for problema da própria bateria, não adianta ter um carregador correcto. A bateria precisa mesmo de ser substituída. Para isso, tire a bateria – quando dá para fazer isso – e experimente ligar o portátil sem a bateria, a ver se dá sinal.

A revista PC Mag acrescenta outras variantes. A primeira pode parecer ridícula, mas acontece: já confirmou que o portátil está mesmo ligado à electricidade? Caso não esteja, não há milagres. Verifique as duas extremidades, no portátil e na tomada lá de casa.

Já que está em momento de verificações, verifique todo o cabo do carregador. Está completo? Não tem dobras consideráveis, nem deformações, nem pó numa das pontas?

Não confunda a entrada no computador. Há uma que pode servir só para transferir dados e que não carrega o portátil.

Voltando à bateria, cuidado com o calor. Como sabemos, as baterias são sensíveis à temperatura, sobretudo quando é muito alta. Um sobreaquecimento pode mesmo estragar um computador/bateria. O próprio sistema do portátil pode desligar para evitar um sobreaquecimento e mesmo um incêndio. Ou, mesmo não chegando aí, o sensor da bateria pode começar a dar sinal errado. Estas questões são mais prováveis em portáteis mais antigos.

O problema pode estar no seu ecrã. Ou seja, nas definições do Windows (ou o sistema que utilizar): alterou as configurações de energia? Pode estar a perturbar o processo de carregamento. É melhor voltar às definições-padrão.

Ainda no ecrã, verifique os seus drivers. E actualize.

Se nenhuma das possibilidades anteriores encaixa no seu problema, é melhor ir a um especialista. Só aí vão ver que há outra questão, noutra parte do portátil – e aí é melhor não mexer sozinho.

ZAP //

1 Comment

  1. “O carregador pode não ter a voltagem e a amperagem correcta.”
    Voltagem ou amperagem?!
    Hahahaaaaa… é Tensão e Corrente!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.