Polícia identifica “pessoa de interesse” no tiroteio de Brooklyn. Mas suspeito continua a monte

O tiroteio no metro de Brooklyn, em Nova Iorque, feriu pelo menos 29 pessoas. As autoridades identificaram “pessoa de interesse”, mas suspeito continua a monte.

Um tiroteio no metro em Brooklyn, entre a 36th Street e a 25th Street, na zona do Sunset Park, provocou, pelo menos, 29 feridos que não correm perigo de vida. Todos estão estáveis e onze já tiveram alta.

O ataque ocorreu esta terça feira, durante a hora de ponta de manhã, sendo que pelo menos dez das vítimas foram baleadas pelo suspeito. As restantes sofreram problemas respiratórios, pânico e ferimentos provocados pela fuga.

Segundo relatos do The New York Times, houve ainda uma explosão por volta das 8h30. A polícia nova-iorquina encontrou ainda vários dispositivos não detonados na estação de metro.

O número de feridos, inicialmente, era 16, mas foi aumentando ao longo do dia e atingiu agora os 29, de acordo com responsáveis de três hospitais de Brooklyn, citados pelo The Washington Post.

A polícia de Nova Iorque admitiu não se tratar de um “ato terrorista”, mas sim de um “incidente violento“, em declarações numa conferência de imprensa.

O suspeito estava no interior da carruagem, com uma máscara de gás, quando retirou uma lata da mala e começou a espalhar fumo pela carruagem.

Depois, começou a disparar uma arma de forma indiscriminada, ainda dentro da carruagem, e também na estação de metro.

O suspeito do ataque continua em fuga e a polícia nova-iorquina confirmou que estava vestido como um trabalhador da construção civil. Usava um fato-macaco verde, uma camisola cinzenta com capuz e uma máscara de gás.

As autoridades informaram a CNN e a Associated Press, já no final da noite, que conseguiram identificar uma “pessoa de interesse“, após encontrarem um cartão de crédito no local do tiroteio. O cartão foi utilizado para alugar uma carrinha, que a polícia acredita que esteja relacionada com o caso.

As autoridade de Nova Iorque revelaram que o suspeito era Frank James, e pediu que quem tivesse informações sobre o seu paradeiro informasse a polícia.

A polícia de Nova Iorque adiantou também, em comunicado, que está a oferecer uma recompensa de cerca de 461 mil euros por informações sobre o suspeito.

 

Kathy Hochul, governadora de Nova Iorque, sublinhou que “os nova-iorquinos acordaram num dia normal, deixaram as suas casas, para o trabalho, para um dia normal”, quando foram interrompidos “brutalmente” por um “indivíduo sem coração”.

“Este indivíduo é perigoso”, indicou a autarca, acrescentando ainda que a população de Nova Iorque se deveria manter “muito vigilante“. “Os tiroteios em massa têm de acabar”, insistiu a responsável.

Os ocupantes da carruagem, incluindo o suspeito, terão saído na estação seguinte. Foram encontradas pelo menos quatro vítimas na estação 36th Street e uma outra na 25th Street, segundo a ABC New York.

 

De acordo com o El Mundo, e confirmado pela polícia, o suspeito será um homem afro-americano, com 1,65 metros de altura e cerca de 80 quilogramas.

A ABC apurou também que o suspeito estava a murmurar para si mesmo antes de abrir fogo com uma pistola com calibre .380.

Não havia câmaras a funcionar na estação da 36th Street, de acordo com a polícia. Contudo, a ABC apurou que existe uma fotografia do suspeito retirada de um vídeo feito com o telemóvel de uma testemunha que estava no local.

Eric Adams, presidente da câmara de Nova Iorque, disse à WCBS Radio 880 AM que uma análise preliminar indica que o sistema de videovigilância da estação sofreu algum tipo de avaria. Neste momento, está a decorrer uma investigação para apurar se a avaria afetou apenas uma câmara, ou todas as que estão instaladas na estação.

 

Segundo a Reuters, a polícia de Nova Iorque encontrou explosivos inativos no local, corrigindo uma informação inicial dos bombeiros que indicava tratar-se de engenhos por detonar. As testemunhas foram incentivadas a ligar para as autoridades caso tenham informações sobre o incidente.

 

O alerta foi dado às 8h30 horas locais (13h30 em Lisboa), segundo explicou o porta-voz do Departamento da Polícia.

Os agentes foram chamados para responder a um incidente na estação por onde passam as linhas D, N e R, cujos comboios foram travados para não passarem pelo local. Deram-se ainda conta de relatos de fumo no interior da estação.

O Departamento de Polícia (NYPD, na sigla inglesa) alertou os nova-iorquinos para evitar circular na respetiva área, onde estão veículos de emergência

O presidente da câmara de Nova Iorque, Eric Adams, anunciou que a cidade vai duplicar o número de agentes de trânsito no sistema de metro cidade.

Adams, em declarações à CNN, realçou que a violência é um problema que está a afetar todo o país, e não apenas Nova Iorque.

“O que estamos a enfrentar é um problema que está a atingir toda a nação neste momento (…) Precisamos de uma resposta nacional a esta questão“, concluiu.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.