Polémica na Cimeira do Clima: António Costa não vai discursar

8

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

António Costa não vai discursar na Cimeira do Clima que decorre em Paris. Uma situação que está a causar polémica pelas diferentes versões que o actual governo e o anterior apresentam.

O novo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, garantiu à Rádio TSF que o governo de Passos Coelho não inscreveu a tempo o primeiro-ministro de Portugal neste evento que está agendado há vários meses e que vai reunir chefes de Estado de todo o mundo.

A rádio Renascença acrescenta que António Costa ainda tentou uma inscrição de última hora, mas que esta lhe foi “negada pelas Nações Unidas”.

O jornal Expresso publica a nota oficial do gabinete do primeiro-ministro que nota que “já era tarde” para efectivar a inscrição de António Costa.

“Esta conferência tem regras muito estritas e Portugal não está de facto inscrito porque não o fez em devido tempo. Ainda tentámos inscrever-nos, mas não conseguimos”, explica uma fonte do gabinete do primeiro-ministro ao semanário.

Uma versão que não encontra confirmação do lado do governo de Passos Coelho.

Uma fonte do Executivo da Coligação PSD/CDS refere no entanto à TSF que houve inscrição, mas que António Costa não aceitou a ordem em que iria discursar”.

O mesmo elemento não identificado nota na estação que o governo de Passos Coelho deixou a ONU de “sobreaviso devido à situação política” nacional e que a inscrição ficou em stand-by por causa das dúvidas quanto ao nome de quem assumiria a pasta de primeiro-ministro.

Deste modo, o governo anterior atira para Costa a responsabilidade por não discursar no evento, constatando que ele se recusou a falar por ser “um dos últimos de uma lista com 150 líderes”.

O Expresso refere ainda que a lista da organização da Cimeira do Clima com os líderes dos países presentes no evento ainda inclui o nome de Passos Coelho como primeiro-ministro de Portugal.

O facto de não haver qualquer intervenção de Portugal na COP21 ganha importância quando o nosso país é um dos que mais se tem salientado na luta contra o aquecimento global.

SV, ZAP

8 Comments

  1. ESTE GAJO QUE NÃO CONSIDERO PRIMEIRO MINISTRO USOU A CANALHICE PARA ENGANAR A MAIORIA DO POVO É UM SACANA NÃO MERECE O RESPEITO DE NINGUEM DEVIA SER EXPULSO PARA O PAÍS DELE NÃO QUEREMOS SOCIALISTAS CORRUPTOS NO PAÍS

  2. Olhem mais um… um do tacho… socialistas ou democratas não é ma mesma coisa meu tachante? Ladroes, corruptos, assassinos, FDP, e muito mais…

    Devias ter vergonha… eu se tive-se votado em PSD, CDS ou PS andava caladinho.Teria vergonha por continuar a alimentar estes animais e depois andar por ai a fazer greves e a reclamar das politicas…
    Tenham vergonha!

  3. Bom talvez não tivesse muito para dizer.
    Vejamos, na área do automóvel:
    Carro velho, logo mais poluente = menos imposto
    Carro gasóleo, gases mais tóxicos= menos imposto
    Importação:
    Importar carro velho, ou seja mais de 5 anos pago menos imposto, polui mais, logo menos imposto.
    Importar carro novo menos de 5 anos com todos os filtros e Co mais baixo= a super penalização de impóstos supostamente devido ao Co.
    Lembro que o Co não é o único gas a ser expelido pelo tubo de escape, e quanto mais usado mais poluente fica.
    Com esta ordem de ideias vamos importando carros velhos para ter menos imposto, e com isto passamos a ser o caixote do lixo da Europa.
    Em fim estamos a cuidar do ambiente.

  4. Chatice! Não simpatizaram com o homem, acharam-no certamente com ar estranho para ser europeu e talvez com aspecto de assaltante e agora que a segurança é máxima por aqueles lados não passou nos testes de controlo.

  5. Esta bandidagem, refiro-me ao lobby político em geral, internacional, anda a contar-nos o “filme” do aquecimento global e do cambio climático, mas só conta a parte que dá jeito, da outra nem se fala. E as possíveis soluções também são, no mínimo, curiosas.
    Primeiro ameaçaram com o fim do petróleo, “previsto” para meados deste século. E o petróleo começou a aparecer por tudo o que é sítio. Até na costa Portuguesa. Depois o dito caiu de preço porque o que se tratava era de asfixiar as economias árabes. Entretanto o dólar foi-se valorizando para compensar.
    Energias alternativas há muitas, conhecidas há mais de um século — Tesla tinha soluções, mas já Edison jogava no bando contrário. O governo Espanhol, por exemplo, “regulou” o uso de placas solares, ou seja, aplicou-lhe um “imposto revolucionário” para que as elétricas dos amigos não percam nem um cêntimo.
    … E da geo engenharia a que assistimos quase todos os días em formato de fumigação de alumínio e bário (entre outros), nem pio. Qualquer universidade séria vos pode confirmar o que digo e uma busca criteriosa na net também vos dará umas luzes. Mas o melhor é olhar para o céu. Fazer análises e verificar que lévamos 5 ou mais vezes que o aconselhável de nível de metais pesados no organismo tabém é uma boa pista.
    Por isso a pergunta é: para que se reúnem? Deve ser pelos canapés!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.