Poderá ter sido descoberta a causa da maior erupção jamais vista pelo Homem

R. Clucas / Wikimedia

Erupção do super-vulcão Redoubt vista de península de Kenai, no Alasca, 1990

Erupção do super-vulcão Redoubt vista de península de Kenai, no Alasca, 1990

Há 73 mil anos, o super-vulcão indonésio Toba teve uma erupção cataclísmica que devastou toda a região. A erupção foi a maior alguma vez vista na história da humanidade, e o seu impacto que poderá ter causado alterações do clima a nível planetário.

Agora, um novo estudo de uma equipa internacional de investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, publicado na Scientific Reports, revela o que provoca as arrasadoras erupções dos super-vulcões, que podem produzir erupções cataclísmicas capazes de devastar grandes regiões e causar enormes alterações climáticas.

Segundo os autores do estudo, as pistas para explicar estas erupções cataclísmicas encontram-se no interior de cristais vulcânicos de quartzo.

O vulcão indonésio do Lago Toba teve uma destas erupções há cerca de 73 mil anos, emitindo 2800 km3 de cinzas para a atmosfera, que cobriram totalmente vastas áreas da Indonésia e Índia.

Há muito que os cientistas procuram descobrir qual o mecanismo que desencadeia estas super-erupções, em que quantidades extraordinárias de magma são produzidas e emitidas violentamente.

No estudo agora publicado, os investigadores analisaram informação contida em cristais  de quartzo provenientes de cinzas e rochas vulcânicas da erupção do vulcão do lago Toba.

Estes cristais de quartzo, que se formam no magma, registam as variações químicas e termodinâmicas do sistema magmático que se verificam antes das erupções – tal como os anéis de crescimento das árvores registam as alterações climáticas e a composição da atmosfera e dos solos.

Quando as condições no magma se alteram, os cristais respondem e produzem zonas de crescimento distintas, que gravam essas variações.

Na análise destes cristais os investigadores descobriram uma mudança na composição isotópica do quartzo nas margens do cristal, que contêm uma proporção relativamente mais baixa do isótopo pesado 18O em comparação com o 16O, mais leve.

Troll et al / Uppsala University

Os investigadores analisaram as diferenças de composição isotópica de cristais de quartzo recolhidos do vulcão Toba

Os investigadores analisaram as diferenças de composição isotópica de cristais de quartzo recolhidos do vulcão Toba

Segundo a geóloga e mineralogista Frances Deegan, uma das autoras do estudo, a baixa proporção de oxigénio 18O relativamente ao 16O contido nas margens dos cristais indicam que algo no sistema magmático mudou drasticamente antes da cataclísmica erupção.

“Estas assinaturas geoquímicas são explicadas pelo facto de o magma, ao fundir, poder ter assimilado um grande volume de uma rocha encaixante que se caracteriza por uma relação relativamente baixa de 18O para 16O”, explica a investigadora, citada pela Phys.org.

Estes tipos de rocha contêm, muitas vezes, uma grande quantidade de água, que pode ser libertada no magma, produzindo vapor e provocando um aumento da pressão do gás no interior da câmara magmática.

Este rápido aumento da pressão do gás acaba por permitir que o magma frature a crosta sobreposta e envie milhares de quilómetros cúbicos de magma para a atmosfera.

O professor Valentin Troll, outro dos autores do estudo, realça que os biólogos já mostraram que a erupção do Toba quase levou à extinção da humanidade. Segundo a “teoria da super-erupção catastrófica do Toba”, a massiva erupção do vulcão indonésio mudou a história da Humanidade, ao reduzir drasticamente a população há 73 mil anos.

“Felizmente, este tipo de erupções cataclísmicas não ocorre com muita frequência”, ressalva o investigador, “mas é apenas uma questão de tempo até que aconteça a próxima super-erupção. Poderá ser em Toba, na Indonésia, ou poderá ser no parque Yellowstone, nos Estados Unidos. Ou em qualquer outro lugar“.

AJB, ZAP // Phys.org / CVARG UAC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao PK e ao Carlos pela sua atenção. De facto os jornalistas quando “pegam” em números dá sempre para o disparate. É vulgar com os “homens das letras”, não diferenciam 1 m3 de um carro de bois. Felizmente há alguém atento.

    • Carlos, PK e Luis TP, obrigado pelo reparo. Têm toda a razão, está corrigido.
      p.s. Por acaso, este vosso editor até é “homem das ciências” – o que só agrava o caso 😐

RESPONDER

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …