Afinal, os pneus não impedem os motociclistas de serem atingidos por raios

Um motociclista foi atingido por um raio, no domingo, enquanto conduzia na Florida, Estados Unidos (EUA), que levou à sua morte, segundo fontes de notícias. Esta foi a segunda fatalidade do género a ocorrer este ano no país.

De acordo com um artigo do Live Science, divulgado na terça-feira, a morte do homem de 45 anos pode fazer com que algumas pessoas se perguntem por que os pneus de borracha da motocicleta não o protegeram do relâmpago. Mas a verdade é que essa é uma lenda urbana, disse John Jensenius, especialista em segurança contra raios do National Lightning Safety Council.

“É um mito que os pneus de borracha protegem um veículo de ser atingido por um raio”, indicou o especialista à Live Science.

Veículos são atingidos por raios regularmente. Contudo, caso se fique preso na estrada durante uma tempestade, “é melhor estar num veículo de metal de topo”, referiu John Jensenius. Isso porque o exterior de metal age como uma gaiola de Faraday.

Essa gaiola – batizada em homenagem ao cientista britânico do século 19 Michael Faraday, que estudou eletromagnetismo e eletroquímica – mantém as cargas elétricas que atingem o seu revestimento externo de metal longe do interior. Protege também, consequentemente, os passageiros dentro do veículo.

thelightningman / Flickr

Caso um veículo desse género seja atingido por um raio, “a carga elétrica passará ao redor da carcaça de metal e chegará ao chão, passando através ou sobre os pneus”, explicou John Jensenius. “Se as pessoas não puderem entrar num edifício, recomendamos que entrem num veículo de metal e mantenham as janelas fechadas”.

No caso do homem que faleceu no domingo, as autoridades informaram que um relâmpago atingiu o seu capacete.

John Jensenius desmascarou igualmente outro mito sobre relâmpagos: a ideia de que, caso se esteja a conduzir com uma alta velocidade, isso impede que o carro seja atingido por um raio. “O relâmpago viaja rápido demais para ser superado pelos humanos”, declarou o especialista.

“O tempo que leva para ir da base da nuvem até o solo é de apenas uma pequena fração de segundo”, continuou. “Durante esse tempo, qualquer veículo que viaje a velocidades de rodovia está virtualmente parado em relação ao raio”.

Desde 2006, houve 10 fatalidades relacionadas com relâmpagos e motocicletas nos EUA, “embora, em vários casos, o piloto não estivesse no veículo quando atingido”, acrescentou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …