Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre.

De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada para estudar diversas situações: foi a primeira planta a ter o seu genoma sequenciado, foi cultivada na Estação Espacial Internacional (EEI) e tentou-se fazer o mesmo na Lua.

Por isso, é até de estranhar como é que em tantos anos os cientistas nunca se tinham apercebido desta sua nova parte, a que chamaram “cantil”, pois não se encontra escondida ou é demasiado pequena para ser vista.

Geralmente, explica o mesmo site, o caule com flores cresce a partir do caule principal da planta. Em contraste, um cantil sai horizontalmente do caule, segurando o caule da flor mais para fora (algo muito parecido com o seu homónimo arquitetónico, o cantiléver), tal como se pode ver na imagem abaixo.

(dr) Gookin & Assmann, Development, 2021

Os “cantis” em algumas plantas Arabidopsis thaliana

A razão pela qual só agora esta estrutura foi descoberta é o facto de ser muito rara, formando-se apenas se a planta for forçada a adiar a floração, como acontece quando a luz do sol é limitada por dias mais curtos.

“Observei os cantis, pela primeira vez, em 2008. Inicialmente, não confiei em nenhum dos resultados. Pensei que devia ser um artefacto de contaminação genética, talvez combinada com a contaminação ambiental da água, do solo, do fertilizante ou até mesmo do abastecimento de ar do prédio”, explica, citado pelo site EurekAlert!, Timothy Gookin, biólogo de plantas da Universidade Estadual da Pensilvânia.

“Demorou mais de 12 anos de experimentação para realmente entender o que estávamos a ver e a perceber como os cantis eram regulados. Este estudo exigiu o crescimento de 3782 plantas até à maturidade total e a inspeção manual de mais de 20 mil caules“, explicou.

Por que razão este cantil acontece ainda é um mistério. “Uma interpretação especulativa é que representa uma ligação ancestral altamente reprimida entre diferentes tipos de arquiteturas de plantas com flores”, acrescentou o investigador, cujo estudo foi publicado, esta terça-feira, na revista científica Development.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …