Afinal, o Planeta X pode ser um buraco negro (e uma frota de naves poderia encontrá-lo)

Durante séculos, os astrónomos especularam que o Sistema Solar contém planetas não descobertos que orbitam nas distantes e escuras regiões do sistema. Às vezes, avistam os efeitos gravitacionais de corpos desconhecidos, forçando-os a procurar o culpado. Agora, querem encontrar o Planeta X que, afinal, pode não ser um planeta.

Há algum tempo que os astrónomos têm colhido evidências de que um enorme planeta deverá orbitar o Sol a uma distância de cerca de 500 unidades astronómicas ou 70 mil milhões de quilómetros.

A evidência vem das órbitas de corpos gelados no Cinturão de Kuiper além de Neptuno. Esses objetos parecem agrupar-se de formas que só podem ser explicadas se estiverem sendo “agrupadas” por algum objeto maciço.

Esse objeto, conhecido como Planeta X, deve ter entre cinco e 10 vezes a massa da Terra, mas está tão longe que é difícil vê-lo a partir da Terra, apesar das inúmeras investigações em andamento.

Porém, de acordo com a Discover Magazine, há outra razão que pode explicar por que o Planeta X é difícil de ver: porque não é um planeta.

Segundo os astrónomos, é possível que o misterioso Planeta X possa ser um buraco negro primordial deixado pelo Big Bang, mas capturado pelo Sol.

Embora entre cinco e dez vezes mais massivo que a Terra, esse buraco negro seria minúsculo – cerca de cinco centímetros de diâmetro. Consequentemente, é quase impossível detetá-lo com um telescópio. Há uma pequena possibilidade de que o buraco negro possa ser observado através da sua interação com a matéria escura, mas não é garantido.

Assim, os astrónomos estão a tentar arranjar um forma de encontrá-lo. É aqui que surge a ideia de Ed Witten, físico do Institute for Advanced Study em Princeton. O investigador quer procurar as forças gravitacionais que esse buraco negro deve exercer sobre qualquer coisa que passe por perto. Por isso, propõe enviar uma frota de naves espaciais na sua direção e, depois, procurar desvios inesperados na trajetória.

“Se um estudo mais aprofundado do Cinturão de Kuiper reforça o argumento da existência do Planeta X, mas a descoberta por meio de buscas telescópicas ou um sinal de aniquilação da matéria escura não se segue, uma busca direta por uma frota de naves espaciais em miniatura pode tornar-se atraente”, disse.

Witten não é o primeiro a imaginar o potencial da nanonave espacial. Vários cientistas estudaram a ideia de usar poderosos laser terrestres para impulsionar naves espaciais em direção às estrelas.

“Para procurar o Planeta X, gostaríamos de ter velocidades de naves espaciais de (pelo menos) centenas de quilómetros por segundo”, disse Witten, acrescentando que as velocidades permitiriam que a nave viajasse 500 UA numa escala de tempo de 10 anos.

A existência do Planeta X, que os cientistas acreditam ser gigante e gélido, foi prevista pela primeira vez no trabalho de Konstantin Batygin e Mike Brown em janeiro de 2016. As suas propriedades físicas e químicas devem ser semelhantes às de Urano e Neptuno e o misterioso mundo deverá ter um longo período de órbita: 15 mil anos.

Há cientistas que sustentam ainda que o “novo” membro do Sistema Solar possa ser também responsável pela inclinação incomum do Sol.

ZAP ZAP //

20 COMENTÁRIOS

1. Dante os buracos negros estavam muito longe e estávamos seguros. Agora já estão por todo lado, tenho um até na casa de banho.
    Mas isto é de facto interessante. podemos enviar para lá o lixo acumulado da humanidade e todos que me chamam de nazi

• Tens um buraco negro, mas não está na casa de banho, está ao fundo das tuas costas É de onde vêm as tuas ideias.

• Pensei nisso quando tinha 12 anos, mas me explicaram que o custo era alto demais e que fi a a mais fácil reciclar ou armazenar, mesmo que fosse para lançar no corpo celeste mais próximo (lua) e que fosse o lixo mais difícil de reciclar (lixo nuclear), ainda assim é mais simples e barato armazenar neste planetinha em que vivemos.

Em parte sou como você, expor minhas idéias diferenciadas sempre me trouxe problemas…

• Não seria mais fácil, mais econômico e mais benéfico mandar você? Além do mais, você já está acostumado…

• Sim, mas não cabo num buraco negro de 7cm, sou grande demais. Será que sou o único quem tem casa de banho? não era consciente deste atraso sanitário em Portugal.
        Voltando à notícia, é alarmante que na minha casa de banho pode de repente aparecer um buraco negro de tamanho de uma rolha

2. No centro da galáxia há um imenso Sol Central é como olhar pra outra galáxia e ver uma estrela brilhante, assim é a nossa.

3. Não vamos se degladiar por um buraco negro. Aliás, existem buracos por aí e q podem nos engolir a qualquer momento em nossa ditas cidades brasileiras, esburacadas

4. Acredito que deva haver algo místico além de Netuno.Essa idéia de nano naves seria interessante. Daria para usar uma velocidade próxima a da Luz, assim poderíamos estudar melhor os mistérios do universo.Pois sabemos que uma nave tripulada com velocidade próxima a da Luz os seres humanos não conseguiriam suportar.

5. Buracos negros são extras dimensionais age como um espelho vivo jogar qualquer coisa lá seria como alimenta o Hulk . E saber q ten um perto de nós chega ser engraçado pq já era pra não existir mais nada aqui talvez en outro estado dimensional mais aqui nesse estado físico não . Então isso não e um buraco . Mais a ideia de mandar nanonaves são legal mais pq já não manda nave mesmo com pessoas . Não chega ser difícil isso . Quer colonizar Marte e lua o certo seria colonizar o espaço e usar esses corpos como material e combustível . Pra mim um buraco não e criado com essa massa q pra um buraco negro e pouco muito pouco pode ser uma anomalia ou mesmo um planeta escuro , um buraco negro requer muita massa substancial a energia só a borda de um buraco tem milhares e milhões de kilometro pra mante a estrutura dimensional no centro requer muita força ezajerada na borda . O centro e um espelho dimencinal q reflete muito do univer só naquele estado dimencinal no centro

6. Eu sinceramente sou apaixonado noite tudo isso, mas se fosse um buraco negro, a gente de alguma forma saberia, mas pode ser um buraco de minhoca, pelo qual se pode atravessar o universo, e nesse caso só saberemos se enviar qualquer coisa com câmeras lá, o sistema solar, e tudo q gira em torno dele deve ser estudado.

7. A presença de um planeta, buraco negro ou qualquer outro astro em nosso sistema solar causará mudanças e perturbações consideráveis nas órbitas dos planetas. Mas este astro, intruso, já estava previsto há muito tempo… Os astrônomos agora confirmam e nós, terráqueos, precisamos nos preparar para as enormes mudanças (cataclismicas) que ocorrerão!

8. Cara olha isso, no texto diz que existe algo que está a 500 unidade astronômica ( cerca de 70 milhões de quilômetros ), sendo que uma unidade astronômica é o que a distância da terra ao sol, que são mais ou menos 149 milhões de quilômetros. A informação não bate, acredito sim que existe um astro no sistema solar que ainda não identificamos, mas achar que tem um buraco negro tão próximo assim é absurdo.

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas