Phobos vai desintegrar-se e dar a Marte anéis como Saturno ou Júpiter

kevinmgill / Flickr

A desintegração de Phobos poderá dar a Marte uma cintura de anéis semelhante à de Saturno

Phobos, uma das duas luas de Marte, poderá desintegrar-se daqui a entre 20 e 40 milhões de anos e os seus detritos irão formar um anel em redor do planeta vermelho, indica um estudo publicado esta segunda-feira.

Nos últimos anos, as imagens recolhidas pela sonda europeia Mars Express da lua Phobos permitiram desenvolver várias teses sobre a sua composição.

Phobos será constituída essencialmente por um amontoado de detritos, com grandes espaços entre os blocos rochosos que compõem o interior da lua. Cerca de um quarto a um terço da lua Phobos será composto por espaço vazio.

A par destas características, a lua Phobos está a aproximar-se lentamente de Marte, o que significa, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista britânica Nature Geoscience, que a longo prazo os dois corpos irão colidir.

“Os cientistas sabem há décadas que Phobos está lentamente a aproximar-se de Marte a uma velocidade de alguns centímetros por ano”, explicou à AFP, Benjamin Black, da universidade norte-americana de Berkeley, coautor do estudo.

toptechwriter / Flickr

Marte e Phobos, uma das suas duas luas

Marte e Phobos, uma das suas duas luas

Com base em dados observacionais, Benjamin Black e Tushar Mittal, da universidade de Nova Iorque, deduziram que os componentes menos densos de Phobos vão acabar por desintegrar-se daqui a 20 a 40 milhões de anos quando o efeito da força gravitacional de Marte se tornar demasiado forte.

Os componentes irão dispersar-se em seguida, e formar um anel.

Os componentes mais resistentes da lua Phobos acabarão por formar uma cratera no planeta. Segundo o estudo, o novo anel vai acompanhar Marte durante milhões de anos.

“Este anel poderá durar até 100 milhões de anos, dependendo da distância entre Marte e Phobos no momento da desintegração da lua”, precisou Benjamin Black.

Actualmente, no sistema solar, apenas Júpiter e Saturno possuem um sistema de anéis.

Segundo os investigadores, o futuro anel de Marte poderá ter uma densidade semelhante aos anéis de Saturno, compostos de partículas de gelo e poeira.

A origem dos anéis de Júpiter continua a ser um assunto intrigante para os cientistas.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Apaixona-me o estudo e projecções a milhares de anos sobre detritos que sendo matéria porém não são lixo!
    Imagino um prof. Marcelo a partir do seu “observatório” ou Francisco Louçã desde S. Sebastião da Pedreira em vídeo conferência a fossarem sobre volumes, trajectórias, contracção e expansão… Fossos da economia nas sociedades Contemporâneas!

  2. mais um “cientista” que após anos de investigação sai-se com uma projeção para 40milhoes de anos e “justifica” o seu ordenado numa universidade qualquer

  3. Se descobrem por aí um planeta com anéis de diamantes lá teremos a família Soares de viagem para investigar de perto a qualidade dos mesmos!

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …