“Phantom” foi vendida por 5,2 milhões e tornou-se a foto mais cara de sempre

DR / PRNewswire

"Phantom", de Peter Lik, a fotografia mais cara de sempre, foi vendida por 6,5 milhões de dólares

“Phantom”, de Peter Lik, a fotografia mais cara de sempre, foi vendida por 6,5 milhões de dólares

A fotografia “Phantom”, tirada pelo australiano Peter Lik, acaba se tornar a mais cara da História, ao ser vendida esta semana por 6,5 milhões de dólares (cerca de 5,2 milhões de euros).

O registo foi feito no interior do canion Antelope, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, por Peter Lik0, conhecido pelas suas fotos da natureza.

Batizada como “Phantom” (fantasma, em inglês), a imagem ganhou o nome por causa da forma humana “fantasmagórica” criada graças ao efeito da luz que incide sobre o pó no interior do canion.

“O propósito de todas as minhas fotos é captar o poder da natureza e transmiti-lo de uma forma que inspire alguém e faça a pessoa ligar-se à imagem”, afirmou o fotógrafo ao serviço de notícias PR Newswire.

Com a venda, Lik superou o alemão Andreas Gursky, que liderava o ranking das 20 imagens mais caras já comercializadas com a foto “Rhein II“, que foi leiloada por 4,3 milhões de dólares 2011.

Exceção

A foto a preto e branco é uma exceção ao estilo habitual de Peter Lik, que costuma fazer fotografias repletas de cores vibrantes.

“Certas texturas e contornos encontrados na natureza funcionam muito bem em preto e branco”, afirmou Lik. “O contraste intenso entre luz e sombra foi surpreendente e levou a uma das imagens mais poderosas que já criei.”

O comprador foi um colecionador que não teve sua identidade revelada, que comprou outras duas imagens do fotógrafo: “Illusion”, por 2,4 milhões de dólares, e “Eternal Moods”, por 1,1 milhão de dólares.

Assim, Lik tem agora quatro trabalhos no ranking das 20 imagens mais caras da História.

A foto “One” tinha sido vendida em 2010 por 1 milhão de dólares.

Crítica

Mesmo tendo-se tornado a foto mais cara, a qualidade de “Phantom” não é uma unanimidade entre os críticos de arte.

Jonathan Jones, do jornal britânico The Guardian, disse que a imagem é como “um poster banal num hotel chique”.

“O uso do preto e branco pode ser nostálgico e dar um efeito ‘artístico’, mas todos temos a opção de fazer isso com programas de computador”, afirmou Jones.

“A foto de Lik é bela, mas captura um efeito natural comum do canion Antelope. Procure na Internet e poderá encontrar várias imagens iguais. O fotógrafo não criou nada além de registar algo que existe. O Google está cheio de ‘ótimas’ fotos desse fenómeno.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …