“Phantom” foi vendida por 5,2 milhões e tornou-se a foto mais cara de sempre

DR / PRNewswire

"Phantom", de Peter Lik, a fotografia mais cara de sempre, foi vendida por 6,5 milhões de dólares

“Phantom”, de Peter Lik, a fotografia mais cara de sempre, foi vendida por 6,5 milhões de dólares

A fotografia “Phantom”, tirada pelo australiano Peter Lik, acaba se tornar a mais cara da História, ao ser vendida esta semana por 6,5 milhões de dólares (cerca de 5,2 milhões de euros).

O registo foi feito no interior do canion Antelope, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, por Peter Lik0, conhecido pelas suas fotos da natureza.

Batizada como “Phantom” (fantasma, em inglês), a imagem ganhou o nome por causa da forma humana “fantasmagórica” criada graças ao efeito da luz que incide sobre o pó no interior do canion.

“O propósito de todas as minhas fotos é captar o poder da natureza e transmiti-lo de uma forma que inspire alguém e faça a pessoa ligar-se à imagem”, afirmou o fotógrafo ao serviço de notícias PR Newswire.

Com a venda, Lik superou o alemão Andreas Gursky, que liderava o ranking das 20 imagens mais caras já comercializadas com a foto “Rhein II“, que foi leiloada por 4,3 milhões de dólares 2011.

Exceção

A foto a preto e branco é uma exceção ao estilo habitual de Peter Lik, que costuma fazer fotografias repletas de cores vibrantes.

“Certas texturas e contornos encontrados na natureza funcionam muito bem em preto e branco”, afirmou Lik. “O contraste intenso entre luz e sombra foi surpreendente e levou a uma das imagens mais poderosas que já criei.”

O comprador foi um colecionador que não teve sua identidade revelada, que comprou outras duas imagens do fotógrafo: “Illusion”, por 2,4 milhões de dólares, e “Eternal Moods”, por 1,1 milhão de dólares.

Assim, Lik tem agora quatro trabalhos no ranking das 20 imagens mais caras da História.

A foto “One” tinha sido vendida em 2010 por 1 milhão de dólares.

Crítica

Mesmo tendo-se tornado a foto mais cara, a qualidade de “Phantom” não é uma unanimidade entre os críticos de arte.

Jonathan Jones, do jornal britânico The Guardian, disse que a imagem é como “um poster banal num hotel chique”.

“O uso do preto e branco pode ser nostálgico e dar um efeito ‘artístico’, mas todos temos a opção de fazer isso com programas de computador”, afirmou Jones.

“A foto de Lik é bela, mas captura um efeito natural comum do canion Antelope. Procure na Internet e poderá encontrar várias imagens iguais. O fotógrafo não criou nada além de registar algo que existe. O Google está cheio de ‘ótimas’ fotos desse fenómeno.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …