“Phantom” foi vendida por 5,2 milhões e tornou-se a foto mais cara de sempre

DR / PRNewswire

"Phantom", de Peter Lik, a fotografia mais cara de sempre, foi vendida por 6,5 milhões de dólares

“Phantom”, de Peter Lik, a fotografia mais cara de sempre, foi vendida por 6,5 milhões de dólares

A fotografia “Phantom”, tirada pelo australiano Peter Lik, acaba se tornar a mais cara da História, ao ser vendida esta semana por 6,5 milhões de dólares (cerca de 5,2 milhões de euros).

O registo foi feito no interior do canion Antelope, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, por Peter Lik0, conhecido pelas suas fotos da natureza.

Batizada como “Phantom” (fantasma, em inglês), a imagem ganhou o nome por causa da forma humana “fantasmagórica” criada graças ao efeito da luz que incide sobre o pó no interior do canion.

“O propósito de todas as minhas fotos é captar o poder da natureza e transmiti-lo de uma forma que inspire alguém e faça a pessoa ligar-se à imagem”, afirmou o fotógrafo ao serviço de notícias PR Newswire.

Com a venda, Lik superou o alemão Andreas Gursky, que liderava o ranking das 20 imagens mais caras já comercializadas com a foto “Rhein II“, que foi leiloada por 4,3 milhões de dólares 2011.

Exceção

A foto a preto e branco é uma exceção ao estilo habitual de Peter Lik, que costuma fazer fotografias repletas de cores vibrantes.

“Certas texturas e contornos encontrados na natureza funcionam muito bem em preto e branco”, afirmou Lik. “O contraste intenso entre luz e sombra foi surpreendente e levou a uma das imagens mais poderosas que já criei.”

O comprador foi um colecionador que não teve sua identidade revelada, que comprou outras duas imagens do fotógrafo: “Illusion”, por 2,4 milhões de dólares, e “Eternal Moods”, por 1,1 milhão de dólares.

Assim, Lik tem agora quatro trabalhos no ranking das 20 imagens mais caras da História.

A foto “One” tinha sido vendida em 2010 por 1 milhão de dólares.

Crítica

Mesmo tendo-se tornado a foto mais cara, a qualidade de “Phantom” não é uma unanimidade entre os críticos de arte.

Jonathan Jones, do jornal britânico The Guardian, disse que a imagem é como “um poster banal num hotel chique”.

“O uso do preto e branco pode ser nostálgico e dar um efeito ‘artístico’, mas todos temos a opção de fazer isso com programas de computador”, afirmou Jones.

“A foto de Lik é bela, mas captura um efeito natural comum do canion Antelope. Procure na Internet e poderá encontrar várias imagens iguais. O fotógrafo não criou nada além de registar algo que existe. O Google está cheio de ‘ótimas’ fotos desse fenómeno.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …