/

Salvem a Vitória e a Gloriosa. Organização de defesa dos animais quer “libertar” águias do Benfica

4

A PETA, organização internacional de defesa dos direitos dos animais, apela ao Benfica para que “liberte” as águias Vitória e Gloriosa que são usadas em eventos desportivos no Estádio da Luz e que fazem a alegria dos adeptos.

“O lugar das águias não é em eventos de desporto“, aponta a filial da PETA no Reino Unido, salientando que “as aves usadas como mascotes são, frequentemente, feridas ou mortas em estádios” e notando que “a sua presença nesses locais é igualmente perigosa para os adeptos“.

“Um estádio iluminado cheio de adeptos barulhentos não é lugar para animais”, aponta a vice-presidente da PETA do Reino Unido, Mimi Bekhechi, numa carta enviada ao presidente do Benfica, Rui Costa.

A organização salienta que os animais que se vêem neste tipo de condições tentam, muitas vezes, “escapar, como aconteceu no Estádio da Luz há alguns anos”. “Nessas condições, as aves facilmente ficam assustadas, desorientadas e em pânico – colocando-se e a outros em risco”, aponta ainda Bekhechi.

“A PETA tem registos detalhados de incidentes envolvendo aves usadas como mascotes noutros estádios – incluindo uma coruja que morreu após ser atingida por uma bola, águias que colidiram com paredes ou janelas de vidro e um falcão que pousou na cabeça de um fã, afundando as suas garras no couro cabeludo do homem”, relata também a carta, acrescentando que, “noutro incidente, um adepto de futebol ruidoso deu um soco na águia mascote da equipa rival”.

“Na natureza, estas aves magníficas percorrem vastos territórios, passam a maior parte do seu tempo acima das árvores, voam livremente e caçam em espaços amplos“, realça a PETA, concluindo que às águias do Benfica “é negada” esta “oportunidade de se envolverem no seu comportamento natural, o que leva a frustração e stress extremos“.

A PETA oferece mesmo para ajudar o Benfica a substituir as águias por mascotes humanas. “Se concordar em retirar as aves para um santuário, a PETA cobrirá os custos e substituí-las-á por um fabuloso disfarce de águia que será certamente um êxito junto dos adeptos do Benfica”, nota a organização.

“Por favor, juntem-se a outros clubes que mostram compaixão pelos animais, comprometendo-se a não usar animais vivos como mascotes”, apela, por fim, a PETA.

“A publicação anti-Benfica do ano”

Alguns adeptos do Benfica não estão a gostar nada desta ideia, criticando a PETA e garantindo que as águias “são bem tratadas”.

“A humanidade está em pior estado do que as águias do Benfica“, escreve o utilizador do Twitter Rui Braga, aconselhando a PETA a ajudar a “salvar a humanidade” antes de mais.

“A publicação anti-Benfica do ano”, escreve, por seu turno, o comentador desportivo e ex-jornalista João Querido Manha na mesma rede social.

Por outro lado, há quem considere que “é triste ver adeptos do Benfica a defender o indefensável“. “Acabe-se já com a águia a voar na luz, criada em cativeiro. A águia é para estar no seu ambiente selvagem”, vinca o autor do perfil do Twitter Norte Benfica.

Mas também há quem faça sondagens no Twitter para ver o que os benfiquistas acham sobre o assunto. Parece que os que defendem a continuidade das águias na Luz estão a ganhar…

ZAP //

4 Comments

  1. As organizações que defendem os animais podem ser muito úteis, mas neste caso estas águias já foram criadas por humanos e convivem com humanos desde o ninho. Já não saberiam viver sozinhas na natureza.

  2. Vamos libertar todos os animais no Jardim zoológico, lá também tem águias, leões, só faltam os dragões, mas esses estão no norte, é longe

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.