Peregrinação a Meca só é autorizada a fiéis vacinados

As autoridades sauditas anunciaram, esta segunda-feira, que apenas as pessoas vacinadas contra a covid-19 serão autorizadas a efetuar a “Omra”, a pequena peregrinação a Meca, a partir do início do mês de jejum muçulmano do Ramadão.

O ministro do Hajj, e numa referência ao mês sagrado do Ramadão que este ano se inicia em meados de abril, indicou em comunicado que “apenas as pessoas imunizadas” contra o novo coronavírus serão autorizadas a efetuar a “Omra” ou as orações na Grande Mesquita de Meca a partir do início desta celebração.

A medida aplica-se designadamente às pessoas que receberam as duas doses necessárias da vacina e às que receberam, pelo menos há 14 dias, a primeira dose.



Habitualmente, o Ramadão regista uma grande afluência de fiéis a Meca, provenientes da Arábia Saudita e de muitos outros países.

A pequena peregrinação, suspensa em março de 2020 devido à pandemia de covid-19, foi retomada em outubro com diversas medidas de precaução.

Numa primeira fase, apenas 6.000 sauditas e residentes estrangeiros na Arábia Saudita foram autorizados diariamente para a “Omra”, que pode ser efetuada ao longo do ano ao contrário do “Hajj”, que apenas decorre uma vez anualmente.

O número aumentou de seguida para 15.000 para a “Omra”, enquanto 40.000 fiéis foram admitidos na Grande Mesquita para as orações diárias.

Os muçulmanos provenientes do estrangeiro foram autorizados a partir de 1 de novembro, mas o Ministério da Saúde seleciona os países na base da evolução da pandemia.

Na Arábia Saudita foram registados mais de 390.000 casos de covid-19, incluindo mais de 6.700 mortes, e pelo menos cinco milhões de pessoas já receberam pelo menos a primeira dose da vacina, numa população de 34 milhões de habitantes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.853.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …