/

Pela primeira vez em 30 anos, os baleeiros japoneses regressam vazios do Antártico

Pela primeira vez em quase 30 anos, os caçadores de baleias do Japão regressaram das águas do Antártico sem capturas a bordo.

Este fim-de-semana os baleeiros japoneses regressaram vazios da sua campanha no Oceano Antártico, respeitando uma decisão judicial do Tribunal Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da ONU, que ordenou o fim da caçada anual à baleia, relata o Japan Times.

O Japão iniciou a caça à baleia em 1987, justificando-a com intuitos científicos, violando a moratória da caça à baleia instituída pela ONU em 1986.

Há um ano, em março de 2014, o Tribunal Internacional de Justiça, sediado no Palácio da Paz, em Haia, proibiu a caça à baleia, tendo na altura o Japão sido acusado de promover a caça comercial à baleia, a pretexto da investigação científica.

Em resposta a esta decisão judicial, os barcos japoneses foram este ano enviados ao Antárctico sem os seus arpões de caça.

Segundo a RT, as autoridades governamentais japonesas revelaram que os participantes na expedição, que durou três meses, recolheram amostras de pele de baleias e realizaram estudos científicos.

No entanto, o Japão fez já chegar ao Palácio da Paz um pedido para que nos próximos anos os seus baleeiros sejam autorizados a caçar por ano 333 baleias-anãs, em vez das 900 que até agora pereciam anualmente às mãos dos pescadores nipónicos.

A baleia-anã, Balaenoptera acutorostrata, baleia de minke, ou finbeque, na região dos Açores, caracteriza-se por ter barbas em vez de dentes, uma forma corporal elegante e uma série de 50 a 70 pregas que se localizam na zona ventral da cabeça.

Encontra-se actualmente no estado LC – Least Concern, o estado de preocupação menor da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, estado que sugere que a população está estável.

tombenson76 / Flickr

A baleia-anã está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas - em estado LC / menor preocupação.

A baleia-anã está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas – em estado LC / menor preocupação.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.