Pela primeira vez em 30 anos, os baleeiros japoneses regressam vazios do Antártico

Pela primeira vez em quase 30 anos, os caçadores de baleias do Japão regressaram das águas do Antártico sem capturas a bordo.

Este fim-de-semana os baleeiros japoneses regressaram vazios da sua campanha no Oceano Antártico, respeitando uma decisão judicial do Tribunal Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da ONU, que ordenou o fim da caçada anual à baleia, relata o Japan Times.

O Japão iniciou a caça à baleia em 1987, justificando-a com intuitos científicos, violando a moratória da caça à baleia instituída pela ONU em 1986.

Há um ano, em março de 2014, o Tribunal Internacional de Justiça, sediado no Palácio da Paz, em Haia, proibiu a caça à baleia, tendo na altura o Japão sido acusado de promover a caça comercial à baleia, a pretexto da investigação científica.

Em resposta a esta decisão judicial, os barcos japoneses foram este ano enviados ao Antárctico sem os seus arpões de caça.

Segundo a RT, as autoridades governamentais japonesas revelaram que os participantes na expedição, que durou três meses, recolheram amostras de pele de baleias e realizaram estudos científicos.

No entanto, o Japão fez já chegar ao Palácio da Paz um pedido para que nos próximos anos os seus baleeiros sejam autorizados a caçar por ano 333 baleias-anãs, em vez das 900 que até agora pereciam anualmente às mãos dos pescadores nipónicos.

A baleia-anã, Balaenoptera acutorostrata, baleia de minke, ou finbeque, na região dos Açores, caracteriza-se por ter barbas em vez de dentes, uma forma corporal elegante e uma série de 50 a 70 pregas que se localizam na zona ventral da cabeça.

Encontra-se actualmente no estado LC – Least Concern, o estado de preocupação menor da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, estado que sugere que a população está estável.

tombenson76 / Flickr

A baleia-anã está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas - em estado LC / menor preocupação.

A baleia-anã está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas – em estado LC / menor preocupação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …