A Ucrânia celebra este ano o Natal no dia 25 de dezembro, em linha com o Calendário Gregoriano, em vez de a 7 de janeiro.
Numa decisão histórica, a Ucrânia decidiu este ano celebrar o Natal no dia 25 de dezembro, contrariando a longa tradição no país de celebrar a festividade no dia 7 de janeiro.
É a primeira vez, em mais de cem anos, que a Ucrânia alinha as suas celebrações natalícias com o calendário gregoriano seguido pela maioria dos cristãos no mundo.
O governo ucraniano formalizou esta decisão através de um diploma aprovado em julho pelo presidente Volodymyr Zelenskyy, que salientou na altura a intenção de estabelecer as suas próprias tradições e feriados, independentes do património russo.
Esta mudança, diz a Al Jazeera, é vista como uma forma deliberada de afastamento da influência russa e de distanciamento da Igreja Ortodoxa Russa, que segue o Calendário Juliano para eventos religiosos.
A decisão faz parte um conjunto de esforços mais amplos que a Ucrânia tem feito para se distanciar dos legados russo e soviético desde a invasão da Rússia, que incluem a alteração de nomes de ruas e a remoção de monumentos soviéticos.
A recém-estabelecida Igreja Ortodoxa da Ucrânia, que realizou seu primeiro serviço em 2019, e a Igreja Católica Grega Ucraniana também adotaram a data de 25 de dezembro para celebrar o Natal.
Em contraste, a Igreja Ortodoxa Ucraniana, historicamente ligada à Rússia, continuará a celebrar o Natal no dia 7 de janeiro. Apesar das alegações de ter cortado laços com a Rússia devido ao conflito em curso, muitos ucranianos continuam céticos de que tal tenha acontecido.
A Igreja Ortodoxa da Ucrânia, independente da Igreja Ortodoxa Russa desde a anexação da Crimeia por Moscovo em 2014, registou um significativo aumento do número de seguidores e assumiu o controlo de vários edifícios eclesiásticos anteriormente ligados à Rússia.
As tradições de Natal na Ucrânia, que remontam ao século XVII sob a liderança espiritual de Moscovo, sofreram mudanças ao longo dos anos. Sob o regime soviético, que promovia o ateísmo, tradições natalícias como a troca de presentes passaram a ser celebrados na véspera de Ano Novo.
As tradições do Natal ucraniano incluem um jantar com 12 pratos sem carne na véspera de Nata, entre os quais kutya, um pudim de grãos doce. As casas são decoradas com elaborados feixes de trigo chamados didukhy.
Na noite de Natal, as crianças vão de casa em casa a entoar kolyadky, cânticos de Natal típicos do país, e apresentam encenações da natividade.
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como