“Peixinhos de Santo António”: O novo doce conventual português

1

Feitos à mão, apenas com côco, chocolate, ovos e farinha, os “peixinhos de Santo António” são o novo doce conventual português.

Portugal tem um novo doce conventual: os peixinhos de Santo António.

A obra é criação das Monjas Concepcionistas Franciscanas, do Mosteiro de Santa Beatriz, em Viseu.

Como contaram à Renascença, esta doçaria conventual já surgiu há seis anos, por impulso das monjas mais novas, entre elas a irmã Madalena, de 27 anos.

“Temos um frade franciscano amigo que está na comunidade de Santo António, em Lisboa, e como tínhamos iniciado a experiência de produzir doces há pouco tempo, sugeriu-nos, porque não fazem um doce relacionado com o Santo António?”, contou à rádio.

Côco, chocolate, ovos e farinha – é com estes ingredientes que se fazem, à mão, os peixinhos de Santo António.

“Notam-se mais, porque são feitos à mão, e cada irmã tem a sua visão de peixe. E comentamos umas com as outras, o teu está muito gordo”, brincou a irmã Madalena.

“Fazemos bolos todas as semanas e quando há encomendas extraordinárias tiramos um dia só para isso”, explicou a irmã Madalena.

Os “peixinhos” são depois embalados numa caixa, cujo design também é da criação irmã Leonor, formada em Design, Arte e Multimédia, que “sempre teve esse dom natural”.

O mais recente doce conventual português pode ser encontrado no próprio Mosteiro em Viseu, em Lisboa na “Casa de Santo António”, e na loja “Adoramos” no Porto. Cada caixa custa 3.50€.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.