Peggy Whitson, a astronauta dos recordes, regressa à Terra com recorde dos Estados Unidos de tempo no espaço

Sergei Ilnitsky / EPA

Peggy Whitson, a astronauta norte americana que mais tempo passou fora do planeta

Peggy Whitson regressou à Terra depois de 288 dias no Espaço. A norte americana bateu o recorde dos Estados Unidos pelo tempo passado no Espaço.

Durante 288 dias, o Espaço foi o lar da norte americana Peggy Whitson. A astronauta volta agora da missão que teve novembro do ano passado como data de início e traz na bagagem o recorde dos Estados Unidos de mais tempo passado no Espaço.

Imagens da cadeia televisiva da NASA mostraram a nave Soyouz MS-04, procedente da Estação Espacial Internacional a tocar terra nas estepes do Cazaquistão pelas 02h21 (hora em Lisboa), uns segundos antes do previsto.

A bordo da Soyouz MS-04 estavam Peggy Whitson, o seu colega da NASA Jack Fischer e o russo Fyodor Yurchikhin, da agência espacial Roscosmos.

Peggy Whitson, de 57 anos, é também a astronauta mais velha da história da exploração espacial e a primeira mulher a ter estado aos comandos da Estação Espacial Internacional, entre outros recordes, como o do número de caminhadas espaciais realizadas por uma mulher.

NASA / Bill Hingalls Handout / EPA

Peggy Whitson, a astronauta norte americana que mais tempo passou fora do planeta

Peggy Whitson, formada em Bioquímica, concluiu assim a sua missão na Estação Espacial Internacional, iniciada em novembro do ano passado, durante a qual percorreu 196,7 milhões de quilómetros e efetuou 4.623 órbitas em torno da Terra.

Após o regresso, Peggy Whitson, que fez a sua estreia como astronauta em 1997, acumula 665 dias no Espaço – mais do que qualquer outro astronauta norte-americano.

Minutos depois da aterragem da Soyuz, os três tripulantes foram submetidos a testes médicos de rotina, com as imagens transmitidas pelo site da NASA, que mostrou em direto a última parte do voo e a chegada, a mostrarem rostos sorridentes e tranquilos.

Fischer e Yurchikhin, na Estação Espacial Internacional desde abril, completaram hoje 136 dias no Espaço. O russo, porém, tem um total acumulado de 673 dias, divididos em cinco missões, o que o converte no sétimo astronauta que mais tempo passou fora do planeta na história.

O recorde mundial de permanência em órbita, de 879 dias, pertence ao cosmonauta russo Gennady Pedalka.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …