As passwords mais usadas em Portugal são mais ridículas do que pensa. A sua pode estar na lista

As palavras-passe mais usadas em Portugal podem ser desvendadas por um hacker em menos de um segundo. Confira a lista.

O gestor de palavras-passe NordPass divulgou a sua lista anual das 200 passwords mais usadas em 2022. Não só é possível ver as mais usadas em todo o mundo, como também se pode discriminar por país. Portugal não parece fugir à regra e, à semelhança do resto do mundo, preza pela simplicidade.

A lista das palavras-passe foi compilada em parceria com investigadores independentes especializados em cibersegurança.

Surpreendentemente — ou não —no topo da lista está o clássico “123456”, usado por 1.918 utilizadores. Logo atrás surge um parente próximo, o “12345”. Os portugueses parecem ser fãs das sequências numéricas e, para não destoar, o terceiro e quarto lugares vão para “123456789” e “12345678”, respetivamente.

O nome do próprio país, “portugal”, surge no sexto lugar do ranking, logo a seguir a uma palavra-passe ligada ao mundo do futebol: “benfica”, que ocupa o quinto posto. Os ‘leões’ que não se riam, já que a password “sporting” surge pouco depois, no sétimo lugar do top das mais usadas. A senha “fcporto” surge bem mais abaixo, no 42.º lugar, com apenas 77 utilizadores a usarem-na.

A lista completa das 200 palavras-passe mais usadas em Portugal, durante 2022, pode ser consultada aqui.

Outro dado curioso, detalhado pela NordPass, é o tempo que um pirata informático precisaria para descobrir cada uma das palavras-passe.

Ora, esta lista parece ser um paraíso para os hackers, que precisariam de menos de um segundo para descodificar cada uma das senhas no top 10. A password “miguel”, a 11.ª mais usada, também não daria muito mais trabalho aos hackers, que gastariam dois minutos a desvendá-la.

Curiosamente, uma das palavras-passe mais usadas é também uma das que demoraria mais tempo a desvendar. A 17.ª classificada, “familia”, obrigaria um hacker a perder 17 minutos para descobri-la.

Talvez o mais surpreendente seja a password “francisco”. A 64.ª senha mais usada demora um dia para ‘hackear’, enquanto, por exemplo, “gustavo” demora menos de um segundo.

Por sua vez, as que demoram mais a desvendar são as palavras-passe “impossivel” e “DEUSEMAIOR”. Um hacker precisaria, em média, 12 dias para a descobrir.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.