Passos e Cavaco adormecidos no Twitter e Facebook

presidencia.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho são dos líderes que menos usam o Twitter e são raros os dirigentes mundiais com quem mantêm ligações nesta rede social, revela o estudo Twiplomacy 2014, que considera as duas contas “adormecidas”.

O estudo aponta o papa Francisco como a personalidade mais influente no Twitter com o maior número de mensagens partilhadas, em média mais de 10 mil vezes para as escritas em espanhol e mais de seis mil para as mensagens em inglês.

Promovida pela consultora internacional Burson-Marsteller, a análise revela que o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, segue no Twitter (@prcavacosilva) 41 líderes mundiais, é seguido por 10, mas mantêm ligações apenas com oito.

O presidente norte-americano Barack Obama – o mais popular no Twitter, com 43,7 milhões de seguidores – o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, e o presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, são algumas das personalidades seguidas por Cavaco Silva, que aderiu à rede em março de 2011.

O estudo destaca também o reduzido número de seguidores (6.312) de Cavaco Silva e a baixa média de tweets partilhados (0.12 por dia), bem como o facto de as atualizações serem geradas automaticamente pela sua página no Facebook.

A mensagem mais popular, partilhada a 20 de abril de 2013, no regresso de uma visita oficial à Colômbia e ao Peru – foi replicada apenas 13 vezes e teve apenas três pessoas a apontar como “Favorito” (funcionalidade equivalente ao “Gosto” do Facebook).

O tweet mais recente é de 5 de maio e aborda o fim do programa de resgate financeiro a Portugal.

O Twiplomacy analisou também a página oficial da Presidência da República, sublinhando que apesar de não ser um perfil de conversa conta com quase 70 mil seguidores e publica uma média de 1.27 tweets por dia.

Governo não comunica há dois anos

Pedro Passos Coelho, que tem uma conta pessoal no Twitter como presidente do PSD, tem ligação apenas com um líder mundial, sendo seguido por oito.

Passos Coelho aderiu a esta rede social em março de 2009 e usou-a quase exclusivamente durante a campanha eleitoral.

Dois dias depois de ter sido eleito primeiro-ministro, em 2011, a conta “foi silenciada e tem estado adormecida deste então”, assinala o estudo.

Durante a campanha, Passos Coelho partilhou sobretudo vídeos e declarações políticas, adianta a análise, ressalvando que nunca tweetou pessoalmente.

Para o Twiplomacy, Pedro Passos Coelho, que tem 13.942 seguidores e uma média diária de 0.49 tweets, “parece ter desistido dos media sociais uma vez que a sua página do Facebook, que tem 132 mil “Gosto”, está também adormecida desde dezembro de 2012″.

A página institucional do Governo, que tem perfil no Twitter desde 2009, tão pouco regista atividade desde janeiro de 2012.

O tweet mais popular foi colocado a 17 de janeiro desse ano: “Está ao alcance fazer de um ano de grandes adversidades um ano de grandes mudanças”, escrevia então o primeiro-ministro.

Redes sociais não são exploradas ao máximo

patriciadiassoares / LinkedIn

Patrícia Dias, investigadora na WHY Research, especialista em comunicação e marketing para social media da Universidade Catolica Portuguesa

Patrícia Dias, investigadora na WHY Research, especialista em comunicação e marketing para social media da Universidade Católica Portuguesa

“No caso da comunicação política, a personalidade e o carisma de quem comunica são muito importantes e estratégias muito desenhadas não funcionam muito bem”, assinala Patrícia Dias, coordenadora da Pós-graduação em Comunicação e Media Sociais da Universidade Católica.

Para a especialista e investigadora, para que os políticos tenham sucesso nas redes sociais “é preciso uma comunicação mais próxima, mais genuína. Não me parece que em Portugal isso esteja a ser explorado no seu máximo potencial”, considerou.

Apontando como exemplo de sucesso o presidente norte-americano, Barack Obama, a especialista sublinhou que, sobretudo no Twitter, “é muito importante ser a própria pessoa a comunicar”.

O Twitter tinha em 2013 apenas 9% de utilizadores em Portugal, contra os 98% dos utilizadores do Facebook.

Os dados do Twiplomacy revelam uma quebra no número de políticos e líderes mundiais que usam o Twitter, que passou de 46% em 2013 para 31% este ano.

O estudo analisou 643 contas de Twitter de chefes de Estado e de governo, ministros dos Negócios Estrangeiros e instituições de 161 países.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …