Parlamento Europeu quer acabar com hora de verão

Pietro Naj-Oleari / European Parliament

O Parlamento Europeu quer acabar com o horário de verão na Europa. Os eurodeputados defendem que esta mudança traria benefícios à saúde dos europeus.

Esta quinta-feira, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução na qual pedem à Comissão Europeia que proceda a uma “avaliação exaustiva” da diretiva que regula a mudança da hora binual na Europa e, se necessário, apresentar uma proposta para fazer esta alteração.

De acordo com o Observador, os eurodeputados querem que esta questão seja analisada com pormenor. A recomendação do Parlamento Europeu tem por base um estudo, datado de outubro de 2017, que defende que a mudança horária está associada a mudanças no bioritmo dos seres humanos.

A resolução recomenda também a adoção de um regime horário unificado na Europa que evite diferentes práticas que coloquem em causa o mercado dos serviços de transporte, comunicações e comércio.

No mesmo estudo, é defendido que, embora o horário de verão afete o bioritmo dos seres humanos, é benéfico para a indústria dos transportes, aumenta o potencial das atividades de lazer e reduz o consumo de energia.

A reposta da Comissão não foi favorável. Violeta Bulc, comissária dos transportes, defendeu que os benefícios para a saúde humana de uma maior exposição solar também devem ser tidos em conta e que o “apetite” dos Estados-membros para mudar a atual legislação é limitado.

Mesmo que a Comissão avance com uma proposta deste género, ainda seria necessário que a maioria dos parlamentos nacionais dos Estados-membros aprovassem a proposta, e de seguida o Parlamento Europeu, num processo que demorará, pelo menos, um ano.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente! A mudança de hora só tem impacto visível durante perto de 1 mês. Ficar escuro às 17:30 ou às 18:30 tem pouca diferença. Ficar claro às 7AM ou às 8AM tem pouca diferença. E o custo de fazer essa mudança é muito mais alto do que os benefícios que pode trazer. Eu voto a favor dessa!

    • Errado. Acabar é com a “hora de Verão” (TMG+1), a que está mais afastada da hora solar. Hora de Inverno TMG é a mais próxima da hora solar, e mesmo assim ainda está adiantada mais de 30 minutos. Com hora TMG, em Lisboa, no Inverno, nascente/poente às 7h54/17h14, e no Verão, às 5h11/20h05.

  2. Acabe-se de uma vez por todas com esta mudança, quem vez a mudança não deveria ter filhos nem saber o que isso é? já estamos sujeitos a tanta parvoíce, ainda agora não aprovaram o feriado do Carnaval, mas quantas empresas vão estar fechadas na 2 e 3ª feira? santa ignorância, antes de 1974 já na terça feira do Carnaval, ou não se trabalhava o dia inteiro ou da parte da tarde, passados tantos Anos ainda temos pensantes da pré história? o Carnaval de Loulé começou a ser festejado em formato festivo em 1906 por 3 dias, os pensantes atuais ainda vem de antes 1905 quando este era festejado de forma agressiva?

  3. Então mas não seria mais benéfico acabar com o horário de Inverno?! A exposição solar que se desperdiça de manhã com grande parte da população ainda na cama, seria bem mais útil ao final da tarde… digo eu…

    • É assim tão grande o desperdício? 1 hora de manhã? O sol nascer às 8h00 em vez de nascer às 9h00? Quer dizer, se for hora de Verão no Inverno e se se levantar às 8h00 ainda é de noite. Tem mais sono, tem de acender a luz por toda a casa, está mais frio. Grande parte dos trabalhadores e estudantes sairia para o trabalho e escolas com o sol ainda por nascer… E o sol que sobrasse até às 18h00 era assim tão importante? No Inverno, o sol está baixíssimo, e estando o céu encoberto, o que acontece grande parte do tempo, é indiferente que já se tenha posto ou não. É escuro na mesma. No Verão, a hora de Verão não é precisa para nada, pois tanto de manhã como de tarde há mais 3 horas de luz do que no Inverno, além do sol andar altíssimo, sem haver falta de luz ou de calor, que por vezes pouco abranda de noite…

    • Pois, concordo totalmente contigo. De manhã nem toda a gente aproveita a luz, até porque muitos ainda não se levantaram, já ao final da tarde a esmagadora maioria dos portugueses está acordada e ativa, e muitos ainda irão continuar assim por bastantes horas. Ou seja, aproveita-se muito mais a luz à tarde do que de manhã.
      Se pegarmos no que é natural para o mundo animal, então, mais uma vez, o que faz sentido é a hora de verão. Grande parte dos animais acorda ainda antes do nascer do sol (antes do nascer do sol há, por exemplo, um pico no canto das aves), e poucos se mantêm ativos após o pôr do sol, pois grande parte das espécies entra em repouso durante o período noturno.

  4. «A resolução recomenda também a adoção de um regime horário unificado na Europa que evite diferentes práticas que coloquem em causa o mercado dos serviços de transporte, comunicações e comércio.» O que é isso de “regime horário unificado na Europa”? A mesma hora legal de Portugal à Finlândia? Devem estar é loucos! Está mais que visto que a Alemanha quer obrigar toda a gente a ter mesma hora deles, TMG+1 durante todo o ano. Em Portugal, isso significaria que teríamos hora de Verão durante todo o ano e estaríamos mais de 1h30 adiantados em relação à hora solar.
    No Inverno, o sol só nasceria às 9h00 e as nossas crianças teriam de se levantar de madrugada escura para ir para os infantários. A maioria das creches abre entre as 7h as 8h! Ou seja, para alguém deixar lá os filhos a essas horas, significa que há crianças a levantarem-se pelo menos às 6h00, senão mais cedo. 6h00 TMG+1 são 4h30 solares!!!

  5. Hora unificada na Europa? Devem estar a brincar!!!
    Acabar com hora de verão? Devem acabar é com a hora de inverno, que nos tira horas de exposição solar no final do dia. Enfim, políticos!

    • Que exposição solar ao fim do dia? Prolongar a hora no Verão não faz sentido nenhum, uma vez que sem ela o sol se põe às 20h00! Quer mais sol e calor para quê? No Verão o que se quer é fresco e um pouco de sombra. Meta-se num forno, se gosta assim tanto de torrar.

RESPONDER

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …

Ursula Von der Leyen promete enfrentar líderes e recusar nomes para garantir Comissão paritária

Minutos depois da votação do seu nome no Parlamento Europeu em Estrasburgo, as primeiras palavras da presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foram dedicadas aos líderes que a escolheram. Prometeu "trabalhar construtivamente …

"Os relatos de que o Irão deteve espiões da CIA são totalmente falsos"

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns foram condenados à morte. Esta segunda-feira, Donald Trump disse que os relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". O Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Base de dados de perfis de ADN conseguiu mais de 11 mil amostras em oito anos

A base de dados de perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil inseriu 11.774 amostras em quase oito anos, sendo a maioria de condenados, segundo o relatório de 2018 sobre o …