Parlamento Europeu quer acabar com hora de verão

Pietro Naj-Oleari / European Parliament

O Parlamento Europeu quer acabar com o horário de verão na Europa. Os eurodeputados defendem que esta mudança traria benefícios à saúde dos europeus.

Esta quinta-feira, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução na qual pedem à Comissão Europeia que proceda a uma “avaliação exaustiva” da diretiva que regula a mudança da hora binual na Europa e, se necessário, apresentar uma proposta para fazer esta alteração.

De acordo com o Observador, os eurodeputados querem que esta questão seja analisada com pormenor. A recomendação do Parlamento Europeu tem por base um estudo, datado de outubro de 2017, que defende que a mudança horária está associada a mudanças no bioritmo dos seres humanos.

A resolução recomenda também a adoção de um regime horário unificado na Europa que evite diferentes práticas que coloquem em causa o mercado dos serviços de transporte, comunicações e comércio.

No mesmo estudo, é defendido que, embora o horário de verão afete o bioritmo dos seres humanos, é benéfico para a indústria dos transportes, aumenta o potencial das atividades de lazer e reduz o consumo de energia.

A reposta da Comissão não foi favorável. Violeta Bulc, comissária dos transportes, defendeu que os benefícios para a saúde humana de uma maior exposição solar também devem ser tidos em conta e que o “apetite” dos Estados-membros para mudar a atual legislação é limitado.

Mesmo que a Comissão avance com uma proposta deste género, ainda seria necessário que a maioria dos parlamentos nacionais dos Estados-membros aprovassem a proposta, e de seguida o Parlamento Europeu, num processo que demorará, pelo menos, um ano.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente! A mudança de hora só tem impacto visível durante perto de 1 mês. Ficar escuro às 17:30 ou às 18:30 tem pouca diferença. Ficar claro às 7AM ou às 8AM tem pouca diferença. E o custo de fazer essa mudança é muito mais alto do que os benefícios que pode trazer. Eu voto a favor dessa!

    • Errado. Acabar é com a “hora de Verão” (TMG+1), a que está mais afastada da hora solar. Hora de Inverno TMG é a mais próxima da hora solar, e mesmo assim ainda está adiantada mais de 30 minutos. Com hora TMG, em Lisboa, no Inverno, nascente/poente às 7h54/17h14, e no Verão, às 5h11/20h05.

  2. Acabe-se de uma vez por todas com esta mudança, quem vez a mudança não deveria ter filhos nem saber o que isso é? já estamos sujeitos a tanta parvoíce, ainda agora não aprovaram o feriado do Carnaval, mas quantas empresas vão estar fechadas na 2 e 3ª feira? santa ignorância, antes de 1974 já na terça feira do Carnaval, ou não se trabalhava o dia inteiro ou da parte da tarde, passados tantos Anos ainda temos pensantes da pré história? o Carnaval de Loulé começou a ser festejado em formato festivo em 1906 por 3 dias, os pensantes atuais ainda vem de antes 1905 quando este era festejado de forma agressiva?

  3. Então mas não seria mais benéfico acabar com o horário de Inverno?! A exposição solar que se desperdiça de manhã com grande parte da população ainda na cama, seria bem mais útil ao final da tarde… digo eu…

    • É assim tão grande o desperdício? 1 hora de manhã? O sol nascer às 8h00 em vez de nascer às 9h00? Quer dizer, se for hora de Verão no Inverno e se se levantar às 8h00 ainda é de noite. Tem mais sono, tem de acender a luz por toda a casa, está mais frio. Grande parte dos trabalhadores e estudantes sairia para o trabalho e escolas com o sol ainda por nascer… E o sol que sobrasse até às 18h00 era assim tão importante? No Inverno, o sol está baixíssimo, e estando o céu encoberto, o que acontece grande parte do tempo, é indiferente que já se tenha posto ou não. É escuro na mesma. No Verão, a hora de Verão não é precisa para nada, pois tanto de manhã como de tarde há mais 3 horas de luz do que no Inverno, além do sol andar altíssimo, sem haver falta de luz ou de calor, que por vezes pouco abranda de noite…

    • Pois, concordo totalmente contigo. De manhã nem toda a gente aproveita a luz, até porque muitos ainda não se levantaram, já ao final da tarde a esmagadora maioria dos portugueses está acordada e ativa, e muitos ainda irão continuar assim por bastantes horas. Ou seja, aproveita-se muito mais a luz à tarde do que de manhã.
      Se pegarmos no que é natural para o mundo animal, então, mais uma vez, o que faz sentido é a hora de verão. Grande parte dos animais acorda ainda antes do nascer do sol (antes do nascer do sol há, por exemplo, um pico no canto das aves), e poucos se mantêm ativos após o pôr do sol, pois grande parte das espécies entra em repouso durante o período noturno.

  4. «A resolução recomenda também a adoção de um regime horário unificado na Europa que evite diferentes práticas que coloquem em causa o mercado dos serviços de transporte, comunicações e comércio.» O que é isso de “regime horário unificado na Europa”? A mesma hora legal de Portugal à Finlândia? Devem estar é loucos! Está mais que visto que a Alemanha quer obrigar toda a gente a ter mesma hora deles, TMG+1 durante todo o ano. Em Portugal, isso significaria que teríamos hora de Verão durante todo o ano e estaríamos mais de 1h30 adiantados em relação à hora solar.
    No Inverno, o sol só nasceria às 9h00 e as nossas crianças teriam de se levantar de madrugada escura para ir para os infantários. A maioria das creches abre entre as 7h as 8h! Ou seja, para alguém deixar lá os filhos a essas horas, significa que há crianças a levantarem-se pelo menos às 6h00, senão mais cedo. 6h00 TMG+1 são 4h30 solares!!!

  5. Hora unificada na Europa? Devem estar a brincar!!!
    Acabar com hora de verão? Devem acabar é com a hora de inverno, que nos tira horas de exposição solar no final do dia. Enfim, políticos!

    • Que exposição solar ao fim do dia? Prolongar a hora no Verão não faz sentido nenhum, uma vez que sem ela o sol se põe às 20h00! Quer mais sol e calor para quê? No Verão o que se quer é fresco e um pouco de sombra. Meta-se num forno, se gosta assim tanto de torrar.

RESPONDER

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …