Parlamento Europeu quer acabar com hora de verão

Pietro Naj-Oleari / European Parliament

O Parlamento Europeu quer acabar com o horário de verão na Europa. Os eurodeputados defendem que esta mudança traria benefícios à saúde dos europeus.

Esta quinta-feira, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução na qual pedem à Comissão Europeia que proceda a uma “avaliação exaustiva” da diretiva que regula a mudança da hora binual na Europa e, se necessário, apresentar uma proposta para fazer esta alteração.

De acordo com o Observador, os eurodeputados querem que esta questão seja analisada com pormenor. A recomendação do Parlamento Europeu tem por base um estudo, datado de outubro de 2017, que defende que a mudança horária está associada a mudanças no bioritmo dos seres humanos.

A resolução recomenda também a adoção de um regime horário unificado na Europa que evite diferentes práticas que coloquem em causa o mercado dos serviços de transporte, comunicações e comércio.

No mesmo estudo, é defendido que, embora o horário de verão afete o bioritmo dos seres humanos, é benéfico para a indústria dos transportes, aumenta o potencial das atividades de lazer e reduz o consumo de energia.

A reposta da Comissão não foi favorável. Violeta Bulc, comissária dos transportes, defendeu que os benefícios para a saúde humana de uma maior exposição solar também devem ser tidos em conta e que o “apetite” dos Estados-membros para mudar a atual legislação é limitado.

Mesmo que a Comissão avance com uma proposta deste género, ainda seria necessário que a maioria dos parlamentos nacionais dos Estados-membros aprovassem a proposta, e de seguida o Parlamento Europeu, num processo que demorará, pelo menos, um ano.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente! A mudança de hora só tem impacto visível durante perto de 1 mês. Ficar escuro às 17:30 ou às 18:30 tem pouca diferença. Ficar claro às 7AM ou às 8AM tem pouca diferença. E o custo de fazer essa mudança é muito mais alto do que os benefícios que pode trazer. Eu voto a favor dessa!

    • Não é assim tão indiferente. Se for hora de Verão significa que o relógio está adiantado 1h30 à hora solar, que é a hora natural. Ou seja, a hora de Verão é completamente artificial e antinatural. Em Portugal não faz qualquer sentido que a hora oficial seja igual à hora solar da Polónia. É uma estupidez que só acontece aqui.

    • Errado. Acabar é com a “hora de Verão” (TMG+1), a que está mais afastada da hora solar. Hora de Inverno TMG é a mais próxima da hora solar, e mesmo assim ainda está adiantada mais de 30 minutos. Com hora TMG, em Lisboa, no Inverno, nascente/poente às 7h54/17h14, e no Verão, às 5h11/20h05.

  2. Acabe-se de uma vez por todas com esta mudança, quem vez a mudança não deveria ter filhos nem saber o que isso é? já estamos sujeitos a tanta parvoíce, ainda agora não aprovaram o feriado do Carnaval, mas quantas empresas vão estar fechadas na 2 e 3ª feira? santa ignorância, antes de 1974 já na terça feira do Carnaval, ou não se trabalhava o dia inteiro ou da parte da tarde, passados tantos Anos ainda temos pensantes da pré história? o Carnaval de Loulé começou a ser festejado em formato festivo em 1906 por 3 dias, os pensantes atuais ainda vem de antes 1905 quando este era festejado de forma agressiva?

  3. Então mas não seria mais benéfico acabar com o horário de Inverno?! A exposição solar que se desperdiça de manhã com grande parte da população ainda na cama, seria bem mais útil ao final da tarde… digo eu…

    • É assim tão grande o desperdício? 1 hora de manhã? O sol nascer às 8h00 em vez de nascer às 9h00? Quer dizer, se for hora de Verão no Inverno e se se levantar às 8h00 ainda é de noite. Tem mais sono, tem de acender a luz por toda a casa, está mais frio. Grande parte dos trabalhadores e estudantes sairia para o trabalho e escolas com o sol ainda por nascer… E o sol que sobrasse até às 18h00 era assim tão importante? No Inverno, o sol está baixíssimo, e estando o céu encoberto, o que acontece grande parte do tempo, é indiferente que já se tenha posto ou não. É escuro na mesma. No Verão, a hora de Verão não é precisa para nada, pois tanto de manhã como de tarde há mais 3 horas de luz do que no Inverno, além do sol andar altíssimo, sem haver falta de luz ou de calor, que por vezes pouco abranda de noite…

    • Pois, concordo totalmente contigo. De manhã nem toda a gente aproveita a luz, até porque muitos ainda não se levantaram, já ao final da tarde a esmagadora maioria dos portugueses está acordada e ativa, e muitos ainda irão continuar assim por bastantes horas. Ou seja, aproveita-se muito mais a luz à tarde do que de manhã.
      Se pegarmos no que é natural para o mundo animal, então, mais uma vez, o que faz sentido é a hora de verão. Grande parte dos animais acorda ainda antes do nascer do sol (antes do nascer do sol há, por exemplo, um pico no canto das aves), e poucos se mantêm ativos após o pôr do sol, pois grande parte das espécies entra em repouso durante o período noturno.

    • Prolongar a luz ao final do dia não interessa para nada. Luz até perto das 22h00, para quê?! Isso só serve para dar cabo do ciclo do sono. Quanto mais tarde vier a noite, mais tarde vem o sono. Por outro lado, quem tem de trabalhar de manhã, tem de se levantar à mesma hora oficial que se levantava quando era hora de Inverno. Ou seja, dorme menos horas com a hora de Verão do que com a hora de Inverno: terá tendência a deitar-se mais tarde (porque escurece mais tarde), mas tem de se levantar cedo na mesma, se tiver de cumprir horários. Pode crer que com a hora do Verão estará sempre adiantado 1h30 em relação à hora natural. Ou seja, é um desperdício de tempo. Quando na realidade são 21h30 solares, no relógio já são 23h00, por exemplo — roubaram-lhe 1h30! Às 21h30 ainda se pode fazer qualquer coisa, mas às 23h00 já é tarde, e como no dia seguinte há que acordar às 7h00 ou 8h00 (que na realidade são 5h30 ou 6h30 solares!), há que recolher ao colchão.

  4. «A resolução recomenda também a adoção de um regime horário unificado na Europa que evite diferentes práticas que coloquem em causa o mercado dos serviços de transporte, comunicações e comércio.» O que é isso de “regime horário unificado na Europa”? A mesma hora legal de Portugal à Finlândia? Devem estar é loucos! Está mais que visto que a Alemanha quer obrigar toda a gente a ter mesma hora deles, TMG+1 durante todo o ano. Em Portugal, isso significaria que teríamos hora de Verão durante todo o ano e estaríamos mais de 1h30 adiantados em relação à hora solar.
    No Inverno, o sol só nasceria às 9h00 e as nossas crianças teriam de se levantar de madrugada escura para ir para os infantários. A maioria das creches abre entre as 7h as 8h! Ou seja, para alguém deixar lá os filhos a essas horas, significa que há crianças a levantarem-se pelo menos às 6h00, senão mais cedo. 6h00 TMG+1 são 4h30 solares!!!

  5. Hora unificada na Europa? Devem estar a brincar!!!
    Acabar com hora de verão? Devem acabar é com a hora de inverno, que nos tira horas de exposição solar no final do dia. Enfim, políticos!

    • Que exposição solar ao fim do dia? Prolongar a hora no Verão não faz sentido nenhum, uma vez que sem ela o sol se põe às 20h00! Quer mais sol e calor para quê? No Verão o que se quer é fresco e um pouco de sombra. Meta-se num forno, se gosta assim tanto de torrar.

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …