Médico acusado de infetar 900 crianças com VIH no Paquistão

Marcelo Camargo / ABr

No início deste ano, quase 900 crianças da cidade paquistanesa de Ratodero estavam acamadas com febres altas que não respondiam aos tratamentos. Em abril, a doença foi identificada e o diagnóstico foi devastador: a cidade era o epicentro de um surto do vírus VIH que afetou predominantemente crianças.

As autoridades de saúde atribuíram a culpa a um único pediatra, alegando que este reutilizava seringas. Desde então, cerca de 1100 cidadãos apresentaram resultados positivos no teste. Quase 900 têm menos de doze anos, no entanto os números reais podem ser muito maiores, pois, até agora, apenas uma pequena fração da população foi testada, noticiou a Visão.

A investigação à população de Ratodero apurou que muitas das crianças infetadas tinham visitado o mesmo pediatra, Muzaffar Ghanghro, responsável por várias consultas às famílias mais pobres da cidade. Esta era a opção mais barata na cidade, cobrando 20 cêntimos por consulta a muitos habitantes que ganham menos de 60 dólares por mês.

Os seis filhos de Imtiaz Jalbani, um operário habitante da cidade de Ratodero, foram todos tratados pelo pediatra, e quatro contraíram o vírus. Os seus dois filhos mais novos, Rida, de 14 meses, e Sameena, de 3 anos, morreram.

Imtiaz Jalbani contou ao New York Times sobre a visita ao consultório médico do pediatra e como ficou em estado de choque quando o viu a remexer no lixo em busca de uma seringa para usar em Ali, o filho de seis anos e um dos quatro seropositivos. Quando o pais se indignou, o clínico respondeu enfurecido, dizendo que recorria a seringas usadas porque aquele não tinha dinheiro suficiente para pagar uma nova.

As autoridades de saúde dizem que é improvável que a conduta de Muzaffar Ghanghro seja a única causa do surto. Noutras visitas a centros hospitalares, testemunharam casos de médicos com práticas idênticas, recorrentes em todo o Paquistão e alargadas a várias áreas – também muitos barbeiros e dentistas reutilizam os seus utensílios não esterilizados.

Entre 2010 e 2018, o número de pessoas seropositivas no Paquistão duplicou para cerca de 160 mil, de acordo com estimativas da ONUSIDA, programa das Nações Unidas para o combate ao VIH/ SIDA.

Muzaffar Ghanghro foi detido pela polícia por negligência e homicídio culposo. Ainda não foi condenado e, em entrevista ao New York Times, insistiu que é inocente e que nunca reutilizou seringas.

Taísa Pagno ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …