Médico acusado de infetar 900 crianças com VIH no Paquistão

Marcelo Camargo / ABr

No início deste ano, quase 900 crianças da cidade paquistanesa de Ratodero estavam acamadas com febres altas que não respondiam aos tratamentos. Em abril, a doença foi identificada e o diagnóstico foi devastador: a cidade era o epicentro de um surto do vírus VIH que afetou predominantemente crianças.

As autoridades de saúde atribuíram a culpa a um único pediatra, alegando que este reutilizava seringas. Desde então, cerca de 1100 cidadãos apresentaram resultados positivos no teste. Quase 900 têm menos de doze anos, no entanto os números reais podem ser muito maiores, pois, até agora, apenas uma pequena fração da população foi testada, noticiou a Visão.

A investigação à população de Ratodero apurou que muitas das crianças infetadas tinham visitado o mesmo pediatra, Muzaffar Ghanghro, responsável por várias consultas às famílias mais pobres da cidade. Esta era a opção mais barata na cidade, cobrando 20 cêntimos por consulta a muitos habitantes que ganham menos de 60 dólares por mês.

Os seis filhos de Imtiaz Jalbani, um operário habitante da cidade de Ratodero, foram todos tratados pelo pediatra, e quatro contraíram o vírus. Os seus dois filhos mais novos, Rida, de 14 meses, e Sameena, de 3 anos, morreram.

Imtiaz Jalbani contou ao New York Times sobre a visita ao consultório médico do pediatra e como ficou em estado de choque quando o viu a remexer no lixo em busca de uma seringa para usar em Ali, o filho de seis anos e um dos quatro seropositivos. Quando o pais se indignou, o clínico respondeu enfurecido, dizendo que recorria a seringas usadas porque aquele não tinha dinheiro suficiente para pagar uma nova.

As autoridades de saúde dizem que é improvável que a conduta de Muzaffar Ghanghro seja a única causa do surto. Noutras visitas a centros hospitalares, testemunharam casos de médicos com práticas idênticas, recorrentes em todo o Paquistão e alargadas a várias áreas – também muitos barbeiros e dentistas reutilizam os seus utensílios não esterilizados.

Entre 2010 e 2018, o número de pessoas seropositivas no Paquistão duplicou para cerca de 160 mil, de acordo com estimativas da ONUSIDA, programa das Nações Unidas para o combate ao VIH/ SIDA.

Muzaffar Ghanghro foi detido pela polícia por negligência e homicídio culposo. Ainda não foi condenado e, em entrevista ao New York Times, insistiu que é inocente e que nunca reutilizou seringas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …