Papa Francisco acusa países do Norte de explorarem recursos dos do Sul

Angelo Carconi / EPA

Papa Francisco

O Papa Francisco acusou esta segunda-feira os países e empresas do hemisfério Norte de enriquecerem à custa da exploração dos recursos dos estados pobres do Sul, alertando para as consequências ambientais desta atuação.

“Estamos a espremer os bens do planeta. A espremê-los como se fossem uma laranja”, afirmou o chefe da Igreja Católica, segundo a agência Efe, que cita um vídeo divulgado sobre o tema da Jornada Mundial da Oração pela Criação.

Nesse vídeo, o Papa Francisco acusa os países e as empresas do Norte de terem enriquecido a explorar os recursos do Sul, gerando com isso uma “dívida ecológica”.

“Quem irá pagar essa dívida ecológica?, questionou, acrescentando que estes impactos ecológicos aumentam porque as multinacionais fazem fora dos seus países aquilo que não lhes é permitido fazer nos seus países de origem. Nesse sentido, o pontífice defendeu que os recursos do planeta devem ser repartidos de “forma mais justa e equilibrada”.

De acordo com a RFI, o pontífice pediu uma oração para que esses recursos “não sejam depredados, mas para que sejam distribuídos de maneira justa e respeitosa”, disse. “Não à depredação, sim à distribuição”, pediu o chefe da Igreja Católica.

“O ano de 2020 é o ano do quinto aniversário desta encíclica dedicada ao cuidado da casa comum. Hoje, mais do que nunca, temos que escutar esse grito e promover concretamente, com um estilo de vida pessoal e comunitário sóbrio e solidário, uma ecologia integral”, afirmou o padre Frederic Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração.

O padre lembrou que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 821 milhões de pessoas “dormem com fome todas as noites”. “Não é por falta de alimentos, é o resultado da profunda injustiça que envolve a produção de alimentos e a sua disponibilidade”, explicou.

Apenas 1% da população mundial tem mais que o dobro da riqueza dos 99% restantes, observou a Rede Mundial de Oração.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha, olha… isto não é novidade nenhuma; o que é novo é vermos o lider da maior e mais parasita organização mundo ter a lata de dizer isto em público!!
    Alguem o “acorde” e lhe diga que, enquanto “821 milhões de pessoas dormem com fome todas as noites” ele e o seus vivem à grande e à francesa no meio de luxos e de ouro!

  2. Sua Santidade, esse papo me faz lembrar aqueles estudantes da América latina que vêm estudar para a Europa e querem tudo de borla porque se sentem espoliados dos seus tesouros que estavam enterrados e que se não fosse a arte de o engenho dos europeus ainda hoje estariam por descobrir. Chega de conversa fiada.

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …