Uma publicidade da companhia aérea mostra um avião a voar em direção à Torre Eiffel. Os utilizadores não gostaram, e o governo abriu inquérito.
“Paris, estamos a chegar hoje”, lê-se no anúncio da Pakistan International Airlines (PIA), que pretendia assinalar o regresso dos voos para a Europa. No entanto, a estratégia de marketing não calhou muito bem aos utilizadores das redes sociais.
Na imagem divulgada pela companhia aérea nacional paquistanesa, é possível ver um avião a voar em direção à Torre Eiffel, em Paris — uma imagem com semelhanças às dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em que é possível ver um avião a dirigir-se às Torres Gémeas, aponta a SkyNews.
Nos comentário à publicação nas redes sociais, há utilizadores que escrevem críticas como: “Isto é um anúncio ou uma ameaça?“, ou “Quem é que pensou que este anúncio era uma boa ideia?”.
Omar Quraishi, antigo conselheiro para os media do político paquistanês Bilawal Bhutto Zardari, também questionou a ideia por trás do anúncio, garantindo que estava “verdadeiramente sem palavras”.
“Será que o idiota que desenhou este gráfico não viu um avião da PIA a dirigir-se para a Torre Eiffel? Um dos marcos mais emblemáticos da Europa”, comentou.
Agora, o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, ordenou a abertura de um inquérito para perceber como é que a publicação do controverso anúncio foi autorizada.
O anúncio assinala o primeiro voo de Islamabad (capital paquistanesa) para a capital francesa desde 2020, que esgotou os mais de 300 lugares disponíveis. A primeira viagem decorreu no dia 10 de janeiro.
As supressões de quase 5 anos foram impingidas após o episódio em que um avião da companhia aérea se despenhou em Karachi, no sul do Paquistão, resultando na morte de 97 pessoas.
A agência de segurança aérea da União Europeia proibiu então os voos da PIA para a Europa. Uma investigação posterior do governo paquistanês sobre o acidente revelou que cerca de um terço dos pilotos paquistaneses tinham feito batota nos exames de pilotagem.