Padroeiro da Internet. Jovem italiano pode vir a ser o primeiro santo “millennial”

Um adolescente italiano nascido na Grã-Bretanha que dedicou a sua curta vida a espalhar a fé online e ajudar os pobres foi beatificado pela Igreja Católica no sábado passado.

Carlo Acutis, um jovem louco pela Internet e por computadores, foi beatificado pela Igreja Católica depois de o Vaticano ter determinado que milagrosamente salvou a vida de outro rapaz. De acordo com o Raw Story, o Vaticano afirma que Acutis intercedeu do céu em 2013 para curar um menino brasileiro que sofre de uma rara doença pancreática.

O jovem foi beatificado em Assis, lar do seu ídolo São Francisco, que dedicou a sua vida aos pobres.

Acutis, apelidado de “ciberapóstolo da Eucaristia”, nasceu em Londres, filho de pais italianos, e mudou-se com eles para Milão ainda jovem.

“Ele era considerado um génio da computação… Mas o que fez? Não usou esse meio para conversar, divertir-se”, disse a mãe, Antonia Salzano, em entrevista ao Vatican News. Em vez disso, “o seu zelo pelo Senhor” levou-o a criar um site sobre milagres.

Acutis era religioso desde jovem, apesar de a sua mãe dizer que a sua família raramente ia à igreja. Quando não estava a criar programas de computador ou a jogar futebol, Acutis era conhecido na sua vizinhança pela sua gentileza para com aqueles que viviam à margem da sociedade.

“Com as suas poupanças, comprou sacos-cama para sem-abrigo e à noite trazia bebidas quentes para eles”, contou a mãe, segundo a Agência  de Notícias Católica. “Ele dizia que era melhor ter um par de sapatos a menos se isso significasse ser capaz de fazer mais um bom trabalho”.

Acutis  também foi voluntário numa sopa dos pobres em Milão. O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, disse, este mês, que um refeitório para os pobres seria aberto em homenagem a Acutis.

“Quando morreu, no funeral, a igreja estava cheia de gente pobre. Todos os outros se perguntaram o que estavam lá a fazer. Bem, Carlo costumava ajudá-los em segredo”, disse Nicola Gori, que representou o caso de beatificação de Acutis. “A família sabia, porque a mãe dele iria com ele desde que tinha apenas 15 anos. Dava sacos-cama e comida, por isso queriam ir ao funeral”.

Carlo Acutis morreu em 2006, com apenas 15 anos, vítima de leucemia.

O jovem, cujo corpo jaz no estado de Assis, alertou os seus contemporâneos de que a Internet tanto pode ser uma maldição como uma bênção. O Papa Francisco referiu-se a Acutis no ano passado, num aviso aos jovens de que as redes sociais podem fomentar o ódio.

Carlo Acutis foi declarado beato a 5 de julho de 2018, depois de a Igreja ter reconhecido um milagre realizado em 2013, quando um menino brasileiro, do estado de Mato Grosso do Sul, ficou curado de uma doença grave após tocar numa roupa com sangue de Carlo.

Se Acutis receber o crédito pelo segundo milagre necessário para a santidade, os apoiantes sugerem que pode vir a tornar-se o santo padroeiro da Internet – embora já exista um, o estudioso do século VII, Isidoro de Sevilha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …