Padroeiro da Internet. Jovem italiano pode vir a ser o primeiro santo “millennial”

Um adolescente italiano nascido na Grã-Bretanha que dedicou a sua curta vida a espalhar a fé online e ajudar os pobres foi beatificado pela Igreja Católica no sábado passado.

Carlo Acutis, um jovem louco pela Internet e por computadores, foi beatificado pela Igreja Católica depois de o Vaticano ter determinado que milagrosamente salvou a vida de outro rapaz. De acordo com o Raw Story, o Vaticano afirma que Acutis intercedeu do céu em 2013 para curar um menino brasileiro que sofre de uma rara doença pancreática.

O jovem foi beatificado em Assis, lar do seu ídolo São Francisco, que dedicou a sua vida aos pobres.

Acutis, apelidado de “ciberapóstolo da Eucaristia”, nasceu em Londres, filho de pais italianos, e mudou-se com eles para Milão ainda jovem.

“Ele era considerado um génio da computação… Mas o que fez? Não usou esse meio para conversar, divertir-se”, disse a mãe, Antonia Salzano, em entrevista ao Vatican News. Em vez disso, “o seu zelo pelo Senhor” levou-o a criar um site sobre milagres.

Acutis era religioso desde jovem, apesar de a sua mãe dizer que a sua família raramente ia à igreja. Quando não estava a criar programas de computador ou a jogar futebol, Acutis era conhecido na sua vizinhança pela sua gentileza para com aqueles que viviam à margem da sociedade.

“Com as suas poupanças, comprou sacos-cama para sem-abrigo e à noite trazia bebidas quentes para eles”, contou a mãe, segundo a Agência  de Notícias Católica. “Ele dizia que era melhor ter um par de sapatos a menos se isso significasse ser capaz de fazer mais um bom trabalho”.

Acutis  também foi voluntário numa sopa dos pobres em Milão. O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, disse, este mês, que um refeitório para os pobres seria aberto em homenagem a Acutis.

“Quando morreu, no funeral, a igreja estava cheia de gente pobre. Todos os outros se perguntaram o que estavam lá a fazer. Bem, Carlo costumava ajudá-los em segredo”, disse Nicola Gori, que representou o caso de beatificação de Acutis. “A família sabia, porque a mãe dele iria com ele desde que tinha apenas 15 anos. Dava sacos-cama e comida, por isso queriam ir ao funeral”.

Carlo Acutis morreu em 2006, com apenas 15 anos, vítima de leucemia.

O jovem, cujo corpo jaz no estado de Assis, alertou os seus contemporâneos de que a Internet tanto pode ser uma maldição como uma bênção. O Papa Francisco referiu-se a Acutis no ano passado, num aviso aos jovens de que as redes sociais podem fomentar o ódio.

Carlo Acutis foi declarado beato a 5 de julho de 2018, depois de a Igreja ter reconhecido um milagre realizado em 2013, quando um menino brasileiro, do estado de Mato Grosso do Sul, ficou curado de uma doença grave após tocar numa roupa com sangue de Carlo.

Se Acutis receber o crédito pelo segundo milagre necessário para a santidade, os apoiantes sugerem que pode vir a tornar-se o santo padroeiro da Internet – embora já exista um, o estudioso do século VII, Isidoro de Sevilha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …