Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa entre as seis novidades na convocatória de Fernando Santos

2

Fernando Santos chama três estreantes à lista de convocados, com Otávio, médio do Futebol Clube do Porto recém neutralizado à cabeça. Selecionador recusa a ideia de que poderá influenciar processos de naturalização de jogadores com o objetivo de os acelerar.

Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa estrearam-se hoje entre os convocados da seleção portuguesa de futebol, para os embates com República da Irlanda e Azerbaijão, de qualificação para o Mundial de 2022, numa lista com oito saídas face ao Euro2020.

O selecionador português, Fernando Santos, chamou pela primeira vez o médio luso-brasileiro Otávio e o guarda-redes Diogo Costa, ambos do FC Porto, e o defesa-central Gonçalo Inácio, do Sporting, promovendo ainda os regressos dos defesas João Cancelo, Ricardo Pereira e Domingos Duarte e do médio João Mário.

Cancelo falhou a fase final do Euro 2020 devido à infeção pelo novo coronavírus, tendo então sido substituído por Diogo Dalot, que, tal como o guarda-redes Rui Silva, os defesas Nelson Semedo e José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho e o avançado João Félix ficaram de fora dos 25 ‘eleitos’.

O capitão Cristiano Ronaldo lidera a lista de avançados para a retoma da qualificação para o Mundial2022 frente aos irlandeses, na quarta-feira, no Estádio Algarve, e a visita aos azeris, seis dias depois, em Baku. Pelo meio, a seleção comandada por Fernando Santos defronta em jogo particular o Qatar, em Debrecen, na Hungria, em 04 de setembro. A seleção anfitriã do próximo campeonato do mundo foi incluída no grupo de qualificação de Portugal, com o intuito de preparar a participação na fase final da competição.

Na conferência de imprensa onde ocorreu o anúncio, o selecionador nacional fez saber que que todos os jogadores anunciados integravam a lista inicial de 40 escolhidos para o Europeu de 2020. “A seleção sempre foi um espaço aberto. Não vou estar a analisar individualmente, porque acho que não faz sentido e teria de falar de todos”, respondeu Fernando Santos, quando questionado sobre a chamada do médio do FC Porto.

Sobre o jogo com a Irlanda, Fernando Santos alertou para os perigos que podem surgir. “É uma equipa que está a tentar alterar um pouco a forma de jogar, o treinador quer uma equipa com mais capacidade para ter bola, com jogadores mais jovens, para criar novas dinâmicas. Há que estar preparado e respeitar o adversário para alcançar o objetivo”, esclareceu.

O selecionador nacional abordou também o caso de Matheus Nunes, jogador do Sporting que também viu o seu processo de naturalização completo recentemente, apesar de não ter sido incluído nas escolhas finais. “Nunca pedirei ao meu presidente para naturalizar um jogador para vir à seleção nacional. Isso nunca farei. Mas também nunca discriminarei ninguém que, por opção própria, tenha ficado apto para representar Portugal. Já aconteceu no passado e, desde que estejam aptos e eu entenda que têm qualidade, fazem parte do lote de observações”.

No arranque da qualificação, Portugal venceu o Azerbaijão (1-0) e o Luxemburgo (3-1), e empatou na Sérvia (2-2), ocupando a liderança do grupo A, juntamente com os sérvios, ambos com sete pontos. Os luxemburgueses estão no terceiro posto, com três pontos, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial de 2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar o ‘play-off’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para o ‘play-off’.

Destas 12 equipas presentes no play-off, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

  ZAP // LUSA

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.