Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa entre as seis novidades na convocatória de Fernando Santos

Fernando Santos chama três estreantes à lista de convocados, com Otávio, médio do Futebol Clube do Porto recém neutralizado à cabeça. Selecionador recusa a ideia de que poderá influenciar processos de naturalização de jogadores com o objetivo de os acelerar.

Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa estrearam-se hoje entre os convocados da seleção portuguesa de futebol, para os embates com República da Irlanda e Azerbaijão, de qualificação para o Mundial de 2022, numa lista com oito saídas face ao Euro2020.

O selecionador português, Fernando Santos, chamou pela primeira vez o médio luso-brasileiro Otávio e o guarda-redes Diogo Costa, ambos do FC Porto, e o defesa-central Gonçalo Inácio, do Sporting, promovendo ainda os regressos dos defesas João Cancelo, Ricardo Pereira e Domingos Duarte e do médio João Mário.

Cancelo falhou a fase final do Euro 2020 devido à infeção pelo novo coronavírus, tendo então sido substituído por Diogo Dalot, que, tal como o guarda-redes Rui Silva, os defesas Nelson Semedo e José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho e o avançado João Félix ficaram de fora dos 25 ‘eleitos’.

O capitão Cristiano Ronaldo lidera a lista de avançados para a retoma da qualificação para o Mundial2022 frente aos irlandeses, na quarta-feira, no Estádio Algarve, e a visita aos azeris, seis dias depois, em Baku. Pelo meio, a seleção comandada por Fernando Santos defronta em jogo particular o Qatar, em Debrecen, na Hungria, em 04 de setembro. A seleção anfitriã do próximo campeonato do mundo foi incluída no grupo de qualificação de Portugal, com o intuito de preparar a participação na fase final da competição.

Na conferência de imprensa onde ocorreu o anúncio, o selecionador nacional fez saber que que todos os jogadores anunciados integravam a lista inicial de 40 escolhidos para o Europeu de 2020. “A seleção sempre foi um espaço aberto. Não vou estar a analisar individualmente, porque acho que não faz sentido e teria de falar de todos”, respondeu Fernando Santos, quando questionado sobre a chamada do médio do FC Porto.

Sobre o jogo com a Irlanda, Fernando Santos alertou para os perigos que podem surgir. “É uma equipa que está a tentar alterar um pouco a forma de jogar, o treinador quer uma equipa com mais capacidade para ter bola, com jogadores mais jovens, para criar novas dinâmicas. Há que estar preparado e respeitar o adversário para alcançar o objetivo”, esclareceu.

O selecionador nacional abordou também o caso de Matheus Nunes, jogador do Sporting que também viu o seu processo de naturalização completo recentemente, apesar de não ter sido incluído nas escolhas finais. “Nunca pedirei ao meu presidente para naturalizar um jogador para vir à seleção nacional. Isso nunca farei. Mas também nunca discriminarei ninguém que, por opção própria, tenha ficado apto para representar Portugal. Já aconteceu no passado e, desde que estejam aptos e eu entenda que têm qualidade, fazem parte do lote de observações”.

No arranque da qualificação, Portugal venceu o Azerbaijão (1-0) e o Luxemburgo (3-1), e empatou na Sérvia (2-2), ocupando a liderança do grupo A, juntamente com os sérvios, ambos com sete pontos. Os luxemburgueses estão no terceiro posto, com três pontos, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial de 2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar o ‘play-off’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para o ‘play-off’.

Destas 12 equipas presentes no play-off, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

  ZAP // LUSA

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …