Os Simpsons: Apu com futuro incerto, após ser decidido que atores brancos não darão voz a pessoas de cor

getdown / Flickr

Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”

Os produtores de Os Simpsons decidiram que atores brancos já não darão voz a personagens de cor, depois de várias acusações de racismo. Com esta decisão, o ator Hank Azaria irá deixar de dar voz ao personagem Apu.

“A série Os Simpsons deixará de ter actores brancos a dar voz a personagens não brancos”, afirmaram os produtores numa declaração divulgada esta semana.

A decisão dos produtores da série de animação afasta assim Hank Azaria da personagem de Apu, a quem dava voz desde 1990. O ator já tinha partilhado no inicio do ano que se iria despedir do personagem: “Tudo o que concordámos é que eu não farei mais a voz… Todos sentimos que é a coisa certa “.

Já em 2018, durante um programa de Stepen Colbert, o ator já tinha partilhado que estaria disposto a afastar-se do personagem “parece-me ser a coisa certa a fazer“. “Penso que o mais importante é ouvir o povo indiano e a sua experiência. Ouvir vozes significa inclusão na sala dos argumentistas.“, destacou.

Para além do indiano Apu, Azaria dá também voz ao taberneiro Moe e ao chefe de polícia Clancy Wiggum. O destino da personagem é, no entanto, ainda desconhecido.

A decisão dos produtores poderá ainda afetar outras personagens como Carl, o polícia Lou, e o Dr. Nick Riviera, bem como o Dr. Hibbert.

O início da polémica

Em 2017, o documentário The Problem With Apu, do comediante Hari Kondabolu, evidenciou o modo racista como o personagem era retratado. No documentário, Kondabolu defende que a personagem indiana, criada por escritores brancos e dobrada por um actor branco, perpetuava um estereótipo problemático do povo do Sul da Ásia.

Depois da controvérsia do documentário, os produtores da série animada tentaram suavizar a situação num episódio de 2018, que acabou no entanto por gerar ainda mais críticas negativas. Nesse mesmo episódio Marge é vista a ler uma versão censurada de The Princess in the Garden a Lisa.

A jovem impõe-se e Marge pergunta-lhe o que pode fazer, ao qual Lisa responde: “É difícil dizer. Algo que começou há décadas e foi aplaudido e inofensivo é agora politicamente incorrecto. O que se pode fazer“?Num plano mais aberto da cena é possível ver-se na mesa de cabeceira de Lisa, uma fotografia de Apu com a catchphrase de Bart “Don’t have a cow“.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. E a “Cancel Culture” dos Dems. (Esquerda) Progressistas continua. A perpetuação de uma narrativa errónea continua, e já temos o alastramento para Portugal.

    É interessante como os que se dizem anti-racistas e anti-fascistas, são os verdadeiros racistas e fascistas.

    Execrável!

    • Oh Meu Deus é o fim do Mundo! Vão trocar o actor que dá voz a um personagem animado!!! Em vez de ser o actor A, agora vai ser o actor B! A tragédia, o horror!! Isto sim é um dos maiores flagelos da Humanidade, é com isto que vale a pena ficar revoltado! Onde é que este mundo vai parar, quando alguém decide que faz mais sentido escolher um actor indiano para desempenhar um personagem indiano?!?! Um escândalo!

  2. A propósito deste assunto já aqui referi que o mundo está todo burro. Tudo começou quando o príncipe Harry teve de pedir desculpa em público por se ter mascarado de negro. Mas por que motivo, pergunto eu? Mascarar-me de negro é ofensivo para alguém?! Eu não me sentia minimamente ofendido se um negro se mascarasse de branco.
    E depois já todos conhecem os ataques às estátuas, esta agora da questão das vozes… Anda tudo parvo.

  3. O lixo politicamente correto está acabando com o mundo!
    O personagem Apu representa o imigrante inteligente e trabalhador que consegue vencer na vida.
    Mas para essa escória essas qualidades são ofensivas.

  4. Já agora podiam acabar com os bonecos também, que são de muito mau gosto mesmo e há anos…
    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e é assim há séculos.
    E o que vale pouco não vale a pena continuar por aí.

  5. Então, atores brancos não podem dublar nenhum personagem. Tem que ser apenas atores amarelos! Isso é racismo. Agora os dubladores negros serão demitidos por dublarem brancos?! Que eu saiba também é racismo.

  6. Tirem de lá as crianças patéticas e ponham na produção adultos equilibrados, resolve-se assim a maior parte dos “problemas”.
    Charles Darwin não previu este retrocesso na evolução…

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …