Os produtores de Os Simpsons decidiram que atores brancos já não darão voz a personagens de cor, depois de várias acusações de racismo. Com esta decisão, o ator Hank Azaria irá deixar de dar voz ao personagem Apu.
“A série Os Simpsons deixará de ter actores brancos a dar voz a personagens não brancos”, afirmaram os produtores numa declaração divulgada esta semana.
A decisão dos produtores da série de animação afasta assim Hank Azaria da personagem de Apu, a quem dava voz desde 1990. O ator já tinha partilhado no inicio do ano que se iria despedir do personagem: “Tudo o que concordámos é que eu não farei mais a voz… Todos sentimos que é a coisa certa “.
Já em 2018, durante um programa de Stepen Colbert, o ator já tinha partilhado que estaria disposto a afastar-se do personagem “parece-me ser a coisa certa a fazer“. “Penso que o mais importante é ouvir o povo indiano e a sua experiência. Ouvir vozes significa inclusão na sala dos argumentistas.“, destacou.
Para além do indiano Apu, Azaria dá também voz ao taberneiro Moe e ao chefe de polícia Clancy Wiggum. O destino da personagem é, no entanto, ainda desconhecido.
A decisão dos produtores poderá ainda afetar outras personagens como Carl, o polícia Lou, e o Dr. Nick Riviera, bem como o Dr. Hibbert.
O início da polémica
Em 2017, o documentário The Problem With Apu, do comediante Hari Kondabolu, evidenciou o modo racista como o personagem era retratado. No documentário, Kondabolu defende que a personagem indiana, criada por escritores brancos e dobrada por um actor branco, perpetuava um estereótipo problemático do povo do Sul da Ásia.
Depois da controvérsia do documentário, os produtores da série animada tentaram suavizar a situação num episódio de 2018, que acabou no entanto por gerar ainda mais críticas negativas. Nesse mesmo episódio Marge é vista a ler uma versão censurada de The Princess in the Garden a Lisa.
A jovem impõe-se e Marge pergunta-lhe o que pode fazer, ao qual Lisa responde: “É difícil dizer. Algo que começou há décadas e foi aplaudido e inofensivo é agora politicamente incorrecto. O que se pode fazer“?Num plano mais aberto da cena é possível ver-se na mesa de cabeceira de Lisa, uma fotografia de Apu com a catchphrase de Bart “Don’t have a cow“.
E a “Cancel Culture” dos Dems. (Esquerda) Progressistas continua. A perpetuação de uma narrativa errónea continua, e já temos o alastramento para Portugal.
É interessante como os que se dizem anti-racistas e anti-fascistas, são os verdadeiros racistas e fascistas.
Execrável!
Oh Meu Deus é o fim do Mundo! Vão trocar o actor que dá voz a um personagem animado!!! Em vez de ser o actor A, agora vai ser o actor B! A tragédia, o horror!! Isto sim é um dos maiores flagelos da Humanidade, é com isto que vale a pena ficar revoltado! Onde é que este mundo vai parar, quando alguém decide que faz mais sentido escolher um actor indiano para desempenhar um personagem indiano?!?! Um escândalo!
Hahahaaaa… muito bem!!
Sim, sim, é um horror alguém ser despedido. Espero que o velho do Family Guy seja também substituído por um pedófilo autêntico.
Gostei!
Despedido? O trabalho de actor é mesmo assim, vão passando de filme em filme ou série em série. Já agora, o Hank Azaria tem uma fortuna avaliada em 80 milhões de dólares, não me parece que vá passar dificuldades.
A propósito deste assunto já aqui referi que o mundo está todo burro. Tudo começou quando o príncipe Harry teve de pedir desculpa em público por se ter mascarado de negro. Mas por que motivo, pergunto eu? Mascarar-me de negro é ofensivo para alguém?! Eu não me sentia minimamente ofendido se um negro se mascarasse de branco.
E depois já todos conhecem os ataques às estátuas, esta agora da questão das vozes… Anda tudo parvo.
O lixo politicamente correto está acabando com o mundo!
O personagem Apu representa o imigrante inteligente e trabalhador que consegue vencer na vida.
Mas para essa escória essas qualidades são ofensivas.
Já agora podiam acabar com os bonecos também, que são de muito mau gosto mesmo e há anos…
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e é assim há séculos.
E o que vale pouco não vale a pena continuar por aí.
Cada vez mais me convenço de que aqueles que falam de racismo, levantando a bandeira pretensamente contra tão vil sentimento, não sabem do que falam.
Então, atores brancos não podem dublar nenhum personagem. Tem que ser apenas atores amarelos! Isso é racismo. Agora os dubladores negros serão demitidos por dublarem brancos?! Que eu saiba também é racismo.
Dublar??
Dublar é como falamos “dobrar” aqui no Brasil 🙂
Tirem de lá as crianças patéticas e ponham na produção adultos equilibrados, resolve-se assim a maior parte dos “problemas”.
Charles Darwin não previu este retrocesso na evolução…
Mais um ato racista. Quanto preconceito, meu Deus… Até em desenho animado! Lamentável.
Que porcaria esse mundo tá ficando, tudo politicamente correto, isso tá ficando chato.
Simplesmente ridículo!!
E quem vai fazer as vozes dos personagens amarelos da série?