Os Simpsons: Apu com futuro incerto, após ser decidido que atores brancos não darão voz a pessoas de cor

getdown / Flickr

Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”

Os produtores de Os Simpsons decidiram que atores brancos já não darão voz a personagens de cor, depois de várias acusações de racismo. Com esta decisão, o ator Hank Azaria irá deixar de dar voz ao personagem Apu.

“A série Os Simpsons deixará de ter actores brancos a dar voz a personagens não brancos”, afirmaram os produtores numa declaração divulgada esta semana.

A decisão dos produtores da série de animação afasta assim Hank Azaria da personagem de Apu, a quem dava voz desde 1990. O ator já tinha partilhado no inicio do ano que se iria despedir do personagem: “Tudo o que concordámos é que eu não farei mais a voz… Todos sentimos que é a coisa certa “.

Já em 2018, durante um programa de Stepen Colbert, o ator já tinha partilhado que estaria disposto a afastar-se do personagem “parece-me ser a coisa certa a fazer“. “Penso que o mais importante é ouvir o povo indiano e a sua experiência. Ouvir vozes significa inclusão na sala dos argumentistas.“, destacou.

Para além do indiano Apu, Azaria dá também voz ao taberneiro Moe e ao chefe de polícia Clancy Wiggum. O destino da personagem é, no entanto, ainda desconhecido.

A decisão dos produtores poderá ainda afetar outras personagens como Carl, o polícia Lou, e o Dr. Nick Riviera, bem como o Dr. Hibbert.

O início da polémica

Em 2017, o documentário The Problem With Apu, do comediante Hari Kondabolu, evidenciou o modo racista como o personagem era retratado. No documentário, Kondabolu defende que a personagem indiana, criada por escritores brancos e dobrada por um actor branco, perpetuava um estereótipo problemático do povo do Sul da Ásia.

Depois da controvérsia do documentário, os produtores da série animada tentaram suavizar a situação num episódio de 2018, que acabou no entanto por gerar ainda mais críticas negativas. Nesse mesmo episódio Marge é vista a ler uma versão censurada de The Princess in the Garden a Lisa.

A jovem impõe-se e Marge pergunta-lhe o que pode fazer, ao qual Lisa responde: “É difícil dizer. Algo que começou há décadas e foi aplaudido e inofensivo é agora politicamente incorrecto. O que se pode fazer“?Num plano mais aberto da cena é possível ver-se na mesa de cabeceira de Lisa, uma fotografia de Apu com a catchphrase de Bart “Don’t have a cow“.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. E a “Cancel Culture” dos Dems. (Esquerda) Progressistas continua. A perpetuação de uma narrativa errónea continua, e já temos o alastramento para Portugal.

    É interessante como os que se dizem anti-racistas e anti-fascistas, são os verdadeiros racistas e fascistas.

    Execrável!

    • Oh Meu Deus é o fim do Mundo! Vão trocar o actor que dá voz a um personagem animado!!! Em vez de ser o actor A, agora vai ser o actor B! A tragédia, o horror!! Isto sim é um dos maiores flagelos da Humanidade, é com isto que vale a pena ficar revoltado! Onde é que este mundo vai parar, quando alguém decide que faz mais sentido escolher um actor indiano para desempenhar um personagem indiano?!?! Um escândalo!

  2. A propósito deste assunto já aqui referi que o mundo está todo burro. Tudo começou quando o príncipe Harry teve de pedir desculpa em público por se ter mascarado de negro. Mas por que motivo, pergunto eu? Mascarar-me de negro é ofensivo para alguém?! Eu não me sentia minimamente ofendido se um negro se mascarasse de branco.
    E depois já todos conhecem os ataques às estátuas, esta agora da questão das vozes… Anda tudo parvo.

  3. O lixo politicamente correto está acabando com o mundo!
    O personagem Apu representa o imigrante inteligente e trabalhador que consegue vencer na vida.
    Mas para essa escória essas qualidades são ofensivas.

  4. Já agora podiam acabar com os bonecos também, que são de muito mau gosto mesmo e há anos…
    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e é assim há séculos.
    E o que vale pouco não vale a pena continuar por aí.

  5. Então, atores brancos não podem dublar nenhum personagem. Tem que ser apenas atores amarelos! Isso é racismo. Agora os dubladores negros serão demitidos por dublarem brancos?! Que eu saiba também é racismo.

  6. Tirem de lá as crianças patéticas e ponham na produção adultos equilibrados, resolve-se assim a maior parte dos “problemas”.
    Charles Darwin não previu este retrocesso na evolução…

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …