Os Simpsons: Apu com futuro incerto, após ser decidido que atores brancos não darão voz a pessoas de cor

getdown / Flickr

Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”

Os produtores de Os Simpsons decidiram que atores brancos já não darão voz a personagens de cor, depois de várias acusações de racismo. Com esta decisão, o ator Hank Azaria irá deixar de dar voz ao personagem Apu.

“A série Os Simpsons deixará de ter actores brancos a dar voz a personagens não brancos”, afirmaram os produtores numa declaração divulgada esta semana.

A decisão dos produtores da série de animação afasta assim Hank Azaria da personagem de Apu, a quem dava voz desde 1990. O ator já tinha partilhado no inicio do ano que se iria despedir do personagem: “Tudo o que concordámos é que eu não farei mais a voz… Todos sentimos que é a coisa certa “.

Já em 2018, durante um programa de Stepen Colbert, o ator já tinha partilhado que estaria disposto a afastar-se do personagem “parece-me ser a coisa certa a fazer“. “Penso que o mais importante é ouvir o povo indiano e a sua experiência. Ouvir vozes significa inclusão na sala dos argumentistas.“, destacou.

Para além do indiano Apu, Azaria dá também voz ao taberneiro Moe e ao chefe de polícia Clancy Wiggum. O destino da personagem é, no entanto, ainda desconhecido.

A decisão dos produtores poderá ainda afetar outras personagens como Carl, o polícia Lou, e o Dr. Nick Riviera, bem como o Dr. Hibbert.

O início da polémica

Em 2017, o documentário The Problem With Apu, do comediante Hari Kondabolu, evidenciou o modo racista como o personagem era retratado. No documentário, Kondabolu defende que a personagem indiana, criada por escritores brancos e dobrada por um actor branco, perpetuava um estereótipo problemático do povo do Sul da Ásia.

Depois da controvérsia do documentário, os produtores da série animada tentaram suavizar a situação num episódio de 2018, que acabou no entanto por gerar ainda mais críticas negativas. Nesse mesmo episódio Marge é vista a ler uma versão censurada de The Princess in the Garden a Lisa.

A jovem impõe-se e Marge pergunta-lhe o que pode fazer, ao qual Lisa responde: “É difícil dizer. Algo que começou há décadas e foi aplaudido e inofensivo é agora politicamente incorrecto. O que se pode fazer“?Num plano mais aberto da cena é possível ver-se na mesa de cabeceira de Lisa, uma fotografia de Apu com a catchphrase de Bart “Don’t have a cow“.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. E a “Cancel Culture” dos Dems. (Esquerda) Progressistas continua. A perpetuação de uma narrativa errónea continua, e já temos o alastramento para Portugal.

    É interessante como os que se dizem anti-racistas e anti-fascistas, são os verdadeiros racistas e fascistas.

    Execrável!

    • Oh Meu Deus é o fim do Mundo! Vão trocar o actor que dá voz a um personagem animado!!! Em vez de ser o actor A, agora vai ser o actor B! A tragédia, o horror!! Isto sim é um dos maiores flagelos da Humanidade, é com isto que vale a pena ficar revoltado! Onde é que este mundo vai parar, quando alguém decide que faz mais sentido escolher um actor indiano para desempenhar um personagem indiano?!?! Um escândalo!

  2. A propósito deste assunto já aqui referi que o mundo está todo burro. Tudo começou quando o príncipe Harry teve de pedir desculpa em público por se ter mascarado de negro. Mas por que motivo, pergunto eu? Mascarar-me de negro é ofensivo para alguém?! Eu não me sentia minimamente ofendido se um negro se mascarasse de branco.
    E depois já todos conhecem os ataques às estátuas, esta agora da questão das vozes… Anda tudo parvo.

  3. O lixo politicamente correto está acabando com o mundo!
    O personagem Apu representa o imigrante inteligente e trabalhador que consegue vencer na vida.
    Mas para essa escória essas qualidades são ofensivas.

  4. Já agora podiam acabar com os bonecos também, que são de muito mau gosto mesmo e há anos…
    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e é assim há séculos.
    E o que vale pouco não vale a pena continuar por aí.

  5. Então, atores brancos não podem dublar nenhum personagem. Tem que ser apenas atores amarelos! Isso é racismo. Agora os dubladores negros serão demitidos por dublarem brancos?! Que eu saiba também é racismo.

  6. Tirem de lá as crianças patéticas e ponham na produção adultos equilibrados, resolve-se assim a maior parte dos “problemas”.
    Charles Darwin não previu este retrocesso na evolução…

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …