Os primatas também conseguem ler o pensamento, dizem os cientistas

De acordo com um novo estudo, afinal os humanos não são os únicos a conseguir ler aquilo que os outros estão a pensar.

Uma das coisas que melhor define os humanos é a habilidade de conseguirem ler a mente dos outros, isto é, tentarem perceber aquilo que estão a pensar.

Este fenómeno, apelidado pelos cientistas de “teoria da mente”, era até agora uma coisa que podíamos considerar exclusiva mas, de acordo com uma nova investigação, afinal os primatas também podem ser um bocadinho como nós, escreve o The Independent.

Para chegar a essa conclusão, os investigadores mostraram dois vídeos a um grupo de 40 primatas, composto por chimpanzés e orangotangos do jardim zoológico de Leipzig, na Alemanha, e do santuário de Kumamoto, no Japão.

No primeiro, uma pessoa vestida num fato de King Kong escondeu-se num de dois esconderijos enquanto outro homem via.

De seguida, esse homem sai da sala por uma porta e o “King Kong” foge para que este não veja. Quando regressa, tenta procurá-lo.

No vídeo seguinte, o mesmo homem volta à cena para tentar encontrar uma pedra escondida pelo homem vestido de macaco. Mas, enquanto o homem saiu da sala, o King Kong tirou a pedra da caixa e fugiu.

Para analisar o pensamento dos primatas, enquanto estes viam os vídeos, os cientistas, por sua vez, analisavam o movimento dos olhos e para onde estavam realmente a olhar.

Nos dois casos, os primatas olharam mais tempo para o local onde o homem viu determinado objeto. Isto leva os cientistas a concluir que eles sabiam que o homem ia lá procurar, mesmo sabendo que já lá não estava nada.

Os resultados da experiência, conhecida como “teste da falsa crença”, foram similares com os resultados obtidos por crianças com menos de dois anos.

“Esta é a primeira vez que uma espécie não humana passou neste tipo de teste”, explica Christopher Krupenye, autor do estudo e membro da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

“Se futuras experiências confirmarem esta descoberta, isto pode levar os cientistas a repensar como os primatas se percebem uns aos outros”, afirma o investigador, que participou no estudo, agora publicado na revista Science, juntamente com o psicólogo Fumihiro Kano, da Universidade de Quioto.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …