Os primatas também conseguem ler o pensamento, dizem os cientistas

De acordo com um novo estudo, afinal os humanos não são os únicos a conseguir ler aquilo que os outros estão a pensar.

Uma das coisas que melhor define os humanos é a habilidade de conseguirem ler a mente dos outros, isto é, tentarem perceber aquilo que estão a pensar.

Este fenómeno, apelidado pelos cientistas de “teoria da mente”, era até agora uma coisa que podíamos considerar exclusiva mas, de acordo com uma nova investigação, afinal os primatas também podem ser um bocadinho como nós, escreve o The Independent.

Para chegar a essa conclusão, os investigadores mostraram dois vídeos a um grupo de 40 primatas, composto por chimpanzés e orangotangos do jardim zoológico de Leipzig, na Alemanha, e do santuário de Kumamoto, no Japão.

No primeiro, uma pessoa vestida num fato de King Kong escondeu-se num de dois esconderijos enquanto outro homem via.

De seguida, esse homem sai da sala por uma porta e o “King Kong” foge para que este não veja. Quando regressa, tenta procurá-lo.

No vídeo seguinte, o mesmo homem volta à cena para tentar encontrar uma pedra escondida pelo homem vestido de macaco. Mas, enquanto o homem saiu da sala, o King Kong tirou a pedra da caixa e fugiu.

Para analisar o pensamento dos primatas, enquanto estes viam os vídeos, os cientistas, por sua vez, analisavam o movimento dos olhos e para onde estavam realmente a olhar.

Nos dois casos, os primatas olharam mais tempo para o local onde o homem viu determinado objeto. Isto leva os cientistas a concluir que eles sabiam que o homem ia lá procurar, mesmo sabendo que já lá não estava nada.

Os resultados da experiência, conhecida como “teste da falsa crença”, foram similares com os resultados obtidos por crianças com menos de dois anos.

“Esta é a primeira vez que uma espécie não humana passou neste tipo de teste”, explica Christopher Krupenye, autor do estudo e membro da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

“Se futuras experiências confirmarem esta descoberta, isto pode levar os cientistas a repensar como os primatas se percebem uns aos outros”, afirma o investigador, que participou no estudo, agora publicado na revista Science, juntamente com o psicólogo Fumihiro Kano, da Universidade de Quioto.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …