Os primatas também conseguem ler o pensamento, dizem os cientistas

De acordo com um novo estudo, afinal os humanos não são os únicos a conseguir ler aquilo que os outros estão a pensar.

Uma das coisas que melhor define os humanos é a habilidade de conseguirem ler a mente dos outros, isto é, tentarem perceber aquilo que estão a pensar.

Este fenómeno, apelidado pelos cientistas de “teoria da mente”, era até agora uma coisa que podíamos considerar exclusiva mas, de acordo com uma nova investigação, afinal os primatas também podem ser um bocadinho como nós, escreve o The Independent.

Para chegar a essa conclusão, os investigadores mostraram dois vídeos a um grupo de 40 primatas, composto por chimpanzés e orangotangos do jardim zoológico de Leipzig, na Alemanha, e do santuário de Kumamoto, no Japão.

No primeiro, uma pessoa vestida num fato de King Kong escondeu-se num de dois esconderijos enquanto outro homem via.

De seguida, esse homem sai da sala por uma porta e o “King Kong” foge para que este não veja. Quando regressa, tenta procurá-lo.

No vídeo seguinte, o mesmo homem volta à cena para tentar encontrar uma pedra escondida pelo homem vestido de macaco. Mas, enquanto o homem saiu da sala, o King Kong tirou a pedra da caixa e fugiu.

Para analisar o pensamento dos primatas, enquanto estes viam os vídeos, os cientistas, por sua vez, analisavam o movimento dos olhos e para onde estavam realmente a olhar.

Nos dois casos, os primatas olharam mais tempo para o local onde o homem viu determinado objeto. Isto leva os cientistas a concluir que eles sabiam que o homem ia lá procurar, mesmo sabendo que já lá não estava nada.

Os resultados da experiência, conhecida como “teste da falsa crença”, foram similares com os resultados obtidos por crianças com menos de dois anos.

“Esta é a primeira vez que uma espécie não humana passou neste tipo de teste”, explica Christopher Krupenye, autor do estudo e membro da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

“Se futuras experiências confirmarem esta descoberta, isto pode levar os cientistas a repensar como os primatas se percebem uns aos outros”, afirma o investigador, que participou no estudo, agora publicado na revista Science, juntamente com o psicólogo Fumihiro Kano, da Universidade de Quioto.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …