Os medalhados das Olimpíadas de Paris vão levar para casa um pouco da Torre Eiffel

Thomas Deschamps / Paris 2024

Uma peça hexagonal de ferro polido retirado da Torre Eiffel vai estar no centro das medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024, anunciaram hoje os organizadores.

“Ter uma medalha de ouro já é algo incrível. Mas queríamos juntar este toque francês e pensámos que a Torre Eiffel seria a cereja no topo do bolo“, disse Joachim Roncin, diretor de design do comité organizador de Paris2024.

Construída para a Feira Universal de 1889, a Torre Eiffel devia ser demolida 20 anos depois, mas tornou-se numa das mais importantes imagens de Paris e vai ‘assistir’ aos seus terceiros Jogos Olímpicos, depois de 1900 e 1924.

A icónica torre é constituída por 18.038 partes de ferro e foi alvo de várias renovações ao longo dos anos, com as peças substituídas a serem armazenadas e agora colocadas nas medalhas dos Jogos.

Com cerca de 18 gramas, a peça da Torre Eiffel terá gravados o símbolo dos Jogos Olímpicos, o nome dos Jogos (Paris2024) e os anéis olímpicos. O ferro foi recolhido da torre durante trabalhos recentes de renovação, e oferecidos ao COP pela Société d’Exploitation de la tour Eiffel, que gere o monumento.

“O conceito chegou após algumas conversas. Percebemos que há um símbolo que é conhecido em todo o mundo, que é a Torre Eiffel. Dissemos para nós próprios: ‘E se falássemos com a companhia da Torre Eiffel para saber se era possível ter um pouco da Torre Eiffel para integrar na medalha?'”, lembrou Roncin.

O metal, que quando recolhido tinha a tradicional cor “castanho Torre Eiffel“, foi restaurado para a sua cor original. As medalhas serão as primeiras na história das Olimpíadas a ser desenhadas por joalheiros.

O formato hexagonal da peça de ferro evoca a forma da própria torre, tal como vista por baixo, explica a Fast Company, e representa também a França, uma vez que os gauleses muitas vezes se referem ao seu país como ‘o hexágono’, devido à sua forma.

Em redor da peça de ferro vão estar círculos de ouro, prata e bronze, ondulados para refletirem a luz e fazerem as medalhas brilhar, com os organizadores a assegurarem que todo o material é reciclado.

Na parte de trás da medalha está representada Nike a deusa grega da vitória, no Estádio Panatinaicos, tal como tem estado desde 1928 — havendo, contudo, uma pequena representação da Torre Eiffel.

As medalhas dos Jogos Paralímpicos também vão ter uma representação da Torre Eiffel, como se estivesse a ser vista de baixo para cima, além de Paris2024 escrito em Braille e entalhes para definir cada um dos lugares do pódio: um para ouro, dois para prata e três para bronze.

Vão ser fabricadas 5.084 medalhas – cerca de 2.600 para os Jogos Olímpicos e 2.400 para os Paralímpicos -, um número superior ao necessário.

As medalhas de ouro pesam 529 gramas e não serão feitas de puro ouro, uma vez que serão feitas de prata, com seis gramas de ouro.

Os Jogos Olímpicos decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, com os Paralímpicos a disputarem-se entre 28 de agosto e 08 de setembro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.