O ornitorrinco corre o risco de desaparecer

O ornitorrinco, animal nativo da Austrália com bico de pato e cauda de castor, pode desaparecer devido às alterações climáticas e à destruição do seu habitat pela ocupação humana, concluiu uma nova investigação.

O estudo, publicado esta segunda-feira na revista científica Biological Conservation, estima que, nas condições climáticas atuais, a população destes mamíferos ovíparos semiaquáticos diminuirá entre 47% e 66% nos próximos 50 anos, acelerando a sua extinção.

A seca, que no ano passado foi uma das piores na Austrália, desencadeando grandes incêndios florestais, e a destruição do habitat natural da espécie pela expansão urbana são apontados como ameaças à sobrevivência dos ornitorrincos, animais de hábitos noturnos que, no caso dos machos, têm esporões venenosos nas patas.



“Estes perigos expõem ainda mais o ornitorrinco a piores extinções locais, sem capacidade de repovoar estas áreas”, disse Gilad Bino, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, que liderou a investigação, citado pelo portal Aljazeera.

A União Internacional para a Conservação da Natureza classificou o ornitorrinco como espécie “quase ameaçada”. O animal, cuja população tem diminuído progressivamente desde finais do século XVIII, é considerado um dos mamíferos mais primitivos.

“Há uma necessidade urgente de implementar esforços nacionais de conservação para este mamífero e outras espécies únicas, aumentando a monitorização, acompanhando tendências, mitigando ameaças e protegendo e melhorando a gestão de habitats de água doce”, rematou o cientista, citado pelo New Atlas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …