OpenAI e Microsoft estarão a planear supercomputador de 100 mil milhões de dólares

A Microsoft e a OpenAI estão prontas para avançar com um projeto de data center e supercomputador 100 mil milhões de dólares que promete revolucionar o campo da inteligência artificial (IA).

Esta ambiciosa iniciativa remonta ao investimento inicial de 1 mil milhões de dólares da Microsoft na OpenAI em 2019. Reconhecendo o papel dos sistemas de supercomputação na condução da investigação de IA, a Microsoft desenvolveu rapidamente um supercomputador personalizado alojado nos seus data centers em Iowa.

Agora, conforme relatado pelo The Information, OpenAI e Microsoft estão a preparar-se para embarcar num projeto ainda maior: um empreendimento de data center de 100 mil milhões de dólares que abriga um supercomputador equipado com “milhões de chips de servidor especializados”.

Com o nome de código “Stargate”, este empreendimento monumental poderá começar já em 2028, com planos de expansão ao longo de dois anos e um potencial consumo de energia de até 5 gigawatts, ultrapassando a capacidade até das maiores centrais nucleares.

De acordo com o Freethink, Microsoft e a OpenAI ainda estão a ponderar sobre a localização, os componentes de hardware e as fontes de energia. É de salientar que está também a ser considerado um projeto de supercomputador mais pequeno para a OpenAI no Wisconsin, com um custo estimado de até 10 mil milhões de dólares e um lançamento previsto para 2026.

Embora nem a OpenAI nem a Microsoft tenham fornecido comentários oficiais sobre o projeto relatado, um porta-voz da Microsoft afirmou o compromisso da empresa em fazer avançar as capacidades de IA através de inovações de infraestruturas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.