ONU confirma destruição do templo de Bel pelo Estado Islâmico

Bernard Gagnon / Wikimedia

Templo de Baal, em Palmira

Templo de Bel, em Palmira

A ONU anunciou esta terça-feira que as imagens obtidas por satélite confirmam a destruição do templo de Bel, joia da cidade antiga de Palmira, no deserto da Síria, e obra do Estado Islâmico.

“Podemos confirmar a destruição do principal edifício do templo de Bel, e de uma colunata nas imediações”, disse o Instituto para a Formação e Investigação da ONU (UNITAR), depois de ter comparado imagens de satélite antes e depois de uma poderosa explosão registada nas ruínas da cidade antiga.

O histórico templo, datado de há 2000 anos, foi destruído a 23 de agosto, depois de o EI ter colocado uma grande quantidade de explosivos no monumento.

A confirmação da ONU da destruição do templo de Bel surge horas depois de o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres mas que recolhe as informações junto de uma vasta rede de militantes no terreno, revelar novos danos na famosa cidade arqueológica.

“Até agora não temos informação pormenorizada, dados ou fotografias do ocorrido. Só contamos com uma visão preliminar e os testemunhos dos moradores de Palmira”, disse na segunda-feira Mohammed Nazir Awad, diretor do Departamento de Edifícios Antigos da Síria.

Awad responsabilizou a comunidade internacional por todas as perdas na Síria e exigiu “um plano imediato para deter e prevenir toda devastação e destruição das ruínas” do país.

Este é a segunda ação de destruição, numa semana, do grupo terrorista Estado Islâmico contra um templo de Palmira.

Palmira, situada na província de Homs, no centro da Síria, é património da Humanidade. Foi conquistada em maio pelo EI, que já destruiu vários locais arqueológicos no Iraque, país vizinho da Síria.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …