Salsichas, bacon e enchidos são cancerigenos

O consumo de enchidos e de carnes vermelhas pode provocar cancro, de acordo com um alerta da Organização Mundial de Saúde que colocou estes tipos de carne na categoria dos produtos cancerígenos.

Especialistas da Agência para a Investigação contra o Cancro (IARC), organismo que se encontra na dependência da Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciaram que a carne processada, como os enchidos, as salsichas, o bacon e as lasanhas pré-cozinhadas, é “cancerígena para os humanos“.

Com base na revisão científica de mais de 800 estudos elaborados nos últimos tempos nesta área, um grupo de 22 especialistas de 10 países diferentes concluiu que há “evidência suficiente” de que a carne processada provoca o cancro colo-rectal.

De acordo com os investigadores da OMS, “por cada 50 gramas de carne processada que se consome, o risco aumenta em 18%“, cita o jornal espanhol El Mundo.

Este tipo de carne passa assim a integrar o chamado grupo dos produtos cancerígenos da OMS, a par de produtos como o plutónio,  tabaco, o amianto e o diesel.

No caso da carne vermelha, que inclui as carnes de porco, de vaca, de vitela, de borrego, de carneiro, de cavalo e de cabra, os especialistas da IARC entendem que é causa “provável” de cancro, com base numa “evidência limitada”.

Desta forma, a carne vermelha é classificada no grupo 2A, a par do herbicida glifosato que mata todo o tipo de plantas.

As carnes vermelhas e as carnes processadas terão especial associação com o cancro colo-rectal, mas os especialistas também detectaram vínculos com os cancros do pâncreas e da próstata.

Estudos anteriores já tinham comprovado o carácter cancerígeno da carne processada devido à presença do sal e das nitrosaminas, compostos químicos que servem para impedir a contaminação bacteriana dos alimentos.

“Tendo em conta a quantidade de pessoas que consome carne processada em todo o mundo, o impacto global da sua incidência no cancro pode ser muito importante para a saúde pública”, trata de alertar o director do programa do IARC, Kurt Straif, citado pelo El Mundo.

“Para uma pessoa, o risco de desenvolver um cancro colo-rectal devido ao consumo de carne processada continua a ser pequeno, mas o risco aumenta com a quantidade de carne consumida“, avisa ainda Kurt Straif.

Este alerta da OMS vem reforçar os repetidos avisos que têm surgindo da boca de médicos e de nutricionistas para a importância de limitar o consumo de carne.

ZAP

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. E a fome não provoca cancro?
    O título diz: SALSICHAS, BACON E ENCHIDOS SÃO CANCERÍGENOS.
    No fim dizem: “Para uma pessoa, O RISCO DE DESENVOLVER UM CANCRO colo-rectal devido ao consumo de carne processada CONTINUA A SER PEQUENO, mas o risco aumenta com a quantidade de carne consumida“
    Assinado: ZAP
    No comment!!

    • Cara Ana,
      Este seu editor fumou desalmadamente durante 30 anos e ainda aqui está. O facto de (ainda) não ter morrido, não significa que o tabaco não seja cancerígeno.
      O facto de o tabaco ser cancerígeno (dado aceite por consenso, mesmo entre fumadores) não significa que quem fuma, “apanha” necessariamente um cancro. O risco é “pequeno”.
      Mas o tabaco não deixa de ser cancerígeno.
      Perdoe-nos, assim, não conseguirmos perceber o seu ponto de vista.
      Assim de repente, a Ana parece estar a cair na tentação de “matar o mensageiro”.
      A nossa fonte original usa um título diferente do nosso:
      “La OMS dice que la carne procesada puede causar cáncer” (El Mundo)
      Uma outra fonte insuspeita usa um título mais brutal:
      “Linguiça, bacon e presunto são cancerígenos, diz OMS” (BBC)
      No ZAP, apenas omitimos “diz a OMS”. Nós acreditamos na OMS.

  2. O esperteza nos cabeça quanto muíínto nos conforme estás patente nos cabeça dos dedos grande do centro dos mãos, efetivamente tanto faz dos mãos esquerda ô dos direita efetivamente. Mas para tu comprenderes nos devidamente e factualmente tens que ter uma comprenção dos devidamente. Queres dizer, efetivamente não chegas para cá a dar os posta dos pescada porque efectivamente te podem cair nos cabeça verdadeiramente!

      • Aquela garina num sabe abanar os ancas e quando vai nos centro das rebita verdadeiramente acredita qui os gente fixamos os orlhos diretamente nos matako e a duia nos finalmente coloca os bicos de pé e as gente ficamos com as frustração verdadeiramente. Sabes quando os cabeça encosta nos ombros já perdeste os pescoço e despuois só te fica os espinha vertebral com os mama na frente e a gente já sabemos si num tens os ancas despuois num puodes dançar verdaderamente só quando tens os bicos de pé por causa daquilo quê os branco diz, como chama, Joanete, efectivamente. Então as gente prefere verdaderamente fazer os lançamento dos orlhos na direção dos mama grandes, tás a comprender? Neste ponto, quando aquela duia passa por aqui precisamente, necessáriamente tens que ter os mama grande quando os cabeça vai directamente nos ombros verdaderamente tens que por os mamas nos movimentaçãao…
        – Com todo o respeito pelos angolanos sob tirania duma encapotada democracia assente em forças armadas e de segurança ao serviço de alguns.

    • Toucinho e bacon são duas coisas completamente distintas…Não é uma questão de tradução.
      Uma nota: a OMS devia dizer QUAIS os conservantes, corantes e demais elementos que dizem provocar o cancro, pois assim as pessoas mais informadas já podem ver se está nos rótulos ou não! Sei que um deles é o nitrito de sódio, sem dúvida, presente em TODOS OS ENCHIDOS e outros produtos de carne.

      • Em resposta aos seu comentário, os aditivos adicionados têm um limite para serem detectados no produto final e são uma análise obrigatória para comprovar a salubridade do produto final. Caso queira um alimento que adquira no supermercado sem que na sua composição tenha algum tipo de “E”, aconselho a que recheio bem a sua carteira para que os possa adquirir ou então volte ao tempo dos nossos avós e dedica-se à agricultura e viva só do que produz. Pense positivo, reduz no ginásio e ainda pode ajudar na economia nacional.

        Lamento dizer-lhe, mas você sofreu uma lavagem cerebral.

    • UM DESENHO – A “esperteza” é coisa relativa. É coisa da cabeça ou, a eito, da cabeça dos dedos quando se chafurda num teclado. Quer dizer que com alguns(as) alguma daquela assenta em postas de pescada atiradas ao ar à espera que nenhuma lhe caia em cima…

  3. O Gonzaga passou-se! ahahahah…Só pode! O que pretendia dizer o homem? Já tentei ler 3 vezes e não consigo perceber o rumo da coisa. Agora fiquei curioso… Será que está em código ou é mesmo dos enchidos? ahahahah

    • Para evitar colaterais imprevisíveis não tente de novo. Disperse o olhar tentado por outros “posts” laterais ainda que da mesma fonte…
      Veja lá, depois dos enchidos não se empanturre só por achar que devia ser claro como a água quando mesmo à tona nem a espuma descortinou. É Claro.

  4. Resposta ao jornalista do ZAP, ex fumador.
    Ficaria admirada se o jornalista percebesse o que escrevi. Vou explicar.
    A afirmação feita no título não condiz com o parágrafo que vem no fim e que eu mencionei. Aumenta o risco se o consumo for excessivo, mas não é a causa.
    Todos estes alimentos fazem parte das dietas dos hospitais, cantinas escolares e da população que tem poucos recursos para alimentar a família.
    Quem ler só o título vai pensar que estas instituições andam a “matar” as pessoas.
    A OMS não alerta para o álcool, esse sim, provoca cancro em vários órgãos.
    Não o faz porquê? Seria um trabalho jornalístico interessante descobrir o porquê. Iria dar trabalho e o mais fácil é sempre o copy/paste de outras fontes.
    Se, mesmo assim, o jornalista do ZAP não perceber o meu ponto de vista, voltarei a responder-lhe para o esclarecer.

    • Por mais “sabedoria” que ande no ar (da sala) a “presunção” de que alguma lhe vir a entrar na “caximónia” – arriscando papas – mata-lhe aquele andar emprestado de pavão à espera que uma brisa lhe enfune o rabo que não abana mas emproado se pavoneia de presumidas “sabedorias” de cordel.
      Muíínnto piores quando verdaderamente cu teu pensamento estás convictamente com os convencimentos das verdades absolutamente…
      Felizes são os tolos apesar de lhes dever silêncio?

    • Ao presumir que o Sr(a) Jornalista não percebe insinua-se a responder a quê?
      Será que tem relações privilegiadas com algum pavão que lhe empresta a penugem?

  5. Lá voltamos nós ás noticias alarmistas; parece que algumas pessoas, quais membros de seita fundamentalista, querem demonizar todos os prazeres. Um bom presunto, um saboroso bife ou uma morcela assada em bom bagaço, quando consumidos com moderação e em boa companhia, são das coisas boas que a vida tem; pequenos prazeres que fazem a vida valer a pena, desistir deles é desistir um pouco de viver mais feliz.

  6. O artigo está muito bom, gaste alguns Euros em um par de sapatilhas para correr, uma bicicleta e ou uma mensalidade num ginásio e poupe no futuro na conta do Cardiologista.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …