/

O óleo que sai da casca do limão tem maior aceleração que um foguete

Já se perguntou porque é que as laranjas e os limões libertam uma pequena névoa quando são descascados? Esta pergunta simples inspirou uma longa investigação da Universidade da Florida Central que está a ser realizada há oito anos.

O objetivo final da equipa de cientistas é desenvolver uma tecnologia mais eficiente para as bombas de asma ou para qualquer outro equipamento que deva dispersar rapidamente o seu conteúdo no ar.

A casca de uma fruta cítrica é formada por duas camadas: uma grossa e esponjosa e outra firme e fina. O cientista Andrew Dickerson diz que o óleo cítrico fica na parte esponjosa, e quando a casca é retirada, esse material mais grosso esmaga o óleo, pressionando o líquido que é expulso da casca em forma de nuvem.

Dickerson e sua equipa têm gravado vídeos em câmara lenta de laranjas e limões a serem esmagados para observar a explosão dessas gotas de óleo.

“Quando a fruta é esmagada, esses jatos têm o tamanho de um fio de cabelo humano, e o óleo é libertado rapidamente”, destaca o especialista.

A velocidade desses jatos chega a 36 km/h numa distância de um milímetro ou menos, uma aceleração 1000 vezes mais rápida que a de um foguete a ser lançado para o espaço. Isso acontece porque os poros têm um formato quase elíptico (formato de bola de futebol americano).

Se os poros fossem simplesmente redondos, o jato não atingiria tal velocidade. É por isso que quando alguém descasca uma tangerina é possível sentir o cheiro rapidamente mesmo que estejamos a uma distância considerável da fruta.

Dickerson diz que ainda há muito a ser investigado nesta área, mas espera que o conceito possa ser aplicado no fabrico de bombas de asma mais eficientes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.