Obama vai mudar o nome à montanha mais alta dos Estados Unidos

1

Smial / Wikimedia

Monte McKinley, Alaska. Agora, Monte Denali, "O Alto"

Monte McKinley, Alaska. Agora, Monte Denali, “O Alto”

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai esta quinta-feira restaurar o antigo nome da montanha mais alta do país, o Monte McKinley.

Com  6.194 m de altitude, o Monte McKinley, na cordilheira do Alaska, o pico mais alto de toda a América do Norte, vai voltar a chamar-se Denali, o nome usado tradicionalmente pelos povos nativos da região.

Denali significa “O Alto” nas línguas indígenas locais.

A montanha tinha sido baptizada em honra do 25.º presidente americano, William McKinley, que liderou o país entre 1897 e 1901.

A batalha pelo nome da montanha opõe há quatro décadas as pretensões indígenas às dos políticos do Ohio, o estado de origem de McKinley.

Em 1975, o Estado do Alaska tinha oficialmente passado a chamar Denali à montanha, tendo desde então mantido pressão sobre o governo federal para o fazer também.

O gesto simbólico marca o início da visita de 3 dias de Barack Obama ao Alaska.

Agenda para o ambiente

Obama é o primeiro presidente norte-americano a visitar as regiões árticas do 49º estado americano, o mais a norte dos EUA.

A visita é marcada pelo tema das alterações climáticas, para o qual Obrama espera obter apoio.

O presidente americano defender políticas para reduzir o impacto das mudanças climáticas, mas também a posição do governo americano de autorizar a exploração petrolífera no Oceano Ártico pela multinacional Shell – iniciativa bastante criticada pela comunidade ambientalista internacional.

Além dos Estados Unidos, outros países já demonstram interesse em explorar petróleo no Alasca.

Os ambientalistas defendem que a exploração do petróleo irá afectar as espécies e comunidades que habitam a região.

Apesar da controvérsia acerca da exploração de petróleo no Ártico, a administração Obama tem tomado medidas activas em relação às alterações climática – com destaque para o plano de redução de emissões de carbono lançado pelo governo americano no início do mês.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.