O tomate pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro

Uma equipa de cientistas da Universidade Tufts mostrou que o tomate pode ajudar a prevenir o cancro no fígado. Os resultados deste estudo foram publicados na revista Cancer Prevention Research em dezembro do ano passado.

Investigadores do Centro Jean Mayer de Pesquisa em Nutrição Humana e Envelhecimento estudam o efeito preventivo que alguns alimentos podem ter no desenvolvimento de cancro no pulmão, fígado e cólon.

O estudo examinou o licopeno, um antioxidante que confere a cor vermelha a várias frutas e verduras. A fonte mais rica de licopeno são os tomates. Outros alimentos, como a goiaba, a melancia, a toranja e o pimento vermelho também contêm licopeno, mas em concentrações muito mais baixas.

O estudo demonstrou que, graças a essa substância, a ingestão de tomate ajuda a reduzir o risco de padecer doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e certos tipos de cancro, como cancro da próstata, pulmão, mama e cólon.

Comer apenas dois ou três tomates ou uma porção de molho de tomate em massa por dia é suficiente para obter a quantidade necessária de licopeno. A concentração de licopeno registada em tomate em pó é particularmente alta

Para demonstrar estas propriedades, os cientistas infetaram os ratos com carcinógeno hepáticos e alimentaram-nos com uma dieta pouco saudável, rica em gorduras, semelhante a uma dieta ocidental. Alguns receberam pó de tomate e outros não. Os investigadores avaliaram como o tomate em pó protegia os ratos do cancro.

Assim, pela primeira vez os cientistas mostraram que o tomate, devido ao seu alto teor de licopeno, pode efetivamente reduzir o risco de doença hepática gordurosa, inflamação e cancro no fígado causado pela dieta rica em gordura, disse Xiang-Dong Wang, diretor associado do Centro Jean Mayer para Pesquisa em Nutrição Humana e Envelhecimento, numa entrevista.

O investigador sublinhou que o tomate em pó aumentou a riqueza e diversidade do microbioma e impediu o crescimento excessivo de algumas bactérias relacionadas com a inflamação.

No entanto, os cientistas dizem que comer tomate é mais saudável do que comer apenas licopeno concentrado. “Observámos que o tomate em pó é mais eficaz do que a mesma dose de suplementos de licopeno purificado na prevenção do desenvolvimento de cancro no fígado”, disse Wang.

Isto pode ter a ver com os potenciais efeitos benéficos de outros nutrientes do tomate, como vitamina E, vitamina C, folato, minerais, compostos fenólicos e fibras alimentares.

Numa próxima etapa, os especialistas conduzirão testes com pessoas para entender melhor o papel do licopeno na redução do risco de desenvolver doenças no fígado.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito de saber que o tomate ajuda a prevenir alguns cancros, essa informação é super valiosa. Por exemplo na Itália, as pessoas comem muito molho de tomate com suas massas, então os homens lá tem menos câncer de próstata. Isso é magnífico. Encontrei algumas ofertas boas de tomate no folheto Lidl. Espero que possa ajudar a todos. Um abraço!

RESPONDER

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …