O tomate pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro

Uma equipa de cientistas da Universidade Tufts mostrou que o tomate pode ajudar a prevenir o cancro no fígado. Os resultados deste estudo foram publicados na revista Cancer Prevention Research em dezembro do ano passado.

Investigadores do Centro Jean Mayer de Pesquisa em Nutrição Humana e Envelhecimento estudam o efeito preventivo que alguns alimentos podem ter no desenvolvimento de cancro no pulmão, fígado e cólon.

O estudo examinou o licopeno, um antioxidante que confere a cor vermelha a várias frutas e verduras. A fonte mais rica de licopeno são os tomates. Outros alimentos, como a goiaba, a melancia, a toranja e o pimento vermelho também contêm licopeno, mas em concentrações muito mais baixas.

O estudo demonstrou que, graças a essa substância, a ingestão de tomate ajuda a reduzir o risco de padecer doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e certos tipos de cancro, como cancro da próstata, pulmão, mama e cólon.

Comer apenas dois ou três tomates ou uma porção de molho de tomate em massa por dia é suficiente para obter a quantidade necessária de licopeno. A concentração de licopeno registada em tomate em pó é particularmente alta

Para demonstrar estas propriedades, os cientistas infetaram os ratos com carcinógeno hepáticos e alimentaram-nos com uma dieta pouco saudável, rica em gorduras, semelhante a uma dieta ocidental. Alguns receberam pó de tomate e outros não. Os investigadores avaliaram como o tomate em pó protegia os ratos do cancro.

Assim, pela primeira vez os cientistas mostraram que o tomate, devido ao seu alto teor de licopeno, pode efetivamente reduzir o risco de doença hepática gordurosa, inflamação e cancro no fígado causado pela dieta rica em gordura, disse Xiang-Dong Wang, diretor associado do Centro Jean Mayer para Pesquisa em Nutrição Humana e Envelhecimento, numa entrevista.

O investigador sublinhou que o tomate em pó aumentou a riqueza e diversidade do microbioma e impediu o crescimento excessivo de algumas bactérias relacionadas com a inflamação.

No entanto, os cientistas dizem que comer tomate é mais saudável do que comer apenas licopeno concentrado. “Observámos que o tomate em pó é mais eficaz do que a mesma dose de suplementos de licopeno purificado na prevenção do desenvolvimento de cancro no fígado”, disse Wang.

Isto pode ter a ver com os potenciais efeitos benéficos de outros nutrientes do tomate, como vitamina E, vitamina C, folato, minerais, compostos fenólicos e fibras alimentares.

Numa próxima etapa, os especialistas conduzirão testes com pessoas para entender melhor o papel do licopeno na redução do risco de desenvolver doenças no fígado.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito de saber que o tomate ajuda a prevenir alguns cancros, essa informação é super valiosa. Por exemplo na Itália, as pessoas comem muito molho de tomate com suas massas, então os homens lá tem menos câncer de próstata. Isso é magnífico. Encontrei algumas ofertas boas de tomate no folheto Lidl. Espero que possa ajudar a todos. Um abraço!

RESPONDER

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …