O tomate pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro

Uma equipa de cientistas da Universidade Tufts mostrou que o tomate pode ajudar a prevenir o cancro no fígado. Os resultados deste estudo foram publicados na revista Cancer Prevention Research em dezembro do ano passado.

Investigadores do Centro Jean Mayer de Pesquisa em Nutrição Humana e Envelhecimento estudam o efeito preventivo que alguns alimentos podem ter no desenvolvimento de cancro no pulmão, fígado e cólon.

O estudo examinou o licopeno, um antioxidante que confere a cor vermelha a várias frutas e verduras. A fonte mais rica de licopeno são os tomates. Outros alimentos, como a goiaba, a melancia, a toranja e o pimento vermelho também contêm licopeno, mas em concentrações muito mais baixas.

O estudo demonstrou que, graças a essa substância, a ingestão de tomate ajuda a reduzir o risco de padecer doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e certos tipos de cancro, como cancro da próstata, pulmão, mama e cólon.

Comer apenas dois ou três tomates ou uma porção de molho de tomate em massa por dia é suficiente para obter a quantidade necessária de licopeno. A concentração de licopeno registada em tomate em pó é particularmente alta

Para demonstrar estas propriedades, os cientistas infetaram os ratos com carcinógeno hepáticos e alimentaram-nos com uma dieta pouco saudável, rica em gorduras, semelhante a uma dieta ocidental. Alguns receberam pó de tomate e outros não. Os investigadores avaliaram como o tomate em pó protegia os ratos do cancro.

Assim, pela primeira vez os cientistas mostraram que o tomate, devido ao seu alto teor de licopeno, pode efetivamente reduzir o risco de doença hepática gordurosa, inflamação e cancro no fígado causado pela dieta rica em gordura, disse Xiang-Dong Wang, diretor associado do Centro Jean Mayer para Pesquisa em Nutrição Humana e Envelhecimento, numa entrevista.

O investigador sublinhou que o tomate em pó aumentou a riqueza e diversidade do microbioma e impediu o crescimento excessivo de algumas bactérias relacionadas com a inflamação.

No entanto, os cientistas dizem que comer tomate é mais saudável do que comer apenas licopeno concentrado. “Observámos que o tomate em pó é mais eficaz do que a mesma dose de suplementos de licopeno purificado na prevenção do desenvolvimento de cancro no fígado”, disse Wang.

Isto pode ter a ver com os potenciais efeitos benéficos de outros nutrientes do tomate, como vitamina E, vitamina C, folato, minerais, compostos fenólicos e fibras alimentares.

Numa próxima etapa, os especialistas conduzirão testes com pessoas para entender melhor o papel do licopeno na redução do risco de desenvolver doenças no fígado.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito de saber que o tomate ajuda a prevenir alguns cancros, essa informação é super valiosa. Por exemplo na Itália, as pessoas comem muito molho de tomate com suas massas, então os homens lá tem menos câncer de próstata. Isso é magnífico. Encontrei algumas ofertas boas de tomate no folheto Lidl. Espero que possa ajudar a todos. Um abraço!

RESPONDER

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …