Nem o ovo nem a galinha. Primeiro vieram os pés

Foram descobertas pegadas misteriosas de pés semelhantes aos das aves, muito antes da existência dos primeiros pássaros. “Primeiro veio o ovo ou a galinha?” Afinal, nem uma coisa nem outra.

Foram descobertas, no Lesoto, pegadas de animais com pés semelhantes aos das aves, com cerca de 215 milhões de anos, muito antes da existência dos primeiros pássaros conhecidos.

A pesquisa, levada a cabo por Miengah Abrahams e Emese Bordy, da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul), foram publicadas na semana passada, na PLoS One.

O estudo incidiu em cinco áreas com este tipo de pegadas.

Os investigadores concentraram-se em Trisauropodiscus – um nome dado a pegadas tridáctilas – deixadas por animais cujas identidades exatas são um mistério.

Descobriu-se que as marcas podiam ser divididas em dois grupos, com base na sua forma.

Um dos grupos era distintamente semelhante aos das aves, apresentando uma “grande dispersão nos dígitos externos, como uma ave aquática, e os dedos eram incrivelmente delgados, com o dedo central não se projetando muito para a frente”, descreveu Miengah Abrahams, citado pela New Scientist.

O segundo grupo de pegadas tinha “dedos mais arredondados, robustos e alongados, menos dispersos”, assemelhando-se a outro tipo de pegada conhecida como Anomoepus, atribuída a dinossauros com ancas semelhantes às das aves.

A descoberta de dois grupos distintos de Trisauropodiscus sugere que pés semelhantes aos das aves evoluíram muito antes dos primeiros pássaros, e podem também ter evoluído de forma independente noutros grupos de animais.

Miengah Abrahams Et al.

Pegadas de pássaro encontradas

Mas o mistério permanece. Os cientistas continuam sem saber quem é o animal autor de tais pegadas: “Temos quase a certeza de que não é uma ave, sendo mais provável que seja um dinossauro. No entanto, não temos a certeza que dinossauro será. Não temos nada no nosso registo fóssil local que seja comparável”, explicou Miengah Abrahams.

Esta descoberta abre novas perspetivas sobre a evolução das características das aves, muito antes do surgimento dos primeiros pássaros conhecidos.

A luta do “pioneirismo entre o ovo e da galinha” parece ter chegado o fim. Afinal, foram os pés a vir primeiro.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.