O que é que vive no fundo do lago mais profundo do mundo?

Wikimedia Commons

Lago Baikal congelado, no Inverno

O lago Baikal tem 1642 metros de profundidade que vai continuar, todos os anos, a aumentar. Com quase três mil espécies exclusivas, o lago com mais biodiversidade do mundo ainda é, em parte, um grande mistério.

Fica na Sibéria e, com 30 milhões de anos, é o mais velho lago de água doce do mundo.

Apesar de não ser (nem perto) o maior lago do mundo, o lago Baikal é o que tem mais água — tudo por causa da sua enorme profundidade de 1642 metros, que continuará a aumentar, uma vez que o lago está no topo de uma fenda continental. À medida que a crosta terrestre se afasta, o lago vai ficando mais profundo.

Apesar da sua temperatura gelada, acredita-se que o misterioso lago é a casa de mais de 1000 espécies de plantas e 2500 espécies de animais — das quais 80% não existem em mais lado nenhum da Terra, segundo o Real Clear Science.

Em 2008, submersíveis foram ao fundo do Baikal pela primeira vez. Lá depararam-se com um chão completamente escuro, repleto de vulcões, infiltrações de metano e petróleo e claro, muita vida, sustentada pelos elevados níveis de oxigénio dissolvido do lago. No entanto, a tal profundidade, a pressão era tão alta que os cientistas não puderam lá ficar por muito tempo.

Este oxigénio extra permite que espécies cresçam até três vezes mais. Este é o caso de platelmintos como anfípodes ou planárias que, habitualmente com 10 centímetros, adquirem até 30 centímetros no Baikal.

Wikimedia Commons

Anfípode encontrado no lago Baikal

Águas ricas em nutrientes alimentam vários organismos neste lago que por sua vez alimentam os anfípodes, que acabam nas bocas dos peixes demersais Abyssocottinae, espécie que conta com, no mínimo, seis diferentes sub-espécies a mais de 1000 metros de profundidade no Baikal.

160 minhocas e 15 esponjas marinhas são exclusivas ao Baikal, onde crescem até atingirem dimensões fora do normal.

O mais interessante é que estas vidas marinhas parecem encontrar a chave da sua evolução no gelo, que com camadas de até seis metros de espessura, as tem protegido há vários milhões de anos.

O mistério estende-se a outros animais. Um deles é a nerpa ou foca-da-sibéria, que é possivelmente a única do mundo a habitar exclusivamente em água doce.

Como se formou o Baikal?

Os mais fantasiosos afirmam que o lago siberiano se formou após a queda de um meteorito, há 25 milhões de anos, mas um meteorito de tal dimensão faria muitos mais estragos — possivelmente até destruiria a Terra.

O abalo das placas tectónicas, que terá provocado um enorme terramoto que rachou uma montanha a meio, dando origem ao lago, é uma explicação comummente aceite.

Mistérios não se prendem apenas à fauna e flora. A estranha aparência dos grandes anéis de gelo no lago Baikal, no norte da Sibéria, confunde os cientistas desde que foram descobertos no início dos anos 2000 através de imagens de satélite MODIS, mas são possivelmente explicados pelo pouco comum movimento circular de água quente sob o gelo.

Num ambiente único e em constante crescimento, muito está ainda por descobrir sobre este misterioso lago siberiano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.