O principal opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalny, – que está detido numa prisão no norte da Rússia – diz ser obrigado a ouvir todas as madrugadas uma música pró-Putin chamada “I am Russian” da autoria de Shamam.
Alexei Navalny revelou esta segunda-feira que é acordado todos os dias, às 5h da manhã, com o hino russo seguido de uma música pop pró-Putin.
O principal líder da oposição russa expôs este novo “castigo” a que é sujeito numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
Ironicamente (ou não), Navalny referiu que estava ansioso para ouvir a música “I am Russian”, cujo autor é um conhecido apoiante de Putin.
“O cantor Shaman apareceu quando eu já estava preso, então não pude ouvir as suas músicas. Mas sei que ele é agora o vocalista principal de Putin. E tem a música popular: «I am Russian» (…) Claro que estava curioso para ouvir“, escreveu Navalny.
“Aqui, todos os dias às 5 horas da manhã, ouvimos o comando: «Acorda!», seguido do hino nacional russo. Imediatamente a seguir, é tocada a segunda música mais importante do país – «I am Russian» de Shaman”, acrescentou o político de 47 anos.
3/6 And here, every day at 5 o’clock in the morning, we hear the command: «Wake up!», followed by the Russian national anthem. Immediately afterward, the country’s second most important song is played – «I’m Russian» by Shaman.
— Alexey Navalny (@navalny) January 22, 2024
Navalny, ativista anti-corrupção e grande inimigo do presidente Vladimir Putin, cumpre uma pena de 19 anos de prisão por “extremismo”. Foi detido em janeiro de 2021 ao regressar à Rússia, depois de ter estado em recuperação na Alemanha de um envenenamento que, segundo o próprio, terá sido planeado pelo Kremlin.
A música “I am Russian” de cariz “ultra-nacionalista” foi lançada em julho de 2022 e que tem despertado Alexei Navalny na colónia penal onde se encontra, na Península de Yamal, no noroeste da Rússia.
“Para ser sincero, ainda não tenho certeza se entendi corretamente o que é meta-ironia. Mas se não é isso, o que é?”, escreveu ainda Navalny, que foi acusado pelo Kremlin de se associar a causas nacionalistas.
6/6 To be honest, I’m still not sure that I correctly understand what post-irony and meta-irony are. But if that’s not it, what is it? 😉
— Alexey Navalny (@navalny) January 22, 2024