/

“Nuvens do Apocalipse” oficialmente reconhecidas pelos cientistas

A Organização Meteorológica Mundial reconheceu oficialmente um tipo raro de nuvens e incluiu-o na nova edição do seu Atlas Internacional das Nuvens.

Segundo o The Verge, este tipo peculiar de nuvens, que formam silhuetas assustadoras – por exemplo, de rostos de pessoas – é conhecido já há muito tempo, mas até agora nunca tinha sido devidamente estudado e descrito.

As pessoas pouco familiarizadas com a meteorologia ficam frequentemente amedrontadas com este fenómeno, que é muitas vezes associado ao dia do Juízo Final ou a uma invasão de extraterrestres.

Há 9 anos, as nuvens “apocalípticas” atraíram a atenção do fundador da Sociedade dos Amadores de Nuvens, o escritor britânico Gavin Pretor-Pinney. Em 2009, Pretor-Pinney propôs que estas nuvens fossem batizadas como Undulatus asperatus, (“ondeado colinoso” em latim), e incluídas numa classificação geral das nuvens.

Mas só 8 anos mais tarde o escritor britânico viria a conseguir o seu desejo.

Na nova edição do Atlas Internacional das Nuvens, as “nuvens do Apocalipse” chamam-se asperitas (“aspereza“, em latim), já que por regra o nome deve ser um substantivo. Além disso, o atlas foi enriquecido com mais 11 tipos de nuvens — com nomes t\ao peculiares como volutus, flumen, ou fluctus, entre outros.

O Atlas Internacional das Nuvens foi publicado pela primeira vez em 1896, e a última vez que um novo tipo de nuvens foi adicionado aconteceu em 1951.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.