Pelo menos, desde que há registos: aumento no último trimestre do ano passado elevou o total para quase 754 mil postos de trabalho.
Portugal tem quase 754 mil funcionários públicos. Será o número mais alto de sempre – é pelo menos o número mais alto desde que há registos do género, em 2011.
Os números foram apresentados nesta sexta-feira, numa síntese estatística da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), partilhada pelo ECO.
Houve um aumento de 1% entre o terceiro e o quarto trimestres. Mais 7.581 postos de trabalho, o que se reflecte num novo total de 753.850 postos de trabalho na administração pública.
Este aumento está relacionado com a administração local (nas câmaras municipais houve mais 3.713 pessoas a entrar) e com a administração central (mais 831 professores universitários, 641 técnicos superiores e 644 educadores de infância e professores do ensino básico e secundário).
O Governo, no primeiro ano de Luís Montenegro, contribuiu mais do que a administração central: Presidência do Conselho de Ministros (+1.747 postos de trabalho) e Saúde (+1.730 postos).
Estes números têm uma justificação: trabalhadores que estavam em várias áreas governativas passaram para as comissões de coordenação e desenvolvimento regionais e há mais enfermeiros (+916), técnicos de diagnóstico e terapêutica (+434) e médicos (+238).
Em Outubro do ano passado, o salário base médio mensal dos funcionários públicos foi 1.772,7 euros. Se juntarmos subsídios, suplementos e horas extra, o valor mensal passa para 2.137,4 euros.
E os Serviços Públicos , nas ruas da amargura !……. It’s a question !
Em ve de SIMPLIFICAR a burocracia absurda que temos, admitem mais funcionários públicos. A maioria, tem o preverso prazer de nos atormentar a alma,, e nem mereçe a água que bebe.
Portugal está a necessitar de um DOGE.
E onde estão esses funcionarias?
Nas escolas, FALTAM,
Na saúde FALTAM,
Nas repartições de finanças e SS FALTAM,
Então? Estão todos no poleiro? Parece que sim.