Nudistas escolhem Machu Picchu como local favorito para as suas fotografias

My Naked Trip

-

Em pouco tempo, nas redes sociais, um vídeo que mostra um casal a correr nu pelo corredor central de Machu Picchu, no Peru ganhou imensa popularidade. O vídeo mostra duas pessoas a correr e as reacções com surpresa e gargalhadas dos presentes.

Em poucos dias, o vídeo tornou-se viral na internet.

O vídeo foi filmado a 27 de fevereiro, e não foi o primeiro episódio nudista no local. Nos últimos meses, as pedras sagradas de Machu Picchu tornaram-se cenário para um estranho fenómeno onde turistas procuram, de alguma forma, serem fotografados nus dentro do histórico monumento.

Em novembro, a polícia de Cuzco deteve dois estrangeiros, o neozelandês Topp Mathew Jared e o australiano Liam Timothy, depois de se terem fotografado nus na área do parque conhecida como Casa do Guardião.

A polícia apagou os arquivos digitais da câmara, tendo, contudo, uma das fotografias acabado por ser divulgada nas redes sociais, com Jared e Timothy a usar apenas gorros na cabeça para se protegerem do frio habitual na altura do fim do ano.

Estes casos cada vez mais comuns têm deixado as autoridades em alerta. Ricardo Ruiz Caro, director do Instituto Nacional Cultura Cuzco, responsável pela administração de Machu Picchu, ordenou que a vigilância fosse redobrada no parque arqueológico para “evitar estes factos lamentáveis que atentam contra o património cultural”.

Marketing

Tudo começou em julho do ano passado, quando a marca de roupas britânica Time & Clothing usou o nudismo em Machu Picchu como estratégia de marketing.

No vídeo publicado no YouTube, a marca pergunta: “Já se perguntou como seria ficar nu num dos locais mais espectaculares do mundo?”. Nas imagens, um homem nu aparecia em atracções turísticas como o deserto de sal Salar de Uyuni, na Bolívia, as pirâmides de Chichen Itzá, no México, e, claro, Machu Picchu.

Desde que essa campanha foi lançada que começaram a aparecer nudistas no parque arqueológico. Os primeiros foram Jared e Timothy. Depois, vieram a público as fotos do israelita Amichay Rab, que fez uma viagem pela América Latina onde coleccionava fotos onde posa nu.

Das fotografias mais populares do seu blog, o My Naked Trip, é precisamente o de Rab em Machu Picchu, fotografia tirada pelo seu pai depois da maioria dos turistas já ter saído.

“Fiz a foto com todo o respeito possível, ciente de que se trata de um lugar sagrado para muitos peruanos”, afirmou Rab à BBC Mundo.

Depois destes episódios, seguiu-se então o vídeo do casal a correr pelo espaço.

Motivo maior

Qual o motivo por trás destes comportamentos? A principal razão parece ser a procura de diversão, mas há outros motivos.

No seu blog, o Naked at Monuments, Paul Marshall explica que se trata de uma forma de espalhar uma mensagem sobre o movimento nudista.

“Ficamos nervosos quando vemos um corpo nu, mas não temos qualquer problema quando vemos decapitações num filme”, explica Marshall no seu blog. “Queremos acabar com isso, mas de uma forma divertida.”

Outra razão mais simples para o sucesso de Machu Picchu entre os nudistas é por se tratar de um dos monumentos menos arriscados do mundo para ficar sem roupa.

Segundo a classificação feita por Marshall no seu blog, as ruínas incas têm um risco de “1,5 para 5” considerando ainda que  as pirâmides de Gizé são o lugar mais “difícil” para se praticar nudismo enquanto que a Grande Muralha da China, o mais “fácil”.

“Quanto mais fotos de pessoas nuas num certo lugar são publicadas na internet, menor é a dificuldade atribuída ao local”, disse Marshall.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Arquitetura óssea pode inspirar asas de aeronaves mais fortes

Uma nova descoberta na estrutura interna do osso pode levar a um melhor tratamento da osteoporose e a componentes de aeronaves mais duráveis. A densidade tem sido a referência para medir a força óssea. No entanto, …

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …