Novo seleccionador: presidente da FPF vai mudar (e isso não é um pormenor)

2

(dr) FPF

Fernando Gomes, presidente da FPF

Seja ou não José Mourinho, é preciso ter em conta que Fernando Gomes não é – nem pode ser – eterno na federação.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) procura um novo seleccionador nacional.

Fernando Santos deixou o cargo, depois de mais de oito anos como treinador da selecção e após mais de 100 jogos (um recorde).

A FPF, no comunicado que confirma a saída do técnico, indica somente que “iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional”. De resto, silêncio para já. O que seria de esperar.

A maioria da imprensa repete: José Mourinho é o preferido para ser o próximo seleccionador nacional.

Mas há entraves. Vários. A começar pela prioridade do próprio Mourinho, que provavelmente acha que ainda não está na altura de deixar a rotina de treinar um clube, para passar a orientar uma selecção (embora o próprio tenha admitido, ainda nos tempos do Real Madrid, que aceitaria logo o cargo – mas se estivesse livre).

O treinador tem contrato com a Roma até Junho de 2024. E já assegurou que está na capital italiana para cumprir “um projecto de três anos” – chegou em 2021, por isso prevê ficar mesmo até 2024.

Outro possível plano da FPF é contar com José Mourinho, mas só a partir do Verão de 2023.

Até lá, Portugal ainda terá dois jogos em Março, na qualificação para o Europeu 2024, perante adversários teoricamente acessíveis (Liechtenstein e Luxemburgo). Com mais dois jogos já em Junho, frente a Bósnia e Islândia.

Rui Jorge pode deixar temporariamente a selecção sub-21 para passar para a selecção principal, antes da – eventual – chegada de Mourinho.

Outros treinadores também aparecem como possibilidade, mas todos têm igualmente contrato com um clube: Jorge Jesus, Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Luís Castro.

Os técnicos livres que estarão na lista são Bruno Lage e André Villas-Boas.

Fernando Gomes vai sair

Mas há um aspecto que deve ser recordado quando se fala sobre o futuro seleccionador de Portugal: o futuro presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Há dois anos Fernando Gomes foi eleito presidente para o seu terceiro e último mandato, até ao Verão de 2024. Os estatutos da própria FPF não permitem que o actual presidente lidere a federação depois de 2024.

Ou seja, independentemente da escolha, o contrato que será assinado terá duas possíveis direcções: ou o treinador aceita um contrato de apenas um ano e meio (até ao Euro 2024), ou um contrato mais longo implica “entrar” no mandato do novo presidente.

“E isso não é ético, não é correcto. Fernando Gomes pode estar a contratar um treinador que não entra no projecto do novo presidente, que poderá ter um projecto diferente, outras ideias”, lembrou Pedro Henriques, antigo árbitro e agora comentador na rádio Observador.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Deixem lá estar o Mourinho sossegado em Roma e apostem no Villas Boas (está livre) ou no Rui Jorge (já está na FPF) até ao Euro 2024. Depois, logo se verá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.