Hostelworld.com

Viagem de comboio em InterRail – Europa
A nova ferramenta Byway Maps ajuda os utilizadores a planear uma viagem com itinerários de comboio a passar por vários países e com diferentes rotas.
Com a crescente procura de viagens sustentáveis, os passageiros estão cada vez mais a optar pelos comboios como alternativa aos voos. No entanto, reservar viagens de comboio transfronteiriças por essa Europa fora tem sido uma tarefa complicada, exigindo frequentemente ter de consultar vários sites, chamadas telefónicas e sistemas de bilhetes fragmentados.
Em resposta, a Byway, uma plataforma de viagens lentas, lançou uma ferramenta inovadora de mapas interativos destinada a simplificar o processo de planeamento e reserva de viagens ferroviárias internacionais.
A nova ferramenta Byway Maps permite que os viajantes planeiem e reservem viagens de comboio em vários países sem problemas, oferecendo um planeador visual de fácil utilização que apresenta as rotas e ligações ferroviárias. O objetivo é tornar as viagens de comboio tão simples como reservar um voo.
A dificuldade em reservar viagens internacionais de comboio resulta da fragmentação dos sistemas ferroviários europeus. Ao contrário do que acontece com os voos, não existe uma plataforma única de reservas para as viagens de comboio transfronteiriças, pelo que os passageiros têm frequentemente de juntar bilhetes de diferentes operadores.
Esta situação tornou as viagens internacionais de comboio, apesar dos seus benefícios ambientais, menos acessíveis para muitos. A ferramenta da Byway tem por objetivo eliminar estes desafios. Os utilizadores podem introduzir o seu ponto de partida e as datas de viagem, e a plataforma irá gerar sugestões de rotas, combinando comboios, alojamento e experiências de slow travel, refere a Euronews.
Atualmente, o Byway Maps abrange 160 destinos em 20 países e irá expandir-se ainda mais. Esta ferramenta foi concebida não só para listar os horários dos comboios, mas também para criar itinerários personalizados com base nos interesses do viajante, tornando as ligações mais fáceis e convenientes.
O aumento da procura de viagens de comboio faz parte de uma tendência mais ampla para transportes mais ecológicos. A rede ferroviária de alta velocidade da UE quase duplicou na última década e cada vez mais passageiros preferem os comboios aos aviões para reduzir a sua pegada de carbono.
Os comboios produzem emissões significativamente mais baixas do que os voos – apenas 34 gramas de CO2 por passageiro e por quilómetro, em comparação com os mais de 250 gramas das viagens aéreas.
Com os novos passes ferroviários, comboios noturnos e ferramentas flexíveis como os Mapas Byway, as viagens de comboio estão a tornar-se mais acessíveis e podem estar à beira de um renascimento, regressando à sua idade de ouro como um modo de transporte comum.