Novo livro diz que Jesus Cristo foi casado com Maria Madalena e teve dois filhos

Harvard Divinity School

-

Um dos documentos descobertos nos últimos anos que alegadamente comprovam que Jesus era casado.

Um novo livro que será lançado em meados de novembro, baseado num manuscrito com cerca de 1.500 anos, revela que Jesus Cristo casou com Maria Madalena e com ela teve dois filhos, noticia a imprensa britânica.

O livro, baseado no chamado “Evangelho Perdido”, um manuscrito datado de há 1.450 anos descoberto na British Library, foi escrito pelo professor de Estudos Religiosos da Universidade York (em Toronto, Canadá) Barrie Wilson, e pelo escritor e jornalista israelo-canadiano Simcha Jacobovici.

Segundo o Sunday Times, o texto, que os dois autores passaram meses a traduzir do siríaco, língua próxima do aramaico (língua de Jesus), revela ainda que Jesus Cristo foi alvo de uma tentativa de assassínio quando tinha 20 anos.

Barrie Wilson adianta que os investigadores sabem da existência do manuscrito há quase 200 anos anos, mas não sabiam o que fazer com ele. Jacobovici, por seu lado, explica que o manuscrito, que tem 29 capítulos, é uma cópia datada do século VI de um evangelho do século I.

Escrito em pele de animal tratada, o manuscrito está nos arquivos da Biblioteca Britânica há 20 anos, onde foi colocado pelo Museu Britânico, que o comprou em 1847 a um comerciante que o terá obtido no antigo mosteiro de São Macário, no Egito.

O novo livro tem ainda revelações sobre as ligações políticas de Jesus com o imperador romano Tiberius e com um dos seus principais generais, Sejanus.

Teorias sobre o casamento de Jesus circulam há vários anos. Uma das mais recentes desenvolveu-se a partir da descoberta, em setembro de 2012, de um fragmento de papiro egípcio que alguns investigadores acreditam conter a primeira referência ao casamento de Jesus.

A descoberta foi desvalorizada, nomeadamente pela Igreja Católica, que afirma tratar-se de uma falsificação.

O texto contém na quarta linha as palavras “E Jesus disse-lhes: Eis a minha mulher” e, na linha seguinte, “ela pode ser minha discípula”. Testes científicos ao fragmento confirmaram que o que passou a chamar-se “Evangelho da Mulher de Jesus” é datado do século VIII.

Sobre a polémica descoberta, a conceituada investigadora Karen L. King, da Universidade de Harvard, citada pelo jornal Boston Globe, disse: “Espero que possamos avançar para questões como o significado deste fragmento para a história do Cristianismo e para pensar sobre questões como: porque é que Jesus ser casado é tão importante? Porque é que as pessoas reagem de forma tão incrível a isso?”

Relativamente a esta nova descoberta, a Igreja de Inglaterra disse já que está mais próxima da ficção do que da história.

“Parece partilhar mais semelhanças com Dan Brown [autor do livro O Código Da Vinci, que desenvolve a teoria do casamento e dos filhos de Jesus com Maria Madalena] do que com [os evangelistas] Mateus, Marcos, Lucas e João”, disse um porta-voz da Igreja ao Sunday Times.

Os autores darão quarta-feira uma conferência de imprensa para divulgar mais pormenores sobre o livro.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual o problema de inclusivamente seja no século VI, VI, I se escrever romances de Cristo semelhantes a histórias como o evangelho de José Saramago? Além do mais Cristo foi crucificado possivelmente numa idade de pouco mais 30D.c e depois daí a a sua pregação já ele a fez de forma totalmente ressuscitado antes de ascender ao céu (esteve por volta de 40 dias com os cristãos). Agora até finais do século I vão muitos anos e naturalmente que se alguém ouviu falar de Jesus (e de sua vida) acho que era livre de criar sua dramatologia. E o que não faltaria eram interesses estatais romandos e judaicos para desviar da verdade do evangelho. Pois os judeus sabiam que isso poderia acabar com sua hegemonia judaica da ordem dos fariseus e saduceus (medo que se tornou realidade já que os cristãos eram os “novos judeus”). E ao estado romano porque queria o apoio das elites judaicas e evitar perder a soberania (o estado judaico co-governado pelo rei judaico, como foi Herodes, e com o apoio do clero judaico).

  2. Aliás não deixa de ser curioso serem sempre judeus a fazer estas descobertas . Jesus assusta e é odiado até aos dias de hoje pela Sinagoga de Satanás.

  3. “Espero que possamos avançar para questões como o significado deste fragmento para a história do Cristianismo e para pensar sobre questões como: porque é que Jesus ser casado é tão importante? Porque é que as pessoas reagem de forma tão incrível a isso?”

RESPONDER

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — e isso poderá ter consequências globais

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com …

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …