Novo livro diz que Jesus Cristo foi casado com Maria Madalena e teve dois filhos

Harvard Divinity School

-

Um dos documentos descobertos nos últimos anos que alegadamente comprovam que Jesus era casado.

Um novo livro que será lançado em meados de novembro, baseado num manuscrito com cerca de 1.500 anos, revela que Jesus Cristo casou com Maria Madalena e com ela teve dois filhos, noticia a imprensa britânica.

O livro, baseado no chamado “Evangelho Perdido”, um manuscrito datado de há 1.450 anos descoberto na British Library, foi escrito pelo professor de Estudos Religiosos da Universidade York (em Toronto, Canadá) Barrie Wilson, e pelo escritor e jornalista israelo-canadiano Simcha Jacobovici.

Segundo o Sunday Times, o texto, que os dois autores passaram meses a traduzir do siríaco, língua próxima do aramaico (língua de Jesus), revela ainda que Jesus Cristo foi alvo de uma tentativa de assassínio quando tinha 20 anos.

Barrie Wilson adianta que os investigadores sabem da existência do manuscrito há quase 200 anos anos, mas não sabiam o que fazer com ele. Jacobovici, por seu lado, explica que o manuscrito, que tem 29 capítulos, é uma cópia datada do século VI de um evangelho do século I.

Escrito em pele de animal tratada, o manuscrito está nos arquivos da Biblioteca Britânica há 20 anos, onde foi colocado pelo Museu Britânico, que o comprou em 1847 a um comerciante que o terá obtido no antigo mosteiro de São Macário, no Egito.

O novo livro tem ainda revelações sobre as ligações políticas de Jesus com o imperador romano Tiberius e com um dos seus principais generais, Sejanus.

Teorias sobre o casamento de Jesus circulam há vários anos. Uma das mais recentes desenvolveu-se a partir da descoberta, em setembro de 2012, de um fragmento de papiro egípcio que alguns investigadores acreditam conter a primeira referência ao casamento de Jesus.

A descoberta foi desvalorizada, nomeadamente pela Igreja Católica, que afirma tratar-se de uma falsificação.

O texto contém na quarta linha as palavras “E Jesus disse-lhes: Eis a minha mulher” e, na linha seguinte, “ela pode ser minha discípula”. Testes científicos ao fragmento confirmaram que o que passou a chamar-se “Evangelho da Mulher de Jesus” é datado do século VIII.

Sobre a polémica descoberta, a conceituada investigadora Karen L. King, da Universidade de Harvard, citada pelo jornal Boston Globe, disse: “Espero que possamos avançar para questões como o significado deste fragmento para a história do Cristianismo e para pensar sobre questões como: porque é que Jesus ser casado é tão importante? Porque é que as pessoas reagem de forma tão incrível a isso?”

Relativamente a esta nova descoberta, a Igreja de Inglaterra disse já que está mais próxima da ficção do que da história.

“Parece partilhar mais semelhanças com Dan Brown [autor do livro O Código Da Vinci, que desenvolve a teoria do casamento e dos filhos de Jesus com Maria Madalena] do que com [os evangelistas] Mateus, Marcos, Lucas e João”, disse um porta-voz da Igreja ao Sunday Times.

Os autores darão quarta-feira uma conferência de imprensa para divulgar mais pormenores sobre o livro.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual o problema de inclusivamente seja no século VI, VI, I se escrever romances de Cristo semelhantes a histórias como o evangelho de José Saramago? Além do mais Cristo foi crucificado possivelmente numa idade de pouco mais 30D.c e depois daí a a sua pregação já ele a fez de forma totalmente ressuscitado antes de ascender ao céu (esteve por volta de 40 dias com os cristãos). Agora até finais do século I vão muitos anos e naturalmente que se alguém ouviu falar de Jesus (e de sua vida) acho que era livre de criar sua dramatologia. E o que não faltaria eram interesses estatais romandos e judaicos para desviar da verdade do evangelho. Pois os judeus sabiam que isso poderia acabar com sua hegemonia judaica da ordem dos fariseus e saduceus (medo que se tornou realidade já que os cristãos eram os “novos judeus”). E ao estado romano porque queria o apoio das elites judaicas e evitar perder a soberania (o estado judaico co-governado pelo rei judaico, como foi Herodes, e com o apoio do clero judaico).

  2. Aliás não deixa de ser curioso serem sempre judeus a fazer estas descobertas . Jesus assusta e é odiado até aos dias de hoje pela Sinagoga de Satanás.

  3. “Espero que possamos avançar para questões como o significado deste fragmento para a história do Cristianismo e para pensar sobre questões como: porque é que Jesus ser casado é tão importante? Porque é que as pessoas reagem de forma tão incrível a isso?”

RESPONDER

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …