Nova Zelândia vai gastar 7 milhões para salvar o kiwi

guppiecat / Flickr

O kiwi, uma ave que não voa, está em risco de extinção

A Nova Zelândia vai gastar o equivalente a cerca de sete milhões de euros para tentar salvar a ave símbolo do país, o kiwi, da extinção.

Ambientalistas neozelandeses já elogiaram a iniciativa do governo perante a queda preocupante da população do animal.

A ministra da Preservação, Maggie Barry, afirmou, por outro lado, que mais medidas são necessárias para salvar o “famoso e precioso” pássaro, um símbolo da identidade nacional do país, informou a emissora local TV3.

“Se não fizermos nada agora para travar essa queda, poderemos perder o kiwi para sempre”, disse a ministra ao jornal New Zealand Herald, citada pela BBC.

O kiwi, uma ave que não voa, está em risco de extinção por causa da introdução de predadores não naturais pelos humanos, como arminhos, doninhas e furões. Segundo o governo, parte do novo financiamento será gasto em armadilhas para capturar esses animais.

No ano passado, o Ministério da Preservação do país informou que, ao ritmo actual de queda da população dos kiwis, a ave poderia estar extinta da Nova Zelândia dentro de poucos anos.

Allie_Caulfield / Wikimedia

Um pássaro Kiwi castanho na Reserva Willowbank Wildlife, Austrália.

De acordo com uma entidade protectora destes animais, o financiamento extra fará parte de uma “batalha para salvar o pássaro nacional”. A instituição formou 90 grupos de voluntários para ajudar no combate contra a extinção do animal.

“Esses grupos estão a fazer uma grande diferença e nós sabemos que, onde o trabalho tem sido feito, a população de kiwis está a aumentar”, afirmou Michelle Impey, do Kiwis for Kiwi Charity.

Outro ambientalista, Matthey Lark, afirmou à BBC que há pouco mais de 8 mil kiwis selvagens na Nova Zelândia.

Segundo Lark, o dinheiro que o governo vai disponibilizar permitirá investir em projectos para aumentar a população das aves. Uma das soluções, disse ele, seria migrá-las para ambientes mais isolados, com menos predadores.

“Parece que o governo finalmente ouviu a nossa demanda e decidiu tomar uma atitude. Trata-se de uma grande notícia para os kiwis”, afirmou.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.