Nova Zelândia abandona promessa de 100 mil casas em 10 anos

tabasco_dude / Flickr

O esquema KiwiBuild – que queria construir 100 mil casas em 10 anos na Nova Zelândia –  foi abandonado pela ministra da habitação, Megan Woods. 

O esquema KiwiBuild foi proposto em 2018 pela primeira-ministra, Jacinda Ardern, para lidar com a crise habitacional da Nova Zelândia, uma vez que centenas de neozelandeses ainda vivem em moradias temporárias, inadequadas e inseguras. No entanto, o projeto foi agora abandonado pela ministra da habitação, Megan Woods.

Segundo a Sábado, a governante revelou novas medidas que incluem o financiamento de 400 milhões de dólares, cerca de 230 milhões de euros, para esquemas de propriedade, tais como alugar antes de comprar e acuidade compartilhada – que visa ajudar as famílias com poucos recursos a comprar aos poucos a hipoteca, até possuírem uma casa.

Segundo dados publicados no site KiwiBuild, a 4 de setembro, o número de casas construídas era de 258, milhares a menos do objetivo.

Desta vez, Megan Woods não estabeleceu uma meta, adiantando apenas que o Governo se vai focar na construção de tantas casas quanto possível.

Em comunicado, a ministra referiu ainda que o depósito exigido para as hipotecas apoiadas pelo Governo ia ser reduzido para 5%, acrescentando que isso garantia que mais neozelandeses de classe baixa e média podiam comprar a primeira casa.

“Ao fazer melhorias no nosso programa de construção, podemos colocar mais neozelandeses em casas quentes, secas e seguras, sejam eram públicas, alugadas ou casas KiwiBuild acessíveis”, disse Woods.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.