Nova Zelândia abandona promessa de 100 mil casas em 10 anos

O esquema KiwiBuild – que queria construir 100 mil casas em 10 anos na Nova Zelândia –  foi abandonado pela ministra da habitação, Megan Woods. 

O esquema KiwiBuild foi proposto em 2018 pela primeira-ministra, Jacinda Ardern, para lidar com a crise habitacional da Nova Zelândia, uma vez que centenas de neozelandeses ainda vivem em moradias temporárias, inadequadas e inseguras. No entanto, o projeto foi agora abandonado pela ministra da habitação, Megan Woods.

Segundo a Sábado, a governante revelou novas medidas que incluem o financiamento de 400 milhões de dólares, cerca de 230 milhões de euros, para esquemas de propriedade, tais como alugar antes de comprar e acuidade compartilhada – que visa ajudar as famílias com poucos recursos a comprar aos poucos a hipoteca, até possuírem uma casa.

Segundo dados publicados no site KiwiBuild, a 4 de setembro, o número de casas construídas era de 258, milhares a menos do objetivo.

Desta vez, Megan Woods não estabeleceu uma meta, adiantando apenas que o Governo se vai focar na construção de tantas casas quanto possível.

Em comunicado, a ministra referiu ainda que o depósito exigido para as hipotecas apoiadas pelo Governo ia ser reduzido para 5%, acrescentando que isso garantia que mais neozelandeses de classe baixa e média podiam comprar a primeira casa.

“Ao fazer melhorias no nosso programa de construção, podemos colocar mais neozelandeses em casas quentes, secas e seguras, sejam eram públicas, alugadas ou casas KiwiBuild acessíveis”, disse Woods.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …